Fonte do executivo de Ursula von der Leyen disse que a Comissão Europeia não vai fazer comentários sobre a proposta do Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, de aplicar tarifas de 50% a partir de 1 de junho, por considerar que as negociações com a União Europeia (UE) "não estão a dar frutos".
No entanto, está prevista uma conversa com a istração norte-americana hoje, encabeçada pelo comissário para o Comércio, Maros Sefcovic.
A reunião já estava prevista antes do anúncio e a Comissão Europeia não revelou mais detalhes.
Donald Trump recomendou hoje a imposição de uma tarifa de 50% sobre os seus produtos a partir de 01 de junho.
"As nossas negociações com eles não estão a dar frutos! Recomendo uma tarifa direta de 50% para a União Europeia a partir de 01 de junho de 2025", anunciou Donald Trump através do seu perfil na rede Truth Social, acrescentando que "não será aplicada qualquer tarifa se o produto for fabricado nos Estados Unidos".
Trump insistiu que a União Europeia foi criada "com o objetivo principal de tirar partido dos Estados Unidos na esfera comercial".
Neste sentido, acusou a UE de gerar um défice comercial com os Estados Unidos que atinge "um valor totalmente inaceitável" com as suas barreiras comerciais, o IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado), as sanções "ridículas" às empresas, as barreiras comerciais não monetárias, as manipulações cambiais, as ações judiciais "injustificadas" contra empresas norte-americanas, entre outras,
Leia Também: Trump ameaça UE com tarifas de 50% a partir de junho