Uma aeronave de pequenas dimensões caiu, esta quinta-feira, num bairro de habitações militares em San Diego, na Califórnia, nos Estados Unidos, e, de acordo com as autoridades locais, atingiu "diretamente várias casas" e carros.
O número de vítimas mortais ainda não é totalmente claro (nem confirmado oficialmente), mas sabe-se que todas estariam a bordo da aeronave.
A avioneta pode transportar até oito pessoas e, segundo os registos da istração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês), pertence a uma empresa privada do Alasca, tendo sido construída em 1985.
A FAA adianta ainda, citada pela AP, que estavam seis pessoas a bordo. De acordo com o The San Diego Union-Tribune, a queda no bairro de Tierrasanta terá "presumivelmente" matado todos os ageiros.
Também a revista norte-americana Billboard - especializada em música - revela que seis pessoas estavam a bordo e que todas perderam a vida.
A avioneta Cessna 550 despenhou-se perto do Aeroporto Executivo de Montgomery-Gibbs, pelas 03h45 (11h45 de Lisboa).
Anthony Carrasco, da Polícia de San Diego, adiantou que cinco pessoas foram hospitalizadas por inalação de fumo. Uma pessoa recebeu tratamento hospitalar após saltar de uma janela de uma habitação e outras duas foram tratadas no local devido a ferimentos leves.
O site FlightAware, que permite acompanhar, em tempo real, voos comerciais e privados em todo o mundo, informa que a aeronave descolou do aeroporto de Teterboro, nos arredores da cidade de Nova Iorque, na quarta-feira à noite. Ainda parou em Wichita, no Kansas, durante cerca de uma hora antes de seguir para San Diego.
Sound Talent Group confirma três mortos. Um era o cofundador
Uma das vítimas mortais da queda do avião em San Diego, na Califórnia, foi identificada como Dave Shapiro, cofundador da agência musical Sound Talent Group. A informação foi avançada pela empresa, que dá conta de que outros dois funcionários, que não identificaram, também morreram no acidente.
"Estamos devastados com a perda do nosso cofundador, colegas e amigos. Os nossos corações estão com as suas famílias e com todos os afetados pela tragédia de hoje", referiu a agência em comunicado citado pela Associated Press (AP).
Segundo a agência de notícias, Shapiro é também o dono da avioneta, tendo, de acordo com a istração de Aviação Federal, uma licença de piloto.
Na página de LinkedIn do próprio é ainda referido que Shapiro, de 42 anos, também era proprietário de uma escola de aviação chamada Velocity Aviation e de uma editora discográfica, a Velocity Records.
O Sound Talent Group já representou artistas como os Sum 41 ou Vanessa Carlton.
Ex-baterista dos Devil Wears Prada (também) entre as vítimas
Os ex-baterista da banda Devil Wears Prada, Daniel Williams, é outra das vítimas mortais já identificada. A banda já confirmou a notícia no Instagram.
"Sem palavras. Devemos-te tudo. Amamos-te para sempre", escreveu na legenda da publicação sobre a morte de Daniel.
"Todos os carros estavam a arder nos dois lados da rua"
O responsável dos bombeiros, Dan Eddy, tinha adiantado que as autoridades vão investigar se o avião atingiu uma linha de energia.
"Quando se despenhou na rua, o combustível do jato caiu e atingiu todos os carros que estavam nos dois lados da rua", disse Dan Eddy, que referiu que "todos os carros estavam a arder nos dois lados da rua".
Várias casas foram evacuadas, devido à fuga de combustível provocada pela queda do avião.
Em comunicado, o 'mayor' de San Diego, Todd Gloria, agradeceu ontem o trabalho dos serviços de emergência e apresentou as condolências às famílias das vítimas mortais.
"Em nome da nossa cidade, apresento as minhas condolências às famílias e aos entes queridos das pessoas que se encontravam a bordo do avião", disse, citado pela BBC.
Leia Também: As imagens da destruição causada por queda de avioneta em San Diego