Uma mulher de 21 anos está envolvida num verdadeiro pesadelo. Em 2023, Mar Barrera Marzal perdeu a carteira com todos os seus documentos. Aquilo que se seguiria está a pô-la frente a frente com o sistema fiscal do seu país.
As autoridades querem que a mulher pague uma dívida de 7.200 euros, uma sanção imposta por ter tentado defraudar o Estado com um casamento fraudulento... do qual nunca teve conhecimento.
Segundo explica a própria, em 2023, roubaram-lhe a carteira com todos os seus documentos, durante uma visita a Barcelona. A mulher apresentou queixa nas autoridades e acabou por fazer novos documentos, sem se preocupar mais com o assunto.
Até que um dia, quando foi tratar da documentação da avó, descobriu que estava registada em Barcelona, quando na realidade tinha nascido em Málaga e vivia em Castelldefels desde os três anos de idade. A mulher percebeu que alguém tinha roubado a sua identidade e a confirmação viria há algumas semanas, quando recebeu uma carta da istração fiscal informando-a de uma coima de 6 mil euros com uma sobretaxa de 1.200 euros.
Em causa, estava o facto de ter casado com uma pessoa estrangeira, a fim de que esta última obtivesse nacionalidade espanhola, naquilo que as autoridades consideravam tratar-se de um matrimónio fraudulento com o intuito de lesar o estado.
Mar tentou refutar a acusação, mas a informação que lhe deram é que teria de pagar a multa e só depois apresentar queixa.
“Estou nas mãos de advogados por algo que não fiz”, explicou. As istrações partilham a culpa e levam-na de um lado para o outro sem lhe darem uma solução.
Leia Também: Intercetado no aeroporto de Lisboa com 353 aportes da Guiné-Bissau