Cerca de 300 pessoas e dezenas de vacas foram retiradas da aldeia de Blatten, nos Alpes, sul da Suíça, depois de os geólogos terem alertado para um elevado risco de deslizamento de terras no local.
Ao todo, segundo a Euronews, foram retiradas 52 vacas. A maioria delas saiu em carros, mas outras acabaram por ser içadas e transportadas de helicóptero.
O o aos trilhos na região, que costumam ser percorridos por turistas, também está .
As autoridades avisaram que a encosta acima da aldeia tem estado a mostrar sinais de movimento e instalaram equipamento para monitorização.
LOOK: Cows injured during their summer sojourn in the high Swiss Alpine meadows got a jump on their healthier herdmates on Friday when they got helicopter rides down the mountain. REUTERS/Arnd Wiegmann
— Inquirer (@inquirerdotnet) August 29, 2021
READ: https://t.co/uDc5vJAdb2 pic.twitter.com/4DZaIPNcam
O presidente da Câmara de Blatten, Matthias Bellwald, fez uma conferência de imprensa na quarta-feira em que elogiou e agradecer a "solidariedade" da comunidade durante a evacuação da aldeia, no sul do vale de Lötschental.
Witness the incredible helicopter rescue of a cow in the Swiss Alps! Nature's drama unfolds with human ingenuity. #WildlifeRescue #SwissAlps #NatureIsAmazing #HelicopterMissionpic.twitter.com/pUaleekJR1
— Mahender Bogi (@xxmahibogixx) May 21, 2025
Leia Também: Incêndio em Famalicão matou 21 vacas e envia para abate mais 60