Um navio porta-contentores encalhou em Trondheim, no centro da Noruega, e quase bateu contra uma casa num fiorde, durante a madrugada desta quinta-feira. O dono, contudo, continuou a dormir e só foi acordado por um vizinho.
Segundo a agência de notícias -Presse (AFP), as razões pelas quais o navio NCL Salten, de 135 comprimento, encalhou a poucos metros da habitação, mas o incidente ficará para sempre marcado na vida de Johan Helberg.
Após o incidente, um vizinho correu para a habitação para alertar o norueguês. Tocou repetidamente à campainha da sua casa, mas não teve sucesso. Então desistiu e telefonou-lhe.
"A campainha tocou numa altura do dia em que não gosto de abrir a porta", justificou Helberg à imprensa norueguesa.
Já o vizinho, Jostein Jorgensen, contou que acordou pelas 5h00 com o som do navio e correu para casa de Helberg quando se apercebeu que a embarcação se dirigia a toda a velocidade para terra.
"Tinha a certeza de que ele já estaria na rua, mas não, não havia sinal de vida. Toquei à campainha muitas vezes e nada... E só quando lhe liguei para o telefone é que consegui á-lo", disse Jorgensen.
O navio porta-contentores ainda se encontra junto à casa de madeira de Helberg à espera de ser removido. "É um novo vizinho muito volumoso, mas em breve irá embora", brincou o norueguês.
Havia 16 pessoas a bordo do navio no momento do incidente, mas não há registo de feridos. As causas do acidente estão a ser investigadas.
Leia Também: Marinha Portuguesa participa em exercício de "treino" da NATO em Itália