Italiano condenado a 29 anos de prisão por ataques à Rússia

O russo Ruslan Sidiki, com nacionalidade italiana, foi condenado na Rússia a 29 anos de prisão por ter organizado ataques a infraestruturas militares e civis por conta dos serviços secretos ucranianos.

Notícia

© daria_sev/ X (antigo Twitter)

Lusa
23/05/2025 21:18 ‧ há 5 horas por Lusa

Mundo

Guerra na Ucrânia

De acordo com a agência de notícias italiana ANSA, Dois funcionários do consulado italiano estiveram presentes na leitura da sentença, num tribunal da cidade russa de Riazan.

 

Ruslan, de 37 anos, foi considerado culpado de ter tentado atacar uma base aérea militar em Dyagilevo, na região de Ryazan, com drones explosivos, e de ter realizado um ataque explosivo numa linha férrea na mesma região, descarrilando um comboio de mercadorias.

Na quarta-feira a justiça russa condenou cerca de 100 mercenários estrangeiros, incluindo 13 norte-americanos, por terem combatido ao lado das forças armadas ucranianas, anunciou o chefe do Comité de Investigação Russo (IRC), Alexandr Bastrikin.

"Como resultado dos julgamentos, 97 mercenários de 26 países foram condenados", disse Bastrikin, citado pela agência de notícias russa Interfax, na quarta-feira, durante uma reunião com jovens no Fórum Jurídico Internacional de São Petersburgo.

O diretor do IRC afirmou que entre os condenados há também 42 georgianos e 10 letões.

Referiu que o organismo de investigação judicial, que depende diretamente do Presidente Vladimir Putin, dispõe de informações sobre 902 mercenários de mais de 70 países, 695 dos quais foram declarados como procurados pela justiça.

"O testemunho dos mercenários detidos mostra claramente que aram as embaixadas ucranianas nos seus países, onde foram entrevistados e receberam instruções e contatos na Ucrânia", afirmou Bastrikin, segundo a agência de notícias espanhola EFE.

Leia Também: Oitenta e um senadores dos EUA apoiam sanções à Rússia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas