Retirados todos os 260 mineiros soterrados em mina na África do Sul

Todos os 260 mineiros que estiveram presos durante mais de 24 horas numa mina de ouro na África do Sul regressaram à superfície, anunciou hoje o operador da mina.

Notícia

© iStock

Lusa
23/05/2025 23:51 ‧ há 4 horas por Lusa

Mundo

África do Sul

Os mineiros estavam presos desde quinta-feira na mina de ouro de Kloof, 60 quilómetros a oeste de Joanesburgo, depois de um guincho utilizado para aceder ao poço ter sido danificado num acidente, informou a empresa mineira Sibanye-Stillwater.

 

Uma primeira fase do resgate trouxe 79 mineiros à superfície às 13:30 locais (11h30 de Lisboa), enquanto os outros foram resgatados seis horas mais tarde, informou a empresa num comunicado.

"Em nenhum momento os trabalhadores estiveram em risco de se ferirem durante o incidente", declarou a empresa.

Foi decidido não utilizar as vias de evacuação de emergência, o que teria obrigado os mineiros a percorrer distâncias mais longas.

"Todos os trabalhadores envolvidos serão submetidos a exames médicos exaustivos, se necessário, e foi prestado apoio às famílias", acrescentou a empresa.

Esta é uma das minas de ouro mais profundas exploradas pela Sibanye-Stillwater.

Os familiares dos mineiros reuniram-se à porta do local hoje, de acordo com as imagens da televisão local.

O incidente, cujos pormenores não são conhecidos, ocorreu na quinta-feira de manhã, por volta das 10:00 locais (09:00 de Lisboa), segundo o Sindicato Nacional dos Mineiros.

"Os trabalhadores não estão presos (no subsolo). Foi decidido mantê-los na estação secundária do poço por enquanto", disse a porta-voz da Sibanye-Stillwater, Henrika Ninham.

A indústria mineira emprega centenas de milhares de pessoas na África do Sul, país vizinho de Moçambique e que foi o primeiro exportador mundial de platina e um dos principais exportadores de ouro, diamantes, carvão e outras matérias-primas.

Os acidentes são frequentes neste país onde dezenas de mineiros morrem todos os anos, embora os números estejam a diminuir graças ao reforço das normas de segurança nos últimos vinte anos.

De acordo com o Minerals Council South Africa, uma organização patronal do setor da mineração, 42 mineiros morreram em 2024, em comparação com 55 no ano anterior.

Leia Também: Após acusações de Trump, África do Sul rejeita "genocídio branco"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas