Ativista do Uganda encontrada com sinais de tortura após detenção na Tanzânia

A ativista ugandesa Agather Atuhaire, detida e mantida incomunicável na Tanzânia depois de ter tentado assistir ao julgamento por traição de um dirigente da oposição, foi encontrada com "sinais de tortura", anunciou hoje uma organização de defesa dos direitos humanos.

Notícia

© BRENDAN SMIALOWSKI/AFP via Getty Images

Lusa
23/05/2025 10:48 ‧ há 9 horas por Lusa

Mundo

Agather Atuhaire

A ativista dos direitos humanos foi detida na segunda-feira em Dar es Salaam, capital económica da Tanzânia, ao mesmo tempo que o também ativista queniano Boniface Mwang.

 

Ambos tinham-se deslocado para apoiar o líder da oposição Tundu Lissu, que estava a ser julgado por traição, uma acusação punível com a morte.

Atuhaire "foi abandonada na fronteira pelas autoridades tanzanianas", tendo sido acolhida pela sua família e amigos, segundo a organização ugandesa de defesa dos direitos humanos Agora Discourse.

A ativista e jornalista "apresentava sinais de tortura", quando foi encontrada na fronteira entre os dois países da África Oriental, disse Spire Ssentongo, cofundador da organização, à agência de notícias -Presse (AFP).

A polícia tanzaniana disse inicialmente a uma associação tanzaniana de defesa dos direitos humanos que os ativistas tinham sido deportados de avião na terça-feira.

Mwangi foi encontrado na quinta-feira na berma de uma estrada no norte da Tanzânia, perto da fronteira com o Quénia, segundo o jornal local Daily Nation.

"Fomos ambos tratados pior do que cães: acorrentados, vendados e sujeitos a torturas atrozes", disse aos jornalistas no seu regresso a Nairobi.

A Presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, avisou no início desta semana que não seria permitida interferência estrangeira nos assuntos do país. A Presidente instou os serviços de segurança a "não permitir que indivíduos mal-educados de outros países atravessem a linha [fronteira]".

Leia Também: X foi bloqueado na Tanzânia depois de conta da polícia ser pirateada

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas