Notícias ao Minuto 3p1d8 Desporto /ultima-hora <![CDATA[Portugal e o Mundo ao minuto]]> <![CDATA[Nem Benfica 4v3510 nem Vitória. Rui Borges aponta jogo do título do Sporting]]> Desporto /desporto/2791984/nem-benfica-nem-vitoria-rui-borges-aponta-jogo-do-titulo-do-sporting /desporto/2791984/nem-benfica-nem-vitoria-rui-borges-aponta-jogo-do-titulo-do-sporting?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Treinador dos leões enalteceu a importância da remontada épica frente ao Gil Vicente, na antepenúltima jornada.]]> <![CDATA[

A entrevista concedida por Rui Borges ao jornal Sporting, publicado esta quinta-feira, contou não só com um agradecimento especial a Frederico Varandas e com os rasgados elogios ao seu plantel, mas também com aquele que considera ter sido o jogo do título, em referência à cambalhota épica frente ao Gil Vicente, na antepenúltima jornada, ainda antes dos duelos diante de Benfica (1-1) e Vitória SC (2-0) na conquista do bicampeonato. 515i2x

 

"O primeiro jogo, com o Benfica, foi importante. Estávamos em segundo e voltámos a ar para o primeiro lugar. O jogo em Guimarães também, um ambiente muito difícil. A vitória nos Açores porque foi logo a seguir ao empate com o Sporting de Braga e tínhamos pressão", começou por dizer sobre o tema.

"O jogo que me marcou mais acabou por ser com o Gil Vicente. No meu discurso antes do jogo disse que o jogo do título não ia ser com o Benfica, mas sim naquele dia. Disse que era aquele jogo que nos ia dar o título. Achava mesmo isso porque sabia que ia ser difícil,  mas que se ganhássemos íamos ser campeões", vincou de seguida.

"Quando o Eduardo Quaresma fez golo, corri como um ‘tontinho’ [risos]. Todos os jogos foram importantes, mas o  que senti nesse jogo bateu certo e teve muita emoção. Ninguém precisa de fazer electrocardiogramas nos próximos meses e foi um libertar de emoções indescritível para toda a gente. Foi fantástico e vai ficar marcado para sempre", rematou.

Leia Também: Rui Borges rende-se a Gyokeres e Hjulmand (e não só): "Dois pilares"

Leia Também: Rui Borges elogia Sporting e fala de Varandas: "Jamais vou esquecer..."

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 16:22:13
<![CDATA[Na tomada de posse 73601w Carney alerta que Canadá vive "momento crítico"]]> Mundo /mundo/2791983/na-tomada-de-posse-carney-alerta-que-canada-vive-momento-critico /mundo/2791983/na-tomada-de-posse-carney-alerta-que-canada-vive-momento-critico?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[O primeiro-ministro canadiano, Mark Carney, declarou hoje que o país "está num momento crítico", durante a cerimónia de posse como membro do Parlamento.]]> <![CDATA[

Numa breve cerimónia em Otava, Carney jurou lealdade ao rei Carlos III de Inglaterra, chefe de Estado canadiano.

 

Depois de o documento que o certifica como representante, Carney declarou que o juramento "é, na verdade, de lealdade" ao Canadá.

Imediatamente após a cerimónia, que marca a estreia de Carney como membro do Parlamento, o primeiro-ministro canadiano pediu, num ambiente descontraído, que alguém tirasse fotografias para tornar "o momento real".

Carney, um economista que nunca se tinha candidatado a um cargo antes deste ano, ganhou o lugar num círculo eleitoral de Otava na eleição geral do Canadá realizada a 28 de abril.

A posse de Carney como parlamentar decorreu poucos dias antes de Carlos III e a rainha Camilla viajarem para Otava para abrir oficialmente a nova sessão do Parlamento canadiano, na terça-feira.

Em Otava, Carlos III vai ler o tradicional Discurso do Trono, para delinear a agenda do próximo Governo canadiano liderado por Carney.

Esta é a terceira vez na história que o Discurso do Trono é lido no Parlamento canadiano pelo monarca britânico. A última vez foi em 1977, quando a rainha Isabel II, mãe de Carlos III, o fez.

Carney, que serviu como governador do Banco de Inglaterra de 2013 a 2020, pediu a Carlos III que lesse o Discurso do Trono, normalmente proferido pelo Governador Geral do Canadá (que atua como representante do chefe de Estado canadiano), em resposta às ameaças de anexação do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Responsáveis canadianos disseram esta semana que a viagem dos monarcas britânicos na próxima semana sublinha o sistema constitucional do Canadá e a soberania do país face às ameaças de Trump.

Leia Também: Canadá convoca embaixador israelita após disparos na Cisjordânia

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 16:20:28
<![CDATA[Dinamarca aprova aumento da idade de reforma para 70 anos 6e1p2i mas só em 2040]]> Mundo /mundo/2791979/dinamarca-aprova-aumento-da-idade-de-reforma-para-70-anos-mas-so-em-2040 /mundo/2791979/dinamarca-aprova-aumento-da-idade-de-reforma-para-70-anos-mas-so-em-2040?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[O Parlamento dinamarquês aprovou hoje o aumento da idade da reforma para 70 anos a partir de 2040, por 81 votos a favor e 21 contra.]]> <![CDATA[

A medida é uma consequência da reforma global do sistema de segurança social aprovada em 2006, que estabeleceu um sistema de aumento progressivo da idade da reforma de cinco em cinco anos, em função do aumento da esperança de vida.

 

Atualmente, a idade da reforma é de 67 anos na Dinamarca, mas ará para 68 anos em 2030 e 69 anos em 2035, segundo a agência de notícias espanhola EFE.

As pessoas nascidas depois de 01 de janeiro de 1970 terão de esperar até aos 70 anos para se poderem reformar, de acordo com a nova alteração.

A primeira-ministra dinamarquesa, a social-democrata Mette Frederiksen, declarou há alguns meses que o partido era favorável à renegociação do modelo quando a idade da reforma chegar aos 70 anos.

"Não acreditamos na forma automática como a idade da reforma aumenta. Não podemos continuar a dizer às pessoas que têm de trabalhar mais um ano", disse Frederiksen ao jornal Berlingske na altura.

Leia Também: Governo da Colômbia tenta novo referendo para avançar com reforma laboral

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 16:16:08
<![CDATA[EUA. Queda de avioneta em San Diego faz "vários mortos"]] 6d626t Mundo /mundo/2791982/eua-queda-de-avioneta-em-san-diego-faz-varios-mortos /mundo/2791982/eua-queda-de-avioneta-em-san-diego-faz-varios-mortos?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Vítimas mortais eram ageiros da avioneta.]]> <![CDATA[

A avioneta que se despenhou, esta quinta-feira, num bairro de San Diego, na Califórnia, nos Estados Unidos, fez "vários mortos".

 

O aparelho atingiu casas e carros, deixando um rasto de destruição.

O responsável pela corporação dos bombeiros de San Diego, fez saber, entretanto, que o acidente fez mais que uma vítima mortal, e que todas as vítimas eram pessoas que iam a  bordo da avioneta.

“Acreditamos que temos várias vítimas mortais, mas vamos ter de analisar e levar o nosso tempo para garantir que é exatamente isso que temos”, acrescentou.

Este responsável não especificou o número de mortos, mas indicou que o aparelho tem capacidade para transportar entre oito e 10 ageiros.

Dan Eddy indicou ainda que até ao momento não foram registadas fatalidades dentro das casas e carros atingidos no solo.

[Notícia atualizada às 16h21]

Leia Também: EUA. Queda de avioneta em San Diego faz vários mortos

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 16:15:55
<![CDATA[Alterações climáticas na Antártida? Há uma ajuda (e envolve excrementos)]] 4u4920 Mundo /mundo/2791976/alteracoes-climaticas-na-antartida-ha-uma-ajuda-e-envolve-excrementos /mundo/2791976/alteracoes-climaticas-na-antartida-ha-uma-ajuda-e-envolve-excrementos?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[A acumulação de excrementos de pinguins liberta amoníaco que contribui para aumentar a formação de nuvens, podendo assim ajudar a reduzir os efeitos das alterações climáticas na Antártida, indica um estudo divulgado hoje.]]> <![CDATA[

A análise, que tem por base medições da concentração de amoníaco no ar a alguns quilómetros de uma colónia de pinguins-de-adélia (Pygoscelis adeliae), é publicada na revista Communications Earth & Environment, segundo um comunicado da editora de revistas científicas Springer Nature.

 

Espécie-chave no ecossistema antártico, os pinguins são, juntamente com outras aves marinhas, os principais emissores de amoníaco na região.

O amoníaco pode aumentar a formação de nuvens ao reagir com outros gases que contêm enxofre multiplicando assim a criação de aerossóis, partículas que dão ao vapor de água uma superfície para condensar, levando à formação de nuvens, refere o comunicado.

As nuvens resultantes podem atuar como camadas isolantes na atmosfera, ajudando muitas vezes a reduzir as temperaturas da superfície, cujo aumento causa o derretimento e redução do gelo marinho.

Os autores do artigo Matthew Boyer e Mikko Sipilä, ambos do Instituto de Investigação Atmosférica e do Sistema Terrestre (INAR), da Universidade de Helsínquia, na Finlândia, juntamente com outros cientistas realizaram medições da concentração de amoníaco no ar num local próximo da Base Marambio, na Antártida, entre 10 de janeiro e 20 de março de 2023.

Observaram que, quando o vento soprava da direção de uma colónia de 60.000 pinguins-de-adélia a cerca de oito quilómetros de distância, a concentração de amoníaco aumentava para até 13,5 partes por mil milhões, mais de mil vezes superior ao valor de referência (menos de 10,5 partes por bilião).

Mesmo depois de os pinguins terem migrado da área no final de fevereiro, a concentração de amoníaco ainda era mais de 100 vezes superior ao valor de referência, porque o guano (acumulação de excrementos) destas aves deixado no local da colónia continuava a emitir o gás.

"Para confirmar que o aumento da concentração de amoníaco afetava a concentração de partículas de aerossol, os autores registaram várias medições atmosféricas adicionais num único dia", verificando que, quando o vento soprava da direção da colónia de pinguins, "o número e o tamanho das partículas de aerossol registadas no local aumentavam acentuadamente".

Cerca de três horas após a mudança do vento, os investigadores observaram "um período de nevoeiro", que consideram ser "provavelmente o resultado do aumento da concentração de partículas de aerossol".

Segundo o comunicado, a interação específica entre os pinguins e o clima do continente mais a sul da Terra ainda não é bem compreendida, procurando o artigo "Guano de pinguim é uma importante fonte de partículas de aerossol relevantes para o clima na Antártida" contribuir para colmatar essa lacuna.

Os ecossistemas antárticos estão a enfrentar pressões significativas devido às alterações climáticas provocadas pela atividade humana, incluindo uma tendência recente de diminuição da área coberta pelo gelo marinho, o que coloca em risco o 'habitat' dos pinguins.

Num relatório divulgado em março, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) assinala que a situação nos polos é preocupante, indicando que as três menores extensões de gelo marinho na Antártida ocorreram nos últimos três anos.

Leia Também: Satélites observam glaciar a cometer "pirataria de gelo"

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 16:14:22
<![CDATA[Rui Borges rende 3n83v se a Gyokeres e Hjulmand (e não só): "Dois pilares"]]> Desporto /desporto/2791980/rui-borges-rende-se-a-gyokeres-e-hjulmand-e-nao-so-dois-pilares /desporto/2791980/rui-borges-rende-se-a-gyokeres-e-hjulmand-e-nao-so-dois-pilares?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Treinador do Sporting enalteceu o "grupo incrível" do clube de Alvalade.]]> <![CDATA[

Para além de ter deixado um agradecimento especial a Frederico Varandas, Rui Borges enalteceu a importância de Viktor Gyokeres e Morten Hjulmand no Sporting, composto por um "grupo incrível", desde os mais jovens aos mais experientes, acabando por particular casos como os de Nuno Santos, Daniel Bragança, Franco Israel, Rui Silva ou Francisco Trincão.

 

"O Morten tem uma personalidade muito própria e ganha o respeito logo com a sua imagem pelo carácter e tranquilidade. Respeitamo-lo logo, no momento, no bater do olhar. Tem sido um grande líder dentro e fora de  campo, dá um grande exemplo, tal como o Viktor. Ninguém pode ficar atrás do que eles tentam dar à equipa.  São muito agregadores na atitude, na ambição. Foram dois pilares. Também não posso esquecer jogadores muito importantes para o balneário como o Nuno Santos, que esteve lesionado e tem uma resiliência diária. É impossível não olharmos para ele como um exemplo. Quer ser melhor, voltar e ganhar", começou por dizer, em entrevista ao jornal Sporting.

O Matheus Reis e o Ricardo Esgaio ganharam tudo no Sporting e são muito importantes porque são a imagem do Clube. Olham para ele e respeitam-nos quando falam porque conquistaram essa valorização no grupo com muito trabalho. O Daniel Bragança teve uma lesão grave e é capitão de equipa, olham para ele como um símbolo da nossa formação. Tem grande resiliência, tal como o Nuno Santos. Deixo uma palavra, também, para o Francisco Trincão e o Franco Israel. O Trincão foi dos que mais me surpreendeu. A ver de fora, olhava para ele como um jogador especial no sentido técnico, mas a capacidade de trabalho tem sido indescritível. Achava que era só um virtuoso, mas não. Até pode perder 20 bolas que nunca o vou chatear. Tem um compromisso fenomenal com a equipa e por isso é que ele é muito melhor do que era quando foi para o Barcelona, por exemplo", vincou de seguida.

"Quanto ao Franco: temos dado muito valor ao Rui Silva, que tem demonstrado ser um grande guarda-redes e isso deixa-me muito feliz, mas o Franco tem uma personalidade que eu adoro. Falam muito da amizade dele com o Trincão, mas ele é muito amigo de toda a gente. Respeitou sempre a minha opção de apostar no Rui Silva e tem um dia-a-dia feliz. Nunca vejo aquele rapaz triste, está sempre a puxar pelos colegas. É impossível não sorrir ao lado dele e não ter vontade de lhe dar um abraço. Todos são especiais, mas falei aqui de alguns dos quais não se fala tanto", atirou ainda Rui Borges.

"O grupo é incrível. Tem camaradagem, amizade e eles demonstram isso. Têm uma amizade  muito própria entre todos, é fantástico e importante para os liderar e gerir. Também temos a nossa percentagem de trabalho e união, mas grande parte é deles. Olho para as imagens e vejo o Conrad Harder, o Zeno Debast, o Geovany Quenda, o João Simões… São miúdos de 18, 19, 20 e 21 anos e são Bicampeões Nacionais. Serem jovens também os deixa com fome de triunfar e isso é importante. Vão à procura de ser cada vez melhores e são todos assim. O Viktor Gyokeres é um bom exemplo. Tem uma fome e ambição infinitas e isso a para os mais jovens, que olham para ele. O grupo fica com essa fome, nunca estão confortáveis com o que já conseguiram. Querem mais, mais, mais. Essa exigência é um grande factor para conseguirmos triunfar", completou.

Leia Também: Rui Borges elogia Sporting e fala de Varandas: "Jamais vou esquecer..."

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 16:13:30
<![CDATA[Negociações com Kyiv? "Ainda não há acordo concreto" 6u335s afirma Kremlin]]> Mundo /mundo/2791977/negociacoes-com-kyiv-ainda-nao-ha-acordo-concreto-afirma-kremlin /mundo/2791977/negociacoes-com-kyiv-ainda-nao-ha-acordo-concreto-afirma-kremlin?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[O Kremlin informou hoje que ainda não há "nenhum acordo" sobre uma segunda reunião russo-ucraniana para discutir um cessar-fogo, possivelmente no Vaticano.]]> <![CDATA[

De acordo com a edição de quarta-feira do jornal norte-americano The Wall Street Journal, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse aos líderes europeus, a 19 de maio, que as próximas conversações de paz entre a Rússia e a Ucrânia teriam lugar no Vaticano, depois de, na ada semana, o Papa, Leão XIV, ter oferecido a mediação.

 

Na quarta-feira, o Presidente finlandês, Alexander Stubb, sugeriu que uma reunião técnica entre russos e ucranianos podia ter lugar na próxima semana, bem como, separadamente entre norte-americanos e europeus, no Vaticano.

Contudo, o Kremlin rejeitou qualquer entendimento sobre esta matéria.

"Ainda não há acordo, nenhum acordo concreto, sobre futuras reuniões", disse o porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, durante o 'briefing' diário.

"Continuam os trabalhos para implementar os acordos já alcançados", limitou-se a acrescentar.

Questionado sobre a possibilidade de negociações no Vaticano, o porta-voz presidencial ucraniano, Serguei Nykyforov, não quis fazer comentários.

Na segunda-feira à noite, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, referiu, após uma chamada telefónica Trump, que Kiev estava a "estudar todas as possibilidades" quanto ao local para um novo encontro bilateral com os russos, itindo a possibilidade de ser na "Turquia, no Vaticano ou na Suíça".

O chefe de gabinete do Presidente ucraniano, Andrii Yermak, disse que a Suíça confirmou a disponibilidade para acolher futuras conversações de paz entre a Ucrânia e a Rússia, depois de uma conversa telefónica com Gabriel Luchinger, chefe da divisão de segurança internacional do Departamento dos Negócios Estrangeiros suíço.

Na terça-feira, a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, indicou que o Papa tinha confirmado a disponibilidade do Vaticano para acolher negociações de paz na Ucrânia.

Na ada sexta-feira, na Turquia, Moscovo e Kiev realizaram as primeiras conversações de paz desde a primavera de 2022, mas a reunião de apenas duas horas não produziu um acordo de cessar-fogo ou outros grandes progressos.

Leia Também: Kremlin diz que presidenciais na Roménia foram "no mínimo, estranhas"

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 16:07:58
<![CDATA[Em 2023 roubaram 154k5 lhe a carteira. Agora, está a braços com a Justiça]]> Mundo /mundo/2791972/em-2023-roubaram-lhe-a-carteira-agora-esta-a-bracos-com-a-justica /mundo/2791972/em-2023-roubaram-lhe-a-carteira-agora-esta-a-bracos-com-a-justica?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Mulher foi vítima de roubo de identidade e teve de pagar multa num caso em que é... a vítima.]]> <![CDATA[

Uma mulher de 21 anos está envolvida num verdadeiro pesadelo. Em 2023, Mar Barrera Marzal perdeu a carteira com todos os seus documentos. Aquilo que se seguiria está a pô-la frente a frente com o sistema fiscal do seu país.

 

As autoridades querem que a mulher pague uma dívida de 7.200 euros, uma sanção imposta por ter tentado defraudar o Estado com um casamento fraudulento... do qual nunca teve conhecimento.

Segundo explica a própria, em 2023, roubaram-lhe a carteira com todos os seus documentos, durante uma visita a Barcelona. A mulher apresentou queixa nas autoridades e acabou por fazer novos documentos, sem se preocupar mais com o assunto.

Até que um dia, quando foi tratar da documentação da avó, descobriu que estava registada em Barcelona, quando na realidade tinha nascido em Málaga e vivia em Castelldefels desde os três anos de idade. A mulher percebeu que alguém tinha roubado a sua identidade e a confirmação viria há algumas semanas, quando recebeu uma carta da istração fiscal informando-a de uma coima de 6 mil euros com uma sobretaxa de 1.200 euros.

Em causa, estava o facto de ter casado com uma pessoa estrangeira, a  fim de que esta última obtivesse nacionalidade espanhola, naquilo que as autoridades consideravam tratar-se de um matrimónio fraudulento com o intuito de lesar o estado.

Mar tentou refutar a acusação, mas a informação que lhe deram é que teria de pagar a multa e só depois apresentar queixa.

“Estou nas mãos de advogados por algo que não fiz”, explicou. As istrações partilham a culpa e levam-na de um lado para o outro sem lhe darem uma solução.

Leia Também: Intercetado no aeroporto de Lisboa com 353 aportes da Guiné-Bissau

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 16:05:07
<![CDATA[Irmão de Sánchez vai a julgamento por tráfico de influências em Badajoz]] 6d402o Mundo /mundo/2791975/irmao-de-sanchez-vai-a-julgamento-por-trafico-de-influencias-em-badajoz /mundo/2791975/irmao-de-sanchez-vai-a-julgamento-por-trafico-de-influencias-em-badajoz?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[O irmão do primeiro-ministro de Espanha vai ser julgado por tráfico de influências, com outras dez pessoas, num processo relacionado com a sua contratação pela istração da província de Badajoz, liderada pelos socialistas, revelou hoje a justiça espanhola.]]> <![CDATA[

Com David Sánchez, irmão de Pedro Sánchez, será julgado o dirigente do Partido Socialista (PSOE) da Extremadura, Miguel Ángel Gallardo.

 

Em causa está a suspeita de que em 2017 foi criado um posto de trabalho propositadamente para David Sánchez na istração da província de Badajoz, numa altura em que Pedro Sánchez ainda não era primeiro-ministro, mas estava já à frente do PSOE.

Segundo o despacho da juíza que decidiu levar David Sánchez a julgamento, conhecido hoje, o irmão do primeiro-ministro e os restantes dez acusados vão responder em tribunal por tráfico de influências e "prevaricação istrativa".

Este processo nasceu de uma queixa apresentada no ano ado pela associação "Mãos Limpas", que a comunicação social espanhola diz estar ligada à extrema-direita.

A mesma associação apresentou a queixa que levou à abertura, no ano ado, de uma investigação à mulher de Pedro Sánchez, Begoña Gómez, também por suspeita de tráfico de influências e corrupção, num caso ainda sem desfecho.

Pedro Sánchez e outros dirigentes do Governo e do PSOE têm acusado a direita e a extrema-direita espanholas de montarem campanhas de difamação e "máquinas de lodo" com o objetivo de desestabilizarem o executivo e o primeiro-ministro.

A juíza que tutelou a investigação do caso de David Sánchez, contratado para coordenar as "atividades dos conservatórios" da província de Badajoz, escreveu no despacho hoje conhecido que o cargo foi criado para o irmão de Pedro Sánchez "a pedido, com certeza, de pessoa ou pessoas" próximas, que sabiam que naquele momento não tinha "trabalho estável".

O Ministério Público defendeu que não existiam indícios para David Sánchez e as outras dez pessoas serem acusadas de prevaricação e tráfico de influências e tinha pedido o arquivamento do caso, o que a juíza não aceitou.

Leia Também: Sánchez defende exclusão de Israel da Eurovisão e de outras competições

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 16:04:57
<![CDATA[Rui Borges elogia Sporting e fala de Varandas r2z58 "Jamais vou esquecer..."]]> Desporto /desporto/2791969/rui-borges-elogia-sporting-e-fala-de-varandas-jamais-vou-esquecer /desporto/2791969/rui-borges-elogia-sporting-e-fala-de-varandas-jamais-vou-esquecer?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Treinador dos leões ou a 'pente fino' a segunda metade da temporada, que terminou com a conquista do bicampeonato.]]> <![CDATA[

Rui Borges concedeu uma entrevista ao jornal Sporting, publicado esta quinta-feira, em que ou a 'pente fino' o seu percurso no Sporting, iniciado sensivelmente a meio da temporada, coroado com a conquista do bicampeonato. Da estreia na Liga dos Campeões ao agradecimento a Frederico Varandas e ainda ao lema "Quando faltar a inspiração, que não falte a atitude", o técnico ex-Vitória SC detalhou as sensações sentidas com a chegada ao topo do futebol nacional.

 

"Foram muitos meses, muitas semanas e muitos dias de ansiedade e stress que levam a um cansaço enorme. O dever foi cumprido e a felicidade é indescritível. A festa, o Marquês… Estamos no trajeto e queremos que o dia não acabe. Toda a gente devia viver aquilo uma vez na vida. Tenho muitos vídeos e fotografias a sorrir o dia todo. Há que desfrutar do momento, mas a partir de agora o nosso foco está na final da Taça de Portugal", começou por dizer.

"Agradeço ao presidente [Frederico Varandas]. No primeiro abraço que lhe dei depois do jogo agradeci pela confiança e por acreditar numa equipa técnica que não tinha um ado tão glorioso quanto isso. Era mais trabalho do que outra coisa, porque não tínhamos troféus nenhuns. Desde o primeiro segundo que senti que gostou muito de mim enquanto pessoa e só posso agradecer. Jamais vou esquecer a oportunidade que me deu e a coragem de apostar em nós", vincou de seguida.

Rui Borges rende-se a Gyokeres e Hjulmand (e não só):

Rui Borges rende-se a Gyokeres e Hjulmand (e não só): "Dois pilares" 2t1z6x

Treinador do Sporting enalteceu o "grupo incrível"

Notícias ao Minuto | 16:13 - 22/05/2025

"Trago desde sempre, até porque, se calhar, eu era um jogador com mais inspiração do que atitude e faltava-me mais intensidade sem bola. (Esse lema) cresceu comigo desde o primeiro dia desde que sou treinador. O futebol está muito diferente e está cada vez mais intenso e competitivo. Se a atitude não estiver lá, a qualidade técnica não vai chegar. Os jogadores e treinadores têm de se adaptar a isso. Juntando a atitude à qualidade, vamos ser melhores e fomos bicampeões. Umas vezes mais com inspiração e outras com atitude porque somos melhores. Será sempre o nosso lema porque faz toda a diferença", atirou ainda Rui Borges.

"Liga dos Campeões? Foi um sonho de menino. Por isso é que digo que sou o Rui Borges de Mirandela e que se deixasse de ser treinador de futebol amanhã era a pessoa mais feliz do  mundo. Não é o dinheiro que nos move, ainda que dê outro bem-estar na vida, mas sim a paixão pelo futebol. Tenho recebido milhares de mensagens e houve alguém que me disse que o futebol são as memórias que deixamos nas pessoas. As memórias que vou deixar na  minha família são o melhor que existe na vida. (…) Toda  a gente se vai lembrar do rapaz de Mirandela que foi  Bicampeão no Sporting, onde já aram grandes  treinadores mundiais que não ganharam. A sorte dá  muito trabalho e tivemos a competência de criar memórias nas pessoas", completou.

Nem Benfica, nem Vitória. Rui Borges aponta jogo do título do Sporting

Nem Benfica, nem Vitória. Rui Borges aponta jogo do título do Sporting 5u5i37

Treinador dos leões enalteceu a importância da remontada épica frente ao Gil Vicente, na antepenúltima jornada.

Notícias ao Minuto | 16:22 - 22/05/2025

Leia Também: Academia Cristiano Ronaldo recebeu assim os bicampeões do Sporting

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 16:03:12
<![CDATA[Oficial 296ak Luís Campos renova como conselheiro do Paris Saint-Germain]]> Desporto /desporto/2791947/oficial-luis-campos-renova-como-conselheiro-do-paris-saint-germain /desporto/2791947/oficial-luis-campos-renova-como-conselheiro-do-paris-saint-germain?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[O português Luís Campos prolongou o contrato de conselheiro do Paris Saint-Germain até 2030, comunicou hoje o clube, a menos de 10 dias da final da Liga dos Campeões de futebol frente ao Inter de Milão, em Munique.]]> <![CDATA[

De acordo com a informação difundida pelo Paris Saint-Germain, Luís Campos, de 60 anos, vai continuar a supervisionar até 2030 a estratégia desportiva global do grupo Qatar Sports Investments (QSI), proprietário do campeão francês.

 

A negociação com Luís Campos, que chegou a Paris em 2022, estava a decorrer há meses e o próprio treinador Luis Enrique, que renovou até 2027, já tinha manifestado o desejo de manter a parceria com o português, com quem mantém uma relação de confiança.

Luís Campos é, entre outras funções, responsável pelas contratações do PSG e foi o arquiteto da significativa renovação do plantel parisiense nas últimas três épocas, depois de ter liderado o fim da era do tridente Neymar-Mbappé-Messi.

Aproveitando a sua experiência no Lille e no Mónaco, clube no qual estabeleceu amizade com Kylian Mbappé, Luís Campos rapidamente chegou a acordo com Luis Enrique para dar prioridade ao recrutamento de jogadores promissores.

"Desde a sua chegada em 2022, Luís Campos contribuiu para a concretização da visão do presidente Nasser Al-Khelaïfi, ao longo de três anos em que o PSG alcançou um sucesso desportivo excecional --- incluindo três títulos da Ligue 1, uma Taça de França, três Troféus dos Campeões, além de uma final, uma meia-final e um jogo dos oitavos de final da Liga dos Campeões - um dos melhores registos da Europa", refere o clube.

Leia Também: Doença afasta Luís Campos do PSG-Le Havre

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 16:01:00
<![CDATA[Está na hora do lanche! Que tal este pudim de chia c5y1n morango e limão?]]> Lifestyle /lifestyle/2791968/esta-na-hora-do-lanche-que-tal-este-pudim-de-chia-morango-e-limao /lifestyle/2791968/esta-na-hora-do-lanche-que-tal-este-pudim-de-chia-morango-e-limao?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Ora veja se tem todos os ingredientes.]]> <![CDATA[

Esta receita de pudim de chia com morango e limão é rápida de preparar e pode ser feita em porções para uma semana inteira de lanches saudáveis.

 

Leva apenas  seis ingredientes, pode cobrir como quiser e fazer  várias porções  no mesmo tempo que leva para fazer apenas uma.

Ah! E não tem glúten. Uma sugestão da Simple Green Smoothies.

Ora veja se tem tudo o que precisa.

Leia Também: Esqueça o açúcar e prepare este pudim 'fit' com morango

Ingredientes:
Leite de coco
Sementes de chia
Sumo de limão fresco
Xarope de ácer
Extrato de baunilha
Morangos

Modo de preparação:
1 - Decida em que tipo de pote quer armazenar o pudim e misture todos os ingredientes, exceto os morangos e as amêndoas. Cubra e leve ao frigorífico por 15 a 30 minutos para engrossar;
2 - Quando estiver pronto para comer, retire do frio e adicione morangos frescos fatiados e amêndoas por cima.

Bom apetite!

Leia Também: Aqui está a receita de pudim de ovos mais fácil de sempre

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 16:00:17
<![CDATA[Cheque Dentista para Diagnóstico Precoce do Cancro Oral. Quem tem o?]] 4a463h País /pais/2791962/cheque-dentista-para-diagnostico-precoce-do-cancro-oral-quem-tem-o /pais/2791962/cheque-dentista-para-diagnostico-precoce-do-cancro-oral-quem-tem-o?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Direção-Geral da Saúde (DGS) fez uma publicação nas redes sociais onde explica quem pode ter o (e como o fazer). ]]> <![CDATA[

"Sabia que existe um Cheque Dentista para Diagnóstico Precoce do Cancro Oral?" Caso não esteja a par, saiba que a Direção-Geral da Saúde (DGS) fez uma publicação nas redes sociais onde explica quem pode ter o (e como o fazer). 

 

Vamos à primeira questão: Quem pode ter o? 

A DGS salienta que há dois 'grupos' de utentes que podem usufruir do Cheque Dentista para Diagnóstico Precoce do Cancro Oral.

Podem aceder "utentes com queixas de dor e/ou lesões suspeitas na boca (alterações de cor ou volume na cavidade oral/vias aéreas superiores" e "utentes do sexo masculino, com mais de 40 anos e com hábitos tabágicos (2 em 2 anos)"

E como ter o? 

A DGS vinca que, "perante uma lesão confirmada, é emitido um cheque diagnóstico de referenciação para um médico aderente credenciado para o efeito"

Poderá ter o "através do médico de família ou médico dos Cuidados de Saúde Primários". 

Leia Também: Como usar? Como remover? DGS ajuda a tirar dúvidas sobre o copo menstrual

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 15:59:14
<![CDATA[Federação espanhola de futebol mantém castigo a Rudiger de seis jogos]] 1n1u1f Desporto /desporto/2791964/federacao-espanhola-de-futebol-mantem-castigo-a-rudiger-de-seis-jogos /desporto/2791964/federacao-espanhola-de-futebol-mantem-castigo-a-rudiger-de-seis-jogos?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[O Comité de Apelação da Federação Espanhola de Futebol (RFEF) rejeitou hoje o recurso apresentado pelo Real Madrid no castigo de seis jogos imposto ao defesa-central Rudiger na final da Taça do Rei, diante do FC Barcelona.]]> <![CDATA[

O jogador alemão, de 32 anos, foi expulso à agem do minuto 120+4, por "lançar um objeto a partir da área técnica", que não chegou a atingir ninguém, em encontro disputado em Sevilha.

 

No dia 29 de abril, o juiz disciplinar único da RFEF aplicou um castigo de seis jogos a Rüdiger e contrariou o argumento apresentado pelo Real Madrid, que alegava o arrependimento do jogador como atenuante.

Posteriormente, o Real Madrid apresentou um novo recurso ao Comité de Apelação, solicitando o grau mínimo previsto de quatro jogos de suspensão, com a RFEF a rejeitar todos os argumentos apresentados pela defesa do clube `merengue´.

O `EL Clássico´ terminou com a vitória (3-2) do FC Barcelona, com os `blaugrana´ a consolidarem a sua posição de maior vencedor da prova, com 32 títulos.

Leia Também: Gundogan reage ao castigo de Rudiger: "É provocador e agressivo..."

Leia Também: Mão pesada: Rudiger enfrenta seis jogos de castigo

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 15:57:55
<![CDATA[Guterres condena morte israelitas em Washington 722q2k "Terrível assassínio"]]> Mundo /mundo/2791965/guterres-condena-morte-israelitas-em-washington-terrivel-assassinio /mundo/2791965/guterres-condena-morte-israelitas-em-washington-terrivel-assassinio?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[O secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou hoje o "terrível assassínio" de dois funcionários da embaixada de Israel em Washington e pediu que o autor do ataque seja levado à justiça.]]> <![CDATA[

"O secretário-geral condena veementemente o terrível assassínio, na quarta-feira à noite, de dois funcionários da embaixada de Israel em Washington. Nada pode justificar um ato tão horrível", indicou o porta-voz de Guterres, Stéphane Dujarric, em comunicado.

 

Guterres reiterou a sua condenação dos ataques contra funcionários diplomáticos e pediu "que o autor do crime seja levado à justiça", tendo igualmente expressado as suas condolências às famílias das vítimas e ao Governo de Israel.

Dois funcionários da embaixada de Israel foram mortos a tiro na quarta-feira à noite (hora local), junto ao Museu Judaico na capital federal norte-americana, Washington.

A diplomacia israelita identificou as vítimas como sendo Sarah Milgrim e Yaron Lischinsky, segundo a agência norte-americana Associated Press (AP).

A polícia de Washington disse que deteve um suspeito, de Chicago, que apelou à libertação da Palestina enquanto estava a ser algemado e revistado.

Este ataque ocorreu num momento em que o Governo israelita é alvo de crescentes críticas internacionais pela condução da ofensiva militar na Faixa de Gaza e pelo bloqueio da entrada de ajuda humanitária no enclave palestiniano, palco de uma guerra entre Telavive e o grupo extremista Hamas desde outubro de 2023.

Após o incidente em Washington, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ordenou o reforço das medidas de segurança nas representações diplomáticas israelitas em todo o mundo e disse, através de um comunicado, que pediu o aumento da proteção dos representantes do Estado. 

Leia Também: António Guterres avisa: Humanidade está a destruir a biodiversidade

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 15:53:20
<![CDATA[Vencedor da Eurovisão quer próxima edição "em Viena e sem Israel"]] e1u2t Cultura /cultura/2791955/vencedor-da-eurovisao-quer-proxima-edicao-em-viena-e-sem-israel /cultura/2791955/vencedor-da-eurovisao-quer-proxima-edicao-em-viena-e-sem-israel?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[JJ, que venceu a Eurovisão com 'Wasted Love', afirmou que "é muito dececionante ver que Israel continua a participar no concurso".]]> <![CDATA[

O representante da Áustria e vencedor da 69.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, JJ, com a canção 'Wasted Love', considerou que "devia haver mais transparência" no televoto do concurso e afirmou que espera que a próxima edição ocorra na capital do país, Viena, mas sem a presença de Israel.

 

Em entrevista ao jornal espanhol El País, Johannes Pietsch, conhecido como JJ, afirmou que partilha a opinião de Nemo, que ganhou o festival em 2024 e desde então tem defendido uma mudança no formato do concurso europeu. 

Para o austríaco, de 24 anos, é necessária uma mudança "especialmente no que diz respeito ao sistema de voto e a quem participa no festival".

"Devia haver mais transparência na votação televisiva. Este ano foi tudo muito estranho", disse.

"É muito dececionante ver que Israel continua a participar no concurso. Gostaria que a Eurovisão do próximo ano se realizasse em Viena sem Israel. Mas a bola está no campo da União Europeia de Radiodifusão. Nós, os artistas, só podemos levantar a nossa voz sobre o assunto", acrescentou.

JJ, filho de pai austríaco e mãe filipina, ou a maior parte da infância no Dubai, e afirmou vai "aproveitar a oportunidade e utilizar esta enorme plataforma como a Eurovisão para defender os direitos de toda a comunidade 'queer' e garantir mais igualdade". 

"Ainda existe um enorme estigma à nossa volta e, infelizmente, a Europa está a tornar-se cada vez mais conservadora, dando os para trás. É muito, muito dececionante e é preciso fazer alguma coisa", lamentou.

Sublinhe-se que a presença de Israel na Eurovisão tem sido alvo de críticas devido à atual ofensiva na Faixa de Gaza. Também a votação do público, que atribuiu o maior número de votos à israelita Yuval Raphael com 'New Day Will Rise', tem suscitado polémica. 

A televisão pública espanhola RTVE pediu uma autoria ao televoto, enquanto a televisão pública de língua neerlandesa da Bélgica, VRT, exigiu à organização do Festival Eurovisão "total transparência" sobre o sistema e as regras de votação, e pôs em causa a participação da emissora em futuras edições do concurso.

Israel ficou em segundo lugar no concurso, estando prestes a superar a Áustria, que venceu nos momentos finais, entre celeumas ligadas à grave situação humanitária na Faixa de Gaza.

A atuação israelita obteve apenas 60 pontos por parte do júri profissional, ficando na décima quinta posição, mas somou também 297 pontos do voto popular, que representa 50% da ponderação no resultado final.

Por sua vez, a Áustria recebeu 258 pontos do júri e 178 pontos do público.

Leia Também: Eurovisão e Espanha de 'costas voltadas' por causa de Israel. Porquê?

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 15:51:06
<![CDATA[PSD e CDS 6p6l33 PP assinam acordo de coligação em Santarém]]> Política /politica/2791960/psd-e-cds-pp-assinam-acordo-de-coligacao-em-santarem /politica/2791960/psd-e-cds-pp-assinam-acordo-de-coligacao-em-santarem?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[As concelhias de Santarém do PSD e do CDS-PP am um acordo de coligação para as próximas eleições autárquicas no concelho, anunciaram hoje as duas estruturas partidárias.]]> <![CDATA[

Segundo um comunicado, o entendimento foi formalizado entre o presidente da concelhia do PSD, João Teixeira Leite, e o presidente da concelhia do CDS-PP, Pedro Melo, tendo como objetivo "reforçar o projeto de transformação em curso" no concelho.

 

De acordo com a nota, a coligação AD pretende promover uma governação "baseada na responsabilidade, proximidade e compromisso com os cidadãos", comprometendo-se com "a valorização do território, a melhoria da qualidade de vida e a transparência".

"A coligação representa um compromisso com o desenvolvimento sustentável de Santarém, com foco na valorização do território, na melhoria da qualidade de vida da população e na promoção de uma governação transparente, participativa e dinâmica", lê-se no comunicado.

As estruturas locais destacam a "comunhão de valores e objetivos" registada nos últimos anos entre os dois partidos em Santarém, salientando o trabalho realizado em áreas como economia, saúde, educação, habitação, segurança, proteção civil, desporto e cultura.

O acordo tem também como meta garantir, junto do governo, investimento estratégico e consolidar a posição de Santarém no contexto nacional e internacional.

"Pretende-se, igualmente reforçar, junto do Governo, a capacidade de mobilização das políticas públicas nacionais por forma a garantir investimento estratégico, fortalecendo permanentemente a capitalidade de Santarém no contexto nacional e internacional", escreveram.

Citado no comunicado, João Teixeira Leite afirmou que a coligação pretende "unir esforços para que Santarém continue a avançar" e adiantou que o projeto envolve também "inúmeros cidadãos independentes".

"O investimento público e privado em curso atinge níveis históricos, mas ambicionamos muito mais. A ambição que nos move convoca todos os scalabitanos a abraçarem esta visão de futuro", referiu.

Já o presidente da concelhia do CDS-PP, Pedro Melo, justificou o entendimento com "a boa relação pessoal e política" entre os dois partidos e "a coincidência de pontos de vista sobre o desenvolvimento económico e social do concelho".

"A coligação entre o PSD e o CDS justifica-se por dois motivos essenciais: por um lado, a existência de um bom relacionamento pessoal e político entre ambos os partidos (...) por outro lado, uma coincidência de pontos de vista sobre o que há a fazer no concelho de Santarém", concluiu. 

Leia Também: Manuela Ferreira Leite vai ser mandatária da candidatura de Marco Almeida

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 15:50:36
<![CDATA[Governo sueco quer mapa sobre infiltração da Irmandade Muçulmana]] 53185k Mundo /mundo/2791954/governo-sueco-quer-mapa-sobre-infiltracao-da-irmandade-muculmana /mundo/2791954/governo-sueco-quer-mapa-sobre-infiltracao-da-irmandade-muculmana?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[O ministro do Trabalho e Integração sueco afirmou hoje que pretende desenvolver um mapa sobre a infiltração islâmica no país escandinavo à luz de um recente relatório sobre a Irmandade Muçulmana em França.]]> <![CDATA[

"A Suécia é mencionada no relatório francês e partilha, de muitas formas, desafios semelhantes aos de França em termos de integração e combate a estruturas paralelas na sociedade que desafiam a democracia liberal", escreveu Mats Persson na rede social X.

 

O ministro do Governo de coligação de centro direita disse que vai reunir hoje um grupo de peritos para obter uma "visão geral relativa à infiltração islâmica na Suécia", após as revelações do documento francês.

Um relatório sobre o islamismo político, apresentado hoje em França numa reunião do Conselho de Defesa, alerta para uma infiltração "de baixo para cima" ao nível local e comunitário, liderada pela Irmandade Muçulmana.

Esta situação é considerada como uma "ameaça à coesão nacional".

O texto descreve como a organização trabalha a longo prazo para obter gradualmente mudanças nas regras locais ou nacionais, em particular as relativas ao secularismo --- um dos pilares da República sa, onde a Igreja e o Estado estão separados desde 1905 --- e à igualdade entre mulheres e homens.

Nascido em 1928 no Egito, o movimento Irmandade Muçulmana carrega o projeto de um islamismo político conservador.

Foi proibido em vários países, como a Arábia Saudita, o Egito e, mais recentemente, a Jordânia.

Leia Também: Suécia acusa jihadista pela morte de piloto jordano queimado vivo na Síria

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 15:49:06
<![CDATA[Michael Crummey vence Prémio Literário de Dublin com 'The Adversary']] 2k6y5i Cultura /cultura/2791952/michael-crummey-vence-premio-literario-de-dublin-com-the-adversary /cultura/2791952/michael-crummey-vence-premio-literario-de-dublin-com-the-adversary?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[O escritor canadiano Michael Crummey foi o vencedor do Prémio Literário de Dublin 2025, com o romance 'The Adversary', foi hoje anunciado no âmbito do Festival Internacional de Literatura de Dublin.]]> <![CDATA[

'The Adversary' é descrito como um romance sombrio e cativante sobre o amor e as suas limitações, a corrupção do poder e o poder da corrupção.

 

A história a-se numa comunidade fictícia e isolada da Terra Nova, durante o século XIX, onde a vida é moldada pela dureza da natureza, pela fé rígida e pelos segredos enterrados e gira em torno de dois clãs que vivem em conflito contínuo, divididos por rancores antigos, violência e rivalidades que atravessam gerações.

Michael Crummey constrói um retrato sombrio e poético da condição humana, explorando temas como a redenção, a vingança e o peso das crenças religiosas e suscita a reflexão sobre quem é o verdadeiro inimigo: o outro, o próprio ou o mundo.

Nomeado pelas bibliotecas de Newfoundland & Labrador Public Libraries, no Canadá, o romance vencedor foi selecionado de uma lista de seis romances de escritores da Argentina, Irlanda, Países Baixos e Estados Unidos.

Os outros livros que chegaram à fase final foram 'James', do norte-americano Percival Everett, 'North Woods', do também norte-americano Daniel Mason, 'Not a River', da argentina Selva Almada, 'Prophet Song', do irlandês Paul Lynch, e 'We are Light', da neerlandesa Gerda Blees, selecionados a partir de uma lista longa, que deixou para trás Dulce Maria Cardoso, com 'Eliete'.

O Prémio Literário de Dublin - organizado pela autarquia da capital da Irlanda e gerido pelas bibliotecas públicas da cidade -- é o prémio anual mais valioso do mundo para uma única obra de ficção publicada em inglês, com um valor monetário de 100 mil euros para o vencedor.

O romance 'Solenoid', do escritor romeno Mircea Cartarescu, com tradução de Sean Cotter para inglês, foi o vencedor do Prémio Literário Internacional de Dublin de 2024.

Leia Também: Escritor Boualem Sansal distinguido em França. Está detido em Argel

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 15:45:05
<![CDATA[Oficial 296ak FC Porto renova contrato com treinador da equipa feminina]]> Desporto /desporto/2791950/oficial-fc-porto-renova-contrato-com-treinador-da-equipa-feminina /desporto/2791950/oficial-fc-porto-renova-contrato-com-treinador-da-equipa-feminina?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Treinador de 33 anos permanece ao leme do plantel feminino. ]]> <![CDATA[

O FC Porto formalizou, esta quinta-feira, a renovação de contrato com Daniel Chaves, treinador da equipa feminina de futebol. Contratado no último verão, o técnico português de 33 anos conseguiu assegurar a subida ao segundo escalão e prepara-se agora para disputar o playoff de atribuição do título da terceira divisão. 

 

“É um orgulho para mim. Como costumo dizer, é aqui que quero estar. Esta é a minha casa, por isso é um sentimento de orgulho. A renovação é o reconhecimento do trabalho que tem sido feito diariamente pelo futebol feminino. É com um sentimento de enorme satisfação que estendo o vínculo ao meu clube de coração", afirmou Daniel Chaves, em declarações aos canais oficiais do FC Porto. 

Com um saldo de 32 vitórias em 34 jogos nesta temporada, Daniel Chaves tem, assim, via aberta para conseguir alcançar o objetivo traçado pelo presidente André-Villas Boas: colocar o FC Porto na elite nacional do futebol feminino. 

Leia Também: FC Porto faz jogo particular em Marrocos antes do Mundial de Clubes

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 15:43:29
<![CDATA[Alguns membros do BCE preferiam corte maior dos juros em abril]] 4g545 Economia /economia/2791945/alguns-membros-do-bce-preferiam-corte-maior-dos-juros-em-abril /economia/2791945/alguns-membros-do-bce-preferiam-corte-maior-dos-juros-em-abril?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Alguns membros do Conselho do Banco Central Europeu (BCE) teriam preferido reduzir as taxas de juros dos depósitos bancários em 50 pontos base na reunião de abril, em vez de 25 pontos, como o banco central decidiu.]]> <![CDATA[

"Alguns membros disseram que se sentiriam mais confortáveis com um corte de 50 pontos base na taxa de juros", de acordo com a ata da reunião de 17 de abril, publicada hoje pelo BCE.

 

Esses membros do Conselho do BCE acreditam que "os riscos negativos para o crescimento aumentaram" devido à política tarifária dos EUA, mesmo que "o conflito comercial continue relativamente brando".

Na verdade, na opinião destes governadores, a incerteza já estava a afetar o consumo e o investimento, pelo que os riscos de queda da inflação aumentaram claramente.

Os membros também argumentaram que um declínio adicional no preço do dinheiro poderia compensar ainda mais o recente aumento nas taxas de juros do mercado, bem como o aumento dos 'spreads' nos títulos corporativos e o declínio nos preços das ações.

Para os responsáveis, surpreender os mercados, como o BCE fez em outras ocasiões no ado, não deveria ser descartado.

Mesmo assim, todos os membros do conselho do BCE acabaram por concordar naquela reunião em reduzir a taxa de juros dos depósitos bancários em 25 pontos base, para 2,25%.

Os mercados estão a contar com uma nova redução nos juros de 25 pontos base na reunião que se vai realizar no início de junho.

No entanto, alguns membros do Conselho do BCE declararam publicamente que é incerto se o farão e que é preferível ser cauteloso.

Leia Também: Estes fatores podem ameaçar a estabilidade financeira (segundo o BCE)

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 15:38:29
<![CDATA[Bragança. Jovem de 22 anos que violentava parceira tem armas apreendidas]] 1d76h País /pais/2791937/braganca-jovem-de-22-anos-que-violentava-parceira-tem-armas-apreendidas /pais/2791937/braganca-jovem-de-22-anos-que-violentava-parceira-tem-armas-apreendidas?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[A GNR apreendeu três armas de fogo, duas carabinas e 88 munições.]]> <![CDATA[

Um jovem de 22 anos teve as suas armas de fogo apreendidas e foi constituído arguido, na quarta-feira, no âmbito de um processo por violência doméstica, no concelho de Bragança.

 

"Os militares da Guarda apuraram que o agressor exercia violência psicológica e física contra a vítima, sua companheira de 20 anos, e que possuía diversas armas e munições", detalhou a Guarda Nacional Republicana (GNR), num comunicado enviado esta quinta-feira às redações.

O suspeito foi constituído arguido e aquela força de segurança apreendeu três armas de fogo, duas carabinas e 88 munições.

Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Bragança.

Esta foi uma ação do Comando Territorial de Bragança, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE).

---

A GNR relembra que a violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva. Se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica participe:

Leia Também: Ex-autarca que geria Centro de Distribuição em Beja detido por peculato

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 15:36:35
<![CDATA[Ex 5f6j1u presidente da Cruz Vermelha em Estrasburgo processado por violação]]> Mundo /mundo/2791927/ex-presidente-da-cruz-vermelha-em-estrasburgo-processado-por-violacao /mundo/2791927/ex-presidente-da-cruz-vermelha-em-estrasburgo-processado-por-violacao?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[A data do julgamento ainda não é conhecida.]]> <![CDATA[

Um homem, de 80 anos, que foi presidente da filial local da Cruz Vermelha, em Estrasburgo, França, foi processado por violação e agressão sexual por uma funcionária das limpezas que trabalhava nas instalações da associação.

 

A informação foi avançada pelo jornal Les Dernières Nouvelles d'Alsace e confirmada por fonte judicial à AFP na quarta-feira. 

O responsável, Armand Perego, ex-fisioterapeuta, será julgado pelo tribunal criminal de Baixo Reno por "violação e agressão sexual por uma pessoa em posição de autoridade", disse a fonte. 

Os factos terão ocorrido entre 2014 e 2018. A vítima alega que o homem ameaçou demiti-la se ela falasse sobre os ataques. 

A Cruz Vermelha sa reagiu num comunicado enviado à agência noticiosa. "A Cruz Vermelha sa adota uma política de tolerância zero em relação a agressões, sejam elas sexuais ou físicas. Como uma associação de utilidade pública reconhecida, temos o dever de dar o exemplo a todos os nossos voluntários, funcionários, parceiros e beneficiários", cita a AFP.

"Em 2021, assim que tomamos conhecimento dos supostos fatos envolvendo o ex-presidente de uma de nossas estruturas locais, imediatamente o suspendemos como medida de precaução, de acordo com nossos estatutos e procedimentos internos, aguardando o resultado do processo criminal", acrescenta. 

A data do julgamento ainda não é conhecida.

Leia Também: "És um idiota. Imbecil". Trump explode e arrasa repórter na Casa Branca

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 15:35:07
<![CDATA[Especialistas defendem em Lisboa gestão humanista dos fluxos migratórios]] 5t2z1n País /pais/2791941/especialistas-defendem-em-lisboa-gestao-humanista-dos-fluxos-migratorios /pais/2791941/especialistas-defendem-em-lisboa-gestao-humanista-dos-fluxos-migratorios?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Várias individualidades defenderam hoje em Lisboa uma gestão humanista dos fluxos migratórios, lembrando que os imigrantes são hoje fundamentais para setores como o turismo e que a sua saída iria sair caro, nomeadamente ao bolso dos contribuintes.]]> <![CDATA[

No arranque do ciclo de conferências "Desafio atuais da Imigração Lusófona", promovido pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e que hoje abordou a gestão dos fluxos migratórios e os desafios da inclusão, o secretário-geral da instituição alertou para os riscos de "respostas precipitadas".

 

Para Luís Campos Ferreira, a imigração é "um tema escaldante, que precisa de ser encarado com responsabilidade e humanidade".

"Respostas precipitadas, sem uma avaliação concreta do percurso percorrido, correm o risco de, não só não resolver o problema, ao nível do trabalho, habitação ou segurança social, como o ampliar, para os imigrantes e não imigrantes", disse.

O especialista em direito das migrações e presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos, Gonçalo Saraiva Matias, considera "muito superficial" o debate que tem existido sobre a imigração.

Portugal transformou-se nos últimos anos num "país atrativo para a imigração", o que o advogado acha positivo, mas também um grande desafio.

E defendeu "uma política integrativa que seja capaz de dotar e organizar respostas de um modo adequado para garantir a dignidade de quem trabalha e a segurança do país", disse.

Vasco Malta, chefe da missão da Organização Internacional das Migrações (OIM) em Portugal, alertou para "o suicídio demográfico" que ocorreria se os imigrantes se fossem embora, a par de circunstâncias como as baixas taxas de natalidade, o envelhecimento populacional e a emigração dos mais novos.

"Se não fossem os imigrantes, corríamos o risco de, por volta de 2050, baixarmos para perto dos sete milhões" de habitantes, disse, citando dados da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Mas esta não seria a única consequência, já que sem os imigrantes e os seus contributos fiscais, o Estado teria de aumentar os impostos para assegurar receita fiscal.

Isso mesmo concluiu um estudo da Nova SBE (School of Business & Economics), segundo o qual "a restrição da imigração levará a um aumento de impostos, deterioração das contas públicas e subsequente impacto na dívida pública, ou uma combinação dos três".

Ana Paula Costa, presidente da Casa do Brasil, lembrou que "a imigração ilegal é má para toda a gente: Para os imigrantes e para a economia, pois quem não está documentado facilmente aceita valores mais baixos", com uma menor contribuição para o Estado.

A investigadora não arrisca um desfecho para a atual situação política, que tem trazido o tema da imigração na ribalta.

Mas acredita que a ligação que tantas vezes é feita entre os imigrantes e a crise que se vive na saúde, na habitação e no Estado social, promoveu "uma rutura do consenso sobre a imigração".

"A polinização e a politização em torno deste fenómeno [imigração] é novo, mas tem de se olhar para ele", disse.

Lucinda Fonseca, especialista em geografia humana e estudos das migrações, duvida que seja o controlo apertado às entradas que travem a imigração.

E recordou que os portugueses continuaram a emigrar "a salto" para França, nos anos 60 e 70 do século ado.

Enquanto houver necessidades do mercado de trabalho, as pessoas continuarão a emigrar, observou, recordando que, no tempo da troika, os imigrantes deixaram Portugal.

Para Lucinda Fonseca, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, as mentiras associadas aos imigrantes "podem levar à impulsão democrática e a normalização da xenofobia".

A próxima conferência realiza-se a 11 de junho e irá abordar os desafios do emprego.

Leia Também: Egito pede partilha de responsabilidades para enfrentar fluxos migratórios

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 15:33:43
<![CDATA[Banco Mundial recomenda a Cabo Verde "política fiscal mais eficiente"]] 71m8 Economia /economia/2791940/banco-mundial-recomenda-a-cabo-verde-politica-fiscal-mais-eficiente /economia/2791940/banco-mundial-recomenda-a-cabo-verde-politica-fiscal-mais-eficiente?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[O Banco Mundial recomendou hoje que Cabo Verde adote uma "política fiscal mais eficiente" para implementar reformas que reforcem a sustentabilidade orçamental e acelerem o crescimento económico inclusivo.]]> <![CDATA[

"Segundo a nova Avaliação das Finanças Públicas (PFR, na sigla em inglês), divulgada hoje pelo grupo Banco Mundial, a concretização destas reformas exige uma política fiscal mais eficiente, que aumente a mobilização de receitas internas e melhore a qualidade da despesa pública", referiu, em comunicado.

 

O relatório intitulado "Reforçar a Sustentabilidade Orçamental face a Choques" analisa o desempenho das finanças públicas entre 2019 e 2023, assinalando que houve "choques externos sucessivos" e, ainda assim, "um processo contínuo de recuperação económica". 

Agora, o Banco Mundial "apresenta medidas concretas para ajudar o Governo a criar um espaço orçamental adicional -- estimado entre 3,65% e 4,15% do PIB -- através de reformas na receita e na despesa e da redução dos riscos fiscais, especialmente associados às empresas públicas".

Este relatório tem "recomendações concretas e exequíveis para apoiar os esforços em curso rumo a uma trajetória orçamental mais sustentável, promotora do crescimento e da proteção dos mais vulneráveis", afirmou Indira Campos, representante residente do grupo Banco Mundial em Cabo Verde, citada no comunicado.

Do lado da receita, o relatório sublinha a importância de reduzir o chamado "gap [hiato] tributário" -- atualmente estimado em cerca de 10 pontos percentuais do PIB. 

"Entre as medidas propostas estão a reavaliação dos incentivos fiscais que têm originado perdas significativas de receita, a revisão das isenções de IVA, o reforço da tributação direta e a exploração do potencial não aproveitado dos impostos sobre a saúde e o ambiente", indicou.

Por outro lado, "o relatório destaca a importância de melhorar a eficiência na despesa com bens e serviços, rever os subsídios e assegurar a sustentabilidade das recentes reformas na proteção social". 

O relatório dá especial atenção às empresas púbicas "algumas das quais continuam a representar riscos orçamentais significativos", nota o Banco Mundial. 

"O reforço da governação, da transparência e da disciplina financeira nas empresas públicas -- bem como a aceleração da reestruturação das entidades deficitárias -- é considerado essencial para reduzir a pressão orçamental e reorientar recursos para investimentos mais produtivos", acrescentou.

Leia Também: Banco Mundial anuncia relançamento da ajuda à Síria

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 15:30:03
<![CDATA[Dois jovens detidos por condução perigosa em Mirandela]] 44v4h País /pais/2791939/dois-jovens-detidos-por-conducao-perigosa-em-mirandela /pais/2791939/dois-jovens-detidos-por-conducao-perigosa-em-mirandela?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[A PSP deteve dois homens, de 28 e 19 anos, em Mirandela, um por conduzir estando proibido de o fazer e por condução perigosa e o outro por posse de uma arma, foi hoje anunciado.]]> <![CDATA[

A ação policial no distrito de Bragança aconteceu na madrugada de quarta-feira, explicou a PSP, "quando uma patrulha policial detetou um cidadão referenciado a conduzir uma viatura na Rua Engenheiro Machado Vaz".

 

Os agentes de serviço fizeram tentativas de abordagem, mas o condutor "ignorou as ordens policiais e encetou uma fuga em viatura, desrespeitando diversas regras de trânsito e colocando em risco a segurança pública", detalhou a PSP em comunicado.

A fuga prosseguiu até uma zona de mato, onde os dois ocupantes abandonaram a viatura e tentaram furtar-se às autoridades a pé.

Segundo a polícia, o condutor do carro, de 28 anos, "foi intercetado nas imediações e detido, por se te apurado que o mesmo se encontrava "a cumprir uma sanção ória de proibição de conduzir pelo período de 12 meses, imposta pelo tribunal, violando assim de forma clara uma decisão judicial".

Foi detido pelos crimes de violação de sanção ória de proibição de conduzir e de condução perigosa, e tinha ainda em sua posse doses residuais de cocaína e de haxixe, que foram apreendidas.

A PSP localizou ainda uma arma de fogo, que foi apreendida e que se concluiu pertencer ao outro ocupante do veículo, de 19 anos, que acabou detido por posse ilegal de arma de fogo.

Este jovem, refere a PSP, assumiu ser o dono da pistola, que estava carregada duas munições.

Os detidos foram notificados para comparecer junto do Ministério Público no Tribunal Judicial de Mirandela.

Depois das formalidades processuais necessárias, disse ainda a PSP, foram restituídos à liberdade.

Leia Também: Policiamento de embaixada de Israel em Portugal mantém-se reforçado

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 15:28:16
<![CDATA[FC Porto faz jogo particular em Marrocos antes do Mundial de Clubes]] o5yr Desporto /desporto/2791934/fc-porto-faz-jogo-particular-em-marrocos-antes-do-mundial-de-clubes /desporto/2791934/fc-porto-faz-jogo-particular-em-marrocos-antes-do-mundial-de-clubes?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Azuis e brancos defrontam o Wydad Casablanca.]]> <![CDATA[

O Wydad Casablanca, de Marrocos, confirmou, esta quinta-feira, que fará um jogo particular contra o FC Porto, que antecede a participação das duas equipas no Mundial de Clubes.

 

De acordo com a informação partilhada pelo clube africano, a partida acontecerá no próximo dia 31 de maio, às 17h00, no complexo desportivo Mohammed V, em Casablanca. O emblema marroquino já iniciou, inclusive, a venda de ingressos para a partida.

FC Porto e Wydad Casablanca, refira-se, estão ambos apurados para o Mundial de Clubes. Os azuis e brancos, que integram o Grupo A, vão medir forças com o Palmeiras, o Inter Miami e o Al Ahly. Já os marroquinos, sorteados no grupo G, terão como adversários o Manchester City, a Juventus e o Al Ain.

Leia Também: "Gabri Veiga? Negociações com FC Porto ainda não foram concluídas"

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 15:26:14
<![CDATA[Detido homem que roubava carros junto a oficina em Ponte da Barca]] 2h2v3h País /pais/2791933/detido-homem-que-roubava-carros-junto-a-oficina-em-ponte-da-barca /pais/2791933/detido-homem-que-roubava-carros-junto-a-oficina-em-ponte-da-barca?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[O homem de 62 anos foi detido, perto de um posto de abastecimento de combustível, depois de uma denúncia feita à Guarda Nacional Republicana. ]]> <![CDATA[

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, na quarta-feira, um homem de 62 anos por furto de um veículo, em Ponta da Barca, distrito de Castelo Branco.

 

De acordo com um comunicado enviado esta quinta-feira ao Notícias ao Minuto, a detenção foi feita em flagrante, depois de as autoridades terem recebido uma queixa.

"No seguimento de uma denúncia a dar conta de que um indivíduo se encontrava a abrir viaturas que estavam no logradouro de uma oficina automóvel, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato para o local onde realizaram diligências policiais que permitiram localizar e intercetar o suspeito, quando este se encontrava nas imediações de um posto de abastecimento de combustível", lê-se na nota.

Segundo a GNR, foi possível apreender três macacos hidráulicos, duas canas de pesca, diverso material agrícola e diversas ferramentas.

O detido foi constituído arguido, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Ponte da Barca.

Leia Também: GNR detém em Aljezur homem que já incumprira ordem para deixar o país

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 15:25:16
<![CDATA[Trabalhadores em 'lay 3o191k off' com quebra homóloga de quase 45% em abril]]> Economia /economia/2791929/trabalhadores-em-lay-off-com-quebra-homologa-de-quase-45-em-abril /economia/2791929/trabalhadores-em-lay-off-com-quebra-homologa-de-quase-45-em-abril?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[O número de trabalhadores em 'lay-off' caiu quase 45% em abril, face ao período homólogo, e recuou 8,7% na comparação com março, para 5.072, segundo dados da Segurança Social.]]> <![CDATA[

Em abril, "o número total de situações de 'lay-off' com compensação retributiva, (concessão normal, de acordo com o previsto no Código do Trabalho) foi de 5.072", avança a síntese elaborada pelo Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social divulgada na terça-feira.

 

Face ao período homólogo regista-se um decréscimo de 4.093 prestações processadas, o equivalente a uma queda de 44,7%.

Já na comparação em cadeia, observou-se uma queda de 483 prestações processadas, o que se traduz numa descida de 8,7% face a março.

O número de trabalhadores em 'lay-off' está a recuar desde fevereiro, isto é, há três meses consecutivos.

Segundo o GEP, o regime de redução de horário de trabalho abrangeu 2.999 pessoas, menos 43,9% face a abril de 2024 (menos 2.344 prestações), e um recuo de 14,2% (495 prestações) face a março.

Já o regime de suspensão temporária registou uma redução homóloga 45,8% (menos 1.749 processamentos), mas aumentou 0,6% face a março (mais 12 processamentos).

Em abril, as prestações de 'lay-off" foram processadas a 323 entidades empregadoras, o que representa uma diminuição de 249 face ao período homólogo e um decréscimo de 31 face ao mês anterior.

O 'lay-off' consiste na redução temporária dos períodos normais de trabalho ou suspensão dos contratos de trabalho efetuada por iniciativa das empresas, durante um determinado tempo, devido a motivos de mercado, motivos estruturais ou tecnológicos ou catástrofes ou outras ocorrências que tenham afetado gravemente a atividade normal da empresa.

Leia Também: Empresa de Famalicão de têxteis para automóveis despede 123 trabalhadores

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 15:17:00
<![CDATA[Festa do Sporting? Medidas tiveram impacto "grave" na restauração]] 6n1e2p Economia /economia/2791924/festa-do-sporting-medidas-tiveram-impacto-grave-na-restauracao /economia/2791924/festa-do-sporting-medidas-tiveram-impacto-grave-na-restauracao?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) manifestou hoje "profundo desagrado" com as medidas de segurança aplicadas em Lisboa durante os festejos do campeonato nacional de futebol, afirmando que tiveram um impacto "grave" nos estabelecimentos visados.]]> <![CDATA[

No ado dia 17 de maio, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) implementou medidas de segurança, com o parecer da PSP, como forma de garantir a segurança da população, o que obrigou estabelecimentos de restauração e bebidas junto ao Estádio de Alvalade e à Praça Marquês de Pombal a encerrarem mais cedo.

 

A associação reconhece a importância das medidas, mas considera-as "desproporcionais".

Os empresários visados encontram-se indignados devido à presença de venda ambulante no mesmo espaço público dos seus estabelecimentos, o que mostra uma "duplicidade de critérios" que consideram ser "incompreensível e inaceitável, causando desigualdade de tratamento e concorrência desleal", afirmou a AHRESP num comunicado divulgado hoje.

A AHRESP solicitou uma reunião com o presidente da CML com o objetivo de analisar os prejuízos sofridos pelos estabelecimentos abrangidos, discutir medidas de compensação ou apoio aos empresários afetados e trabalhar na definição de soluções futuras que preservem a segurança pública e a continuidade da atividade económica legalmente instalada.

No comunicado divulgado hoje, a associação afirma ainda que se encontra disponível para colaborar ativamente na construção de soluções mais "equilibradas, justas e previsíveis" e que não tornem a penalizar os negócios.

Leia Também: AHRESP alerta para impacto económico do fecho dos comércios em Lisboa

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 15:12:48
<![CDATA[Mulher de 37 anos tenta matar homem de 60 com uma faca em casa]] 4b2v1u País /pais/2791916/mulher-de-37-anos-tenta-matar-homem-de-60-com-uma-faca-em-casa /pais/2791916/mulher-de-37-anos-tenta-matar-homem-de-60-com-uma-faca-em-casa?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Crime ocorreu na madrugada da última segunda-feira.]]> <![CDATA[

Uma mulher de 37 anos foi detida, em Chaves, na segunda-feira, por suspeita de tentativa de homicídio, informou esta quinta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

 

Em comunicado, as autoridades indicam que o crime terá ocorrido na madrugada daquele dia, 19 de maio, no interior de uma habitação.

A arguida muniu-se de uma faca e golpeou a vítima, um homem de 60 anos, num contexto de violência doméstica.

A detida vai ser presente a interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação.

Leia Também: Homem que limpou apartamento onde Mónica terá sido morta já foi ouvido

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 15:11:56
<![CDATA[Um dos casos mais mediáticos de 2023 terá documentário na Netflix]] 2g6p36 Tech /tech/2791926/um-dos-casos-mais-mediaticos-de-2023-tera-documentario-na-netflix /tech/2791926/um-dos-casos-mais-mediaticos-de-2023-tera-documentario-na-netflix?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[A estreia de ‘Titan: The OceanGate Disaster’ está marcada para o dia 11 de junho.]]> <![CDATA[

A Netflix confirmou oficialmente o lançamento de um documentário sobre o caso do submarino da OceanGate que, em 2023, ficou destruído após um acidente nas águas do Atlântico Norte.

 

O documentário chamar-se-á ‘Titan: The OceanGate Disaster’ e tem estreia marcada para o dia 11 de junho.

“[O documentário] examina o objetivo do CEO Stockton Rush para se tornar o próximo multimilionário inovador e o empreendimento subaquático condenado que questionou o preço da ambição nas profundezas do oceano”, pode ler-se na sinopse.

Pode ver acima o trailer deste novo documentário da Netflix que, esperemos, ajudará a revelar mais informações sobre um dos casos mais mediáticos do verão de 2023.

Leia Também: Quando estreia 'Rabo de Peixe' na Netflix? Eis o que diz Paolla Oliveira

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 15:10:39
<![CDATA[Ex 5f6j1u autarca que geria Centro de Distribuição em Beja detido por peculato]]> País /pais/2791919/ex-autarca-que-geria-centro-de-distribuicao-em-beja-detido-por-peculato /pais/2791919/ex-autarca-que-geria-centro-de-distribuicao-em-beja-detido-por-peculato?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[As autoridades apreenderam "diversos equipamentos informáticos, avaliados em milhares de euros".]]> <![CDATA[

O gestor do Centro de Distribuição Postal de Beja foi detido, esta quinta-feira, por ser suspeito da prática dos crimes de peculato, furto e violação de correspondência. O Notícias ao Minuto sabe que o homem, de 48 anos, terá também assumido funções autárquicas.

 

O suspeito foi detido após uma denúncia apresentada à Polícia de Segurança Pública (PSP), que detalhava "indícios da prática de diversos crimes por parte de um responsável de uma instituição prestadora de serviços públicos", segundo um comunicado daquela força de segurança.

Nessa linha, as autoridades emitiram quatro mandados de busca domiciliária e um mandado de busca a um automóvel, que resultaram na apreensão de "diversos equipamentos informáticos, avaliados em milhares de euros".

O homem será presente a interrogatório judicial num prazo de 48 horas, para aplicação das medidas de coação.

Esta foi uma ação do Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Beja, através da sua Esquadra de Investigação Criminal.

Leia Também: Adolescente detido por roubar menores após saírem da escola em Cascais

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 15:08:19
<![CDATA[Festival Contrasta em Valença com Delfins a662q Capitão Fausto e Slow J]]> Cultura /cultura/2791865/festival-contrasta-em-valenca-com-delfins-capitao-fausto-e-slow-j /cultura/2791865/festival-contrasta-em-valenca-com-delfins-capitao-fausto-e-slow-j?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[O Festival Contrasta realiza-se a 11 e 12 julho na Fortaleza de Valença e conta com as atuações de Delfins, Jovem Dionísio, Capitão Fausto e Slow J, foi hoje revelado.]]> <![CDATA[

Em comunicado, a Ritmos, organizadora do evento, explica que esta quarta edição se realiza nas Cortinas de São Francisco da Fortaleza de Valença e começa na sexta-feira, com o 'pop rock' português e a "energia intemporal" dos Delfins.

 

Segue-se, também no primeiro dia do festival, o 'indie pop' com uma "sonoridade sonhadora e tropical" dos Jovem Dionísio.

No sábado, sobe ao palco o 'indie rock/pop' dos Capitão Fausto, "com letras introspetivas e poéticas, arranjos simples, mas cativantes".

Fecha o festival Slow J, "o vanguardista da nova geração de artistas portugueses que mistura inovação e emoção nas suas produções, definindo o futuro do cenário musical nacional".

O valor do e geral para os dois dias do festival é 20 euros e o bilhete diário pode ser adquirido por 15 euros, subindo, a partir de 01 de julho, para 25 e 20 euros, respetivamente.

A partir de quinta-feira, 29 de maio, os bilhetes ficam também disponíveis no posto de turismo e na Biblioteca Municipal de Valença.

A fortaleza de Valença é monumento nacional desde 14 de março de 1928 e encontra-se em processo de classificação como Património da Humanidade pela UNESCO.

A muralha tem uma extensão de muralha de 5,5 quilómetros e foi, ao longo dos seus cerca de 700 anos, a terceira mais importante de Portugal.

Leia Também: Imaginarius começa hoje na Feira com 120 horas de espetáculos

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 15:06:39
<![CDATA[Vinho 393e3j queijo e produtos regionais? Encontra-os neste evento em Coimbra]]> Lifestyle /lifestyle/2791905/vinho-queijo-e-produtos-regionais-encontra-os-neste-evento-em-coimbra /lifestyle/2791905/vinho-queijo-e-produtos-regionais-encontra-os-neste-evento-em-coimbra?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[O Convento São Francisco (CSF), em Coimbra, vai receber em junho um evento que, pela primeira vez, une o vinho e o queijo, promovendo a valorização de produtos com Denominação de Origem Controlada e Protegida da região.]]> <![CDATA[

Intitulado 'Prove Vinho & Queijo', este é "o primeiro evento a juntar duas temáticas tão queridas aos portugueses, entre os dias 20 e 22 de junho", revelou hoje o secretário executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, Jorge Brito.

 

A iniciativa "será a evocação de produtos que são mais do que alimentares, que fazem parte do ADN" português, na qual se unem pela primeira vez o PROVERE (Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos) do vinho e o PROVERE do queijo.

Leia Também: Não sabe onde ver o Mundial de Clubes? Aqui consegue beber cerveja grátis

"Esta é oportunidade para dinamizar o turismo, o intercâmbio cultural, promover os produtos, mas também fortalecer a cooperação intermunicipal", sublinhou Jorge Brito.

A ideia é a de que o evento, a partir de 2026, seja itinerante, promovido por diferentes Comunidades Intermunicipais num exercício de governança coletiva, sendo Viseu o destino previsto para o "Prove Vinho & Queijo" do próximo ano.

No Convento São Francisco, estarão presentes 20 produtores de queijo, com Denominação de Origem Protegida (DOP) da Serra da Estrela, Beira Baixa e do Rabaçal, e 30 produtores de vinho, com Denominação de Origem Controlada (DOC) da Bairrada, Dão e Beira Interior.

Leia Também: Feira do Livro e EuroPride integram programação das Festas de Lisboa

Para o presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, Pedro Soares, uma das vantagens do evento é chamar a atenção para os produtos DOC produzidos na região Centro de Portugal.

Os produtos com Denominação de Origem Controlada garantem, no caso do vinho, por exemplo, que as uvas foram produzidas naquele território, sendo esta "muitas vezes a única atividade económica da aldeia", que contribui ainda para "fixar população em territórios de baixa densidade".

Segundo Paula Fazenda, da InovCluster, um dos objetivos do "Prove Vinho & Queijo" é potenciar o consumo de produtos DOP e dar a conhecer o porquê da diferenciação e a importância destes alimentos.

Leia Também: Um celíaco pode comer em qualquer restaurante? Especialista responde

Entre a oferta do evento, estão ainda cinco 'stands' de pão, seis estruturas de 'snack-bar' que serão uma mostra da realidade de cada CIM e a promoção de atividades como 'workshops' e masterclasses, além de um 'sunset' no dia 21, com atuação de DJ.

A iniciativa é de entrada gratuita, sendo necessário adquirir um 'kit' composto por uma tábua e um copo de prova, pelo valor de oito euros.

Vai decorrer nos claustros do Convento São Francisco, entre as 17:00 e as 21:00 no dia 20 de junho, entre as 12:00 e as 21:00 do dia seguinte e, no dia 22, entre as 12:00 e as 19:00.

Leia Também: Mamma mia! Conheça o Bellano, o novo restaurante italiano no Porto

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 15:05:59
<![CDATA[Wall Street mista após aprovação do pacote orçamental de Trump no Congresso]] 1d574a Economia /economia/2791923/wall-street-mista-apos-aprovacao-do-pacote-orcamental-de-trump-no-congresso /economia/2791923/wall-street-mista-apos-aprovacao-do-pacote-orcamental-de-trump-no-congresso?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[A bolsa nova-iorquina abriu hoje mista, depois de o projeto orçamental do Presidente Donald Trump, que inclui um corte de impostos e está a criar receios de forte agravamento do défice público federal, ter ado no Congresso.]]> <![CDATA[

Pelas 14h45 (hora de Lisboa), o Dow Jones oscilava na linha de água, ao recuar 0,01% para 41.852,03 pontos, enquanto o índice alargado S&P 500 cedia 0,11% para 5.838,24 pontos.

 

Já o tecnológico Nasdaq contrariava a tendência e seguia a valorizar-se 0,12% para 18.895,86 pontos.

Na quarta-feira, o índice seletivo Dow Jones Industrial Average recuou 1,91%, o tecnológico Nasdaq perdeu 1,41% e o alargado S&P500 desvalorizou 1,61%.

A Câmara dos Representantes do Congresso dos EUA aprovou o projeto de lei de orçamento, que tenta cumprir promessas de campanha do Presidente Donald Trump, como o alargamento de isenções fiscais.

O projeto de lei segue agora para o Senado, onde os republicanos já sinalizaram a sua intenção de fazer alterações significativas, mantendo a incerteza sobre o destino final deste documento emblemático para o Presidente norte-americano.

A vertente fiscal deste plano, como foi apresentado por Trump, poderia agravar o défice em cerca de 3,8 mil milhões de dólares, segundo uma agência não partidária do Congresso.

Numerosos analistas não esperam que a redução de despesas previstas no texto baste para compensar as decidas de impostos.

Leia Também: Wall Street fecha em forte baixa a acusar projeto de orçamento do governo Trump

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 15:05:39
<![CDATA[Manuela Ferreira Leite vai ser mandatária da candidatura de Marco Almeida]] 382t6b Política /politica/2791925/manuela-ferreira-leite-vai-ser-mandataria-da-candidatura-de-marco-almeida /politica/2791925/manuela-ferreira-leite-vai-ser-mandataria-da-candidatura-de-marco-almeida?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[A antiga presidente social-democrata Manuela Ferreira Leite vai ser a mandatária da candidatura de Marco Almeida à presidência da Câmara Municipal de Sintra, nas próximas eleições autárquicas, anunciou hoje o candidato do PSD.]]> <![CDATA[

"A antiga líder do PSD junta-se à candidatura reconhecendo a ligação de Marco Almeida a Sintra e por ter confiança na sua capacidade e experiência", considerou a candidatura "Sempre com os Sintrenses".

 

A candidatura do antigo vereador social-democrata, em comunicado, destacou que Ferreira Leite, "figura incontornável da vida pública portuguesa, reconhecida pelo empenho e sentido de responsabilidade", associa-se "a um projeto que considera sólido, liderado por alguém com provas dadas no concelho".

"Aceitei ser mandatária porque reconheço em Marco Almeida um autarca experiente, com provas dadas e com uma boa estratégia para o concelho. Num tempo em que a política exige ambição e compromisso com o bem comum, é com convicção que me junto a um projeto que coloca os sintrenses em primeiro lugar", afirmou Manuela Ferreira Leite, citada na nota.

Para Marco Almeida, também citado no comunicado, a antiga ministra da Educação, de Cavaco Silva, e das Finanças, de Durão Barroso, "é uma referência nacional" e "tê-la como mandatária é uma honra e uma responsabilidade acrescida".

"Somos um projeto agregador, que valoriza a experiência, que escuta a comunidade e que constrói soluções com base naquilo que realmente importa para os sintrenses", acrescentou.

O antigo vereador social-democrata vai concorrer pela terceira vez à presidência da Câmara de Sintra, após ter sido eleito em 2001 na lista do PSD liderada por Fernando Seara, exercendo o cargo de vice-presidente durante 12 anos.

Nos executivos liderados por Seara, assumiu as competências nas áreas da Educação, Saúde, Ação Social, Desporto, Habitação, Proteção Civil, Ambiente, Intervenção Urbana, Juventude e coordenação com as freguesias.

Nas eleições de 2013, encabeçou a lista do Movimento Independente Autárquico "Sintrenses com Marco Almeida", numa candidatura contra o PSD, tendo sido eleito vereador e desempenhado o cargo em regime de não permanência. Cessou a filiação social-democrata em fevereiro de 2014.

Nas eleições seguintes, em 2017, voltou a ser cabeça de lista à Câmara de Sintra, então como independente na coligação "Juntos pelos Sintrenses", de PSD, CDS-PP, PPM e MPT - com o antigo líder democrata-cristão José Ribeiro e Castro a liderar a lista à Assembleia Municipal -, mas voltou a perder perante Basílio Horta, pelo PS, mantendo-se como vereador e regressando em agosto de 2018 ao PSD.

Em termos partidários, foi eleito conselheiro distrital da JSD e delegado à Assembleia de Militantes de Lisboa do PSD, e conselheiro e vogal da Comissão Política Nacional presidida por Manuela Ferreira Leite, entre 2008 e 2010.

Marco Paulo Caldeira de Almeida, natural do Lobito (Angola), 55 anos, é licenciado em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas na Universidade Nova de Lisboa, com pós-graduação em Ciências do Ramo de Formação Educacional, e desde novembro de 2017 exerce funções de vogal no conselho de gestão da Escola Superior de Saúde de Alcoitão, instituição do universo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Professor de profissão, esteve colocado em várias escolas públicas e ingressou no PSD em 17 de dezembro de 1992 na secção do Cacém, integrando no ano seguinte o executivo da Junta de Freguesia de Agualva-Cacém.

A Câmara de Sintra é liderada pelo PS, que nas eleições de 2021 obteve cinco mandatos, tendo a coligação encabeçada pelo social-democrata Ricardo Batista Leite conseguido quatro eleitos. O Chega elegeu Nuno Afonso, que entretanto ou a vereador independente, e a CDU viu ser eleito Pedro Ventura.

As eleições autárquicas estão previstas decorrer entre setembro e outubro.

Leia Também: Lacerda Sales deixa Assembleia Municipal de Leiria após autárquicas

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 15:05:18
<![CDATA[Oficial 296ak Luka Modric deixa Real Madrid após o Mundial de Clubes]]> Desporto /desporto/2791922/oficial-luka-modric-deixa-real-madrid-no-final-da-epoca /desporto/2791922/oficial-luka-modric-deixa-real-madrid-no-final-da-epoca?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Médio croata anunciou saída nas redes sociais. ]]> <![CDATA[

Luka Modric anunciou, esta quinta-feira, que vai deixar o Real Madrid no final da temporada, assim que esteja finalizada a participação no Mundial de Clubes. O médio croata deixa, assim, o Santiago Bernabéu ao fim de 12 anos. 

 

"Chegou o momento que nunca quis que chegasse, mas o futebol é assim e na vida tudo tem um princípio e um fim... No sábado jogarei o meu último jogo no Santiago Bernabéu", começou por escrever Modric, numa longa mensagem que prossegue. 

"Cheguei em 2012 com a ambição de vestir a camisola da melhor equipa do mundo e com a ambição de fazer coisas grandes, mas não posso imaginar o que vem depois. Jogar no Real Madrid mudou a minha vida como futebolista e como pessoa", apontou o internacional croata. 

"Sinto-me orgulhoso por ter feito parte das épocas com mais êxito do melhor clube da história. Quero agradecer de coração ao clube, em especial ao presidente Florentino Pérez, aos meus companheiros, aos treinadores e a toda a gente que me ajudou durante este tempo todo", vincou Modric, explicando que apenas deixará Madrid após a participação no Mundial de Clubes. 

"Vou com o coração cheio. Cheio de orgulho, gratidão e de recordações memoráveis. E mesmo que depois do Mundial de Clubes já não vista a camisola no relvado, serei sempre madridista. O Real Madrid será sempre a minha casa. Para toda a vida", rematou.

Refira-se que o último jogo de Modric pelo Real Madrid no Bernabéu acontece no domingo, diante da Real Sociedad, e contará com uma cerimónia de despedida organizada pelo clube merengue. 

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 15:03:23
<![CDATA[Quissanga ficou sem infraestruturas do Estado]] 2r3v3d Mundo /mundo/2791904/quissanga-ficou-sem-infraestruturas-do-estado /mundo/2791904/quissanga-ficou-sem-infraestruturas-do-estado?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[O de Quissanga, na província moçambicana de Cabo Delgado, reconheceu hoje que não há uma única infraestrutura do Estado em condições de funcionamento naquele distrito, um dos mais fustigados pelos ataques de extremistas.]]> <![CDATA[

"O distrito não tem sequer uma infraestrutura para funcionar. Não tem", disse Sidónio Lindo aos jornalistas, em Pemba, à margem da IV sessão do Observatório de Desenvolvimento de Cabo Delgado, tendo lamentado a atual situação vivida no distrito.

 

"Os terroristas deitaram abaixo todas as infraestruturas (...) e isto impacta negativamente no funcionamento da istração pública no distrito. E como consequência estamos a trabalhar na cidade de Pemba há sensivelmente um ano. Mas os esforços estão a ser desenvolvidos na perspetiva de voltarmos a breve trecho, mesmo que seja com base em tendas", apontou.

O objetivo a por tentar reabilitar algum espaço para progressivamente ter os serviços do Estado a funcionar de novo no distrito: "É esta a aposta que nós temos este ano para ver se conseguimos, pelo menos, reabilitar uma infraestrutura, para voltarmos a ter o distrito sob controlo. Sobretudo, para a retoma da máquina istrativa".

Sidónio Lindo garante que até já ou o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para tentar ter contentores no distrito, que permitam instalar alguns serviços do Estado.

Desde outubro de 2017, a província de Cabo Delgado, rica em gás, enfrenta uma rebelião armada com ataques reclamados por movimentos associados ao grupo extremista Estado Islâmico.

O último grande ataque deu-se em 10 e 11 de maio de 2024, à sede distrital de Macomia, com cerca de uma centena de insurgentes a saquearem a vila, provocando vários mortos e fortes combates com as Forças de Defesa e Segurança de Moçambique e militares ruandeses, que apoiam Moçambique no combate aos rebeldes.

Só em 2024, pelo menos 349 pessoas morreram em ataques de grupos extremistas islâmicos no norte de Moçambique, um aumento de 36% face ao ano anterior, segundo estudo divulgado pelo Centro de Estudos Estratégicos de África (ACSS), uma instituição académica do Departamento de Defesa do Governo norte-americano.

Atualmente, explicou o de Quissanga, há apenas duas aldeias totalmente abandonadas, em ambos os casos pela proximidade ao vizinho distrito de Macomia, como é o caso de Namaluco.

"É o local de entrada dos terroristas quando saem do vizinho distrito de Macomia. Então é uma aldeia que não temos nenhum habitante. E depois também temos outra aldeia próxima também a Namaluco, que também não temos lá nenhum habitante por força da movimentação de terroristas exatamente naqueles dois locais. E por ser próximo ao limite entre Macomia e Quissanga", detalhou.

Garantiu que os responsáveis e trabalhadores do Estado têm estado no terreno, mas deslocando-se a Quissanga "em equipas".

"Vamos lá, trabalhamos e voltamos [para Pemba]. Tanto é que as organizações governamentais, nacionais e estrangeiras também estão a operar em toda a dimensão territorial do nosso distrito. O que estamos à espera é da criação de condições, sobretudo na reabilitação de infraestruturas", disse.

A expectativa é avançar com algumas infraestruturas este ano, face à melhoria das condições de segurança.

"Pensamos que este ano, com o mudar da situação, provavelmente poderemos retomar a reconstrução das infraestruturas do Estado", concluiu.

Leia Também: Moçambique apreendeu droga avaliada em 22,5 milhões de euros em 2024

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 15:01:04
<![CDATA[Autoridade Palestiniana estima 20.000 mortes não registadas em Gaza]] 1p5q5 Mundo /mundo/2791913/autoridade-palestiniana-estima-20000-mortes-nao-registadas-em-gaza /mundo/2791913/autoridade-palestiniana-estima-20000-mortes-nao-registadas-em-gaza?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[O ministro da Saúde da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), , estimou hoje que entre 10.000 e 20.000 mortes estão por identificar e incluir no número de 53.000 registado no conflito entre Israel e Hamas.]]> <![CDATA[

"Há muito mais pessoas não identificadas, entre 10.000 e 20.000, que não declaramos [oficialmente], mas que são reais", sublinhou Maged Abu Ramadan, médico oftalmologista e antigo presidente da câmara de Gaza, entre 2005 e 2008, que se encontra em Genebra a participar na assembleia anual da Organização Mundial de Saúde (OMS), onde estão a ser discutidas várias resoluções relacionadas com os territórios palestinianos ocupados.

 

"Muito não estão identificados porque não dispomos de dados essenciais suficientes sobre eles, como documentos de identidade e data de morte, entre outros. Mas há muito mais pessoas não identificadas", disse o ministro, 

Abu Ramadan disse que aos 53.000 mortos totalmente identificados e aos 20.000 por identificar devem ser acrescentados "milhares de desaparecidos, que não sabemos se estão sob os escombros ou detidos por Israel".

O ataque sem precedentes a Israel perpetrado pelo movimento islamita palestiniano Hamas a 07 de outubro de 2023, causou a morte de 1.218 pessoas do lado israelita, na sua maioria civis, segundo uma contagem da AFP baseada em dados oficiais. 251 pessoas foram raptadas.

A campanha de retaliação israelita causou pelo menos 53.762 mortos em Gaza, a maioria dos quais civis, segundo dados do Ministério da Saúde do Hamas, considerados fiáveis pela ONU.

Leia Também: P pede fim de "profundo estado de hipocrisia" de Portugal sobre Gaza

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 15:00:01
<![CDATA[Polícia come picanha 3r6a1u bebe mais de 10 cervejas e recusa pagar. Foi detido]]> Mundo /mundo/2791897/policia-come-picanha-bebe-mais-de-10-cervejas-e-recusa-pagar-foi-detido /mundo/2791897/policia-come-picanha-bebe-mais-de-10-cervejas-e-recusa-pagar-foi-detido?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[O homem recusou pagar e usou, como argumento, o facto de "ser da Polícia Federal".]]> <![CDATA[

Um agente da Polícia Federal brasileira comeu picanha e bebeu mais de dez cervejas num restaurante no Distrito Federal, no Brasil, mas no final recusou pagar a conta de 178 reais (27,73 euros) e acabou detido.

 

O caso aconteceu a 11 de março, no restaurante Fausto & Manoel, mas só foi tornado público agora, depois de a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) divulgar a abertura de um inquérito e o Ministério Público acusar o agente Eduardo Júnior dos crimes de fraude, ameaça, desacato, desobediência e recusa em fornecer dados.

Segundo a investigação, citada pelo jornal brasileiro Metrópoles, o polícia chegou ao restaurante acompanhado por um amigo, com quem bebeu apenas cervejas. A conta ficou no valor de 156,64 reais (24,40 euros) e foi paga.

Depois de o amigo do agente sair, Eduardo Júnior permaneceu no estabelecimento e fez um novo pedido, que incluiu picanha e mais sete cervejas, numa conta que ficou no valor de 178,42 reais (27,73 euros).

Quando o valor foi cobrado, o polícia, visivelmente bêbedo, ficou nervoso e recusou pagar por "ser da Polícia Federal" e saber como funcionavam "essas pilantragens de bar".

Já na esquadra, após a detenção, o agente mostrou-se agressivo, recusou identificar-se ou dar o o de algum familiar.

O caso está em tribunal e o arguido será julgado em breve.

Leia Também: Lucros da Cervejas de Moçambique triplicam num ano e chegam a 24 milhões

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 14:59:51
<![CDATA[Ex 5f6j1u motorista de Cabrita diz que desconhece velocidade a que ia na A6]]> País /pais/2791911/ex-motorista-de-cabrita-diz-que-desconhece-velocidade-a-que-ia-na-a6 /pais/2791911/ex-motorista-de-cabrita-diz-que-desconhece-velocidade-a-que-ia-na-a6?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[O ex-motorista do antigo ministro Eduardo Cabrita alegou hoje que desconhece a velocidade a que conduzia o veículo, aquando do atropelamento mortal de um trabalhador na A6, e que se apercebeu das obras momentos antes do embate.]]> <![CDATA[

Na primeira sessão do julgamento no Tribunal de Évora, o ex-motorista do então ministro da istração Interna Marco Pontes, que responde pelo crime de homicídio por negligência grosseira, disse não ter noção da velocidade a que seguia o carro.

 

E, quando questionado pela juíza Vanda Simões sobre a velocidade de 155 quilómetros por hora apurada por uma perícia, referiu que não tem a perceção de que ia a essa velocidade e que até "circulava devagar nas condições em que ia".

O arguido esclareceu o tribunal que ninguém lhe deu instruções sobre a velocidade do carro, onde seguia o então ministro da istração Interna Eduardo Cabrita, após uma deslocação a Portalegre, e que não tinha pressa para chegar a Lisboa.

A audiência de julgamento arrancou com uma declaração do advogado de defesa, António Samara, que salientou que o peão circulava de costas para o trânsito e que o condutor travou e buzinou, concluindo que "não houve tempo para o motorista evitar o embate, nem o peão o conseguiu evitar".

Depois, questionado pela magistrada que está a julgar o caso, Marco Pontes descreveu a forma como ocorreu o acidente, salientando que foi surpreendido pela presença do peão "a meio da faixa" da esquerda da autoestrada, em que seguia.

"Vejo o peão, travo e buzino", mas "o peão, ao ouvir, vira-se e tenta ir para a sua esquerda, para a berma da autoestrada", mas depois, acaba por se dirigir "para o separador central e é quando se dá o embate", relatou.

O antigo motorista explicou que o carro que conduzia circulava na faixa da esquerda da autoestrada e à frente de outros dois da mesma comitiva, numa formação triangular, o que justificou com as regras estabelecidas pela segurança.

"Das milhares de comitiva em que participei como motorista, é esta a formação usada e são as indicações que nos dão", sublinhou.

Questionado sobre se havia sinalização dos trabalhos na autoestrada, Marco Pontes respondeu que "os únicos sinais eram os que estavam acoplados na carrinha" de transporte dos trabalhadores.

"Vi a carrinha na altura do embate, naqueles milésimos de segundo", argumentou.

Já em relação ao trabalhador atropelado, o arguido disse que vestia "farda cinzenta, que estava suja", e itiu que pudesse ter "algumas faixas refletoras na roupa".

Marco Pontes, que deixou de ser motorista do Ministério da istração Interna em 2022, itiu que, olhando agora para o que aconteceu, "não teria feito nada de diferente para evitar o embate".

O único arguido do processo contou que, após o atropelamento, os elementos da segurança transportaram o ministro noutro veículo e que ele se manteve dentro do carro por estar "em choque e transtornado"

"Pensei logo que aquele acontecimento me tinha destruído a minha vida", confessou Marco Pontes, que tem, desde então, acompanhamento psicológico e psiquiátrico após lhe ter sido diagnosticado 'stress' pós-traumático.

Nesta sessão de julgamento, a mulher e as duas filhas prestaram declarações em tribunal sobre as consequências da morte do homem para a família.

No final da sessão, o advogado da família, José Joaquim Barros, revelou aos jornalistas que vai haver uma tentativa para um acordo entre a família do trabalhador que morreu e uma seguradora sobre o pedido de indemnização cível.

O caso remonta a 18 de junho de 2021, quando a viatura oficial em que seguia Eduardo Cabrita, conduzida por Marco Pontes, atropelou mortalmente Nuno Santos, de 43 anos, trabalhador de uma empresa que fazia a manutenção da A6, ao quilómetro 77,6 da via, no sentido Estremoz-Évora.

O Ministério Público acusou, no dia 03 de dezembro de 2021, Marco Pontes de homicídio por negligência, tendo, nesse mesmo dia, o então ministro da istração Interna apresentado a sua demissão do cargo.

Leia Também: Atropelamento mortal na A6? Advogados lamentam ausência de Cabrita

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 14:58:39
<![CDATA[Após final perdida 2u3p2z Evra deixa mensagem a Amorim (vestido à Benfica)]]> Desporto /desporto/2791906/apos-final-perdida-evra-deixa-mensagem-a-amorim-vestido-a-benfica /desporto/2791906/apos-final-perdida-evra-deixa-mensagem-a-amorim-vestido-a-benfica?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Antigo jogador francês continua a acreditar no sucesso do treinador português. ]]> <![CDATA[

Patrice Evra recorreu, na tarde desta quinta-feira, às redes sociais para deixar uma mensagem de apoio a Ruben Amorim, horas depois de o Manchester United perder a final da Liga Europa frente ao Tottenham (0-1).

 

O antigo jogador francês dos red devils felicitou os spurs, mas mostrou-se confiante de que Amorim encontrará o sucesso em Old Trafford. 

"Parabéns Tottenham, muito feliz por ti irmão Son Heung Min. Ruben, o teu sucesso vai chegar. Sinto isso", escreveu Evra, recorrendo a uma fotografia antiga de um embate entre Benfica e Manchester United para a Liga dos Campeões, no Estádio da Luz. 

Leia Também: Revolução? Os jogadores do Manchester United que estão na porta de saída

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 14:51:42
<![CDATA[Lacerda Sales deixa Assembleia Municipal de Leiria após autárquicas]] 4744w País /pais/2791901/lacerda-sales-deixa-assembleia-municipal-de-leiria-apos-autarquicas /pais/2791901/lacerda-sales-deixa-assembleia-municipal-de-leiria-apos-autarquicas?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[O presidente da Assembleia Municipal de Leiria, António Lacerda Sales, disse hoje que vai deixar a vida autárquica após as próximas eleições, mas rejeitou despedir-se da vida cívica ou política.]]> <![CDATA[

"Não vou abandonar a vida política, vou abandonar, neste momento, a vida autárquica, porque não me vou recandidatar a presidente da Assembleia Municipal de Leiria", afirmou à agência Lusa Lacerda Sales, eleito pelo PS, defendendo que estas funções "devem ser rotativas".

 

Lacerda Sales, antigo secretário de Estado da Saúde, adiantou que este mandato autárquico foi difícil.

"Comecei em 2021, ainda tinha responsabilidades exigentes no Ministério da Saúde. Tivemos de ultraar uma pandemia que terminou em 2023 oficialmente, embora em 2022 já fosse descendente, mas foi, de facto, um mandato muito difícil, com os dois primeiros anos muito difíceis", declarou, reconhecendo que os restantes foram "mais estáveis".

O presidente da Assembleia Municipal de Leiria referiu ainda que entendeu dever dar oportunidade a outra pessoa, explicando que há "pessoas mais novas também muito qualificadas para desempenhar a função".

"Por isso, com muita tranquilidade e com muita serenidade, despedi-me hoje da Assembleia Municipal, não me despedi nem da vida cívica, nem da vida política e, portanto, cá estarei para aquilo que o país precisar sempre de mim e a cidade de Leiria também", assegurou.

Questionado se não fecha a porta a uma nova candidatura, Lacerda Sales garantiu que tal não está nos seus horizontes, assegurando que, neste momento, não tem "nenhuma agenda política".

Lacerda Sales foi constituído arguido em junho de 2024, no âmbito da investigação ao caso das gémeas que foram tratadas no Hospital Santa Maria, em Lisboa.

Em causa está o tratamento, em 2020, de duas gémeas residentes no Brasil, que adquiriram nacionalidade portuguesa, com o medicamento Zolgensma. Com um custo total de quatro milhões de euros (dois milhões de euros por pessoa), este fármaco tem como objetivo controlar a propagação da atrofia muscular espinal, uma doença neurodegenerativa.

Sobre o processo judicial, o antigo governante disse que "mantém a sua fase de inquérito" e, quanto à dimensão política -- originou uma comissão parlamentar de inquérito -, é seu entendimento de que "foi um não assunto, transformado em caso", acabando por ser uma "inutilidade política".

"E do ponto de vista ético, eu penso que respeito, sinceramente, tudo aquilo que são a equidade, a justiça, o o à saúde e as decisões clínicas e é nessa base que eu entendo esta matéria", sustentou, dizendo aguardar, com serenidade, a finalização do processo judicial.

Por outro lado, assegurou que esta investigação nada tem a ver com a decisão de deixar a vida autárquica após as próximas eleições, previstas para setembro ou outubro, esclarecendo que regressou ao Serviço Nacional de Saúde, retomando a atividade médica no Hospital de Santo André, em Leiria.

No discurso, na sessão comemorativa do Dia do Município, Lacerda Sales referiu que o momento era o "fecho de um ciclo", pois este é o seu "último 22 de maio enquanto presidente da Assembleia Municipal de Leiria".

Leia Também: Batalha estreia festival dedicado à literatura em todas as suas formas

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 14:50:36
<![CDATA[Acidente condiciona trânsito na 2.ª Circular na zona do Campo Grande]] 6i1n5i País /pais/2791910/acidente-com-varias-viaturas-corta-transito-na-2-circular /pais/2791910/acidente-com-varias-viaturas-corta-transito-na-2-circular?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Acidente ocorreu no sentido Benfica-Aeroporto.]]> <![CDATA[

Um acidente que envolveu várias viaturas está a condicionar a 2.ª Circular no sentido Benfica-Aeroporto.

 

As imagens foram publicadas na página de Facebook 'Vigilantes da Estrada', especializada em situações de trânsito.

Ao Notícias ao Minuto, a Polícia de Segurança Pública (PSP) indicou que o acidente ocorreu na "zona do Campo Grande" e que a faixa da esquerda já está a circular - pelo que a 2.ª Circular já não está totalmente cortada.

O trânsito estará muito condicionado.

[Notícia atualizada às 14h59]

Leia Também: Choque em cadeia com seis carros faz dois feridos na Ponte 25 de Abril

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 14:50:00
<![CDATA[Funeral de militar da Força Aérea que morreu em base da NATO é sábado]] 4s25o País /pais/2791874/funeral-de-militar-da-forca-aerea-que-morreu-em-base-da-nato-e-sabado /pais/2791874/funeral-de-militar-da-forca-aerea-que-morreu-em-base-da-nato-e-sabado?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Marcelo lamentou morte de jovem de 19 anos, residente em Mafra.]]> <![CDATA[

O funeral do militar, de 19 anos, que morreu na base da NATO em Oeiras, na segunda-feira, realiza-se este sábado.

 

O jovem estava de serviço quando foi encontrado sem vida, na segunda-feira. 

Segundo a funerária responsável pelo último adeus ao jovem natural de Mafra, o velório realiza-se esta sexta-feira, pelas 17h30, na Capela da Ervideira.

O funeral está agendado para o dia seguinte, às 14h30. Martim será sepultado no Cemitério de Enxara do Bispo.

Recorde-se que as circunstâncias da sua morte estão a ser investigadas pela Polícia Judiciária Militar, embora não existam indícios de intervenção de terceiros.

Leia Também: Marcelo lamenta morte de militar da Força Aérea e envia pêsames à família

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 14:49:17
<![CDATA[Trabalhadores de instituições de solidariedade em greve no próximo sábado]] 4ui4d País /pais/2791900/trabalhadores-de-instituicoes-de-solidariedade-em-greve-no-proximo-sabado /pais/2791900/trabalhadores-de-instituicoes-de-solidariedade-em-greve-no-proximo-sabado?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Os trabalhadores das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) anunciaram uma greve de 24 horas, no próximo sábado, para exigirem um aumento dos salários de pelo menos 80 euros e 35 horas de trabalho semanais.]]> <![CDATA[

"Após três meses de negociações, a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) volta a propor salários mínimos para trabalhadores de exigência máxima. Por isso, voltamos à rua", refere o comunicado do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal(Cesp) no qual é anunciada a paralisação.

 

A coordenadora do Cesp, Ana Paula Quintela, disse hoje à Lusa que trabalham 200.000 pessoas nas IPSS e que nas negociações foram feitas "propostas de salários mínimos ou pouco mais do que isso".

A dirigente considerou que os trabalhadores se queixam de serem vistos como trabalhadores de pouca importância pela CNIS e pelo governo.

O sindicato referiu outras exigências como "a semana das 35 horas de trabalho para todos" e o "direito à conciliação dos horários de trabalho com a vida familiar"

A responsável apontou que os horários dos profissionais oscilam entre as 40 e 37 horas semanais.

Os trabalhadores lutam ainda pelo complemento do trabalho aos domingos, sublinhado que a renumeração ao domingo é paga como se fosse um dia da semana, segundo a coordenadora.

Ana Paula Quintela afirmou que os feriados também são pagos como se fossem um dia normal.

As principais dificuldades dos trabalhadores são os baixos salários, os horários desregulados e o trabalho nos feriados não ser reconhecido nem ser pago, assinalou a dirigente.

"A rotação de escalas [horários], causa-lhes grande desgaste físico e psicológico", indicou Ana Paula Quintela, referindo-se aos funcionários.

A valorização das carreiras e profissões dos trabalhadores das IPSS também é uma das revindicações e o fim da discriminação salarial dos educadores de infância, nas creches, também fazem parte da lista de exigências.

O sindicato espera ganhar visibilidade com a greve e uma manifestação, perante as entidades que são responsáveis pelas "condições de trabalho dos funcionários", segundo a coordenadora.

A dirigente referiu que os trabalhadores de apoio que prestam cuidados diretamente ao utente também recebem o salário mínimo, sublinhando que os funcionários de apoio representam um grande número no setor, ou seja, ajudantes de ação direta, auxiliares de ação educativa, trabalhadores de serviços gerais.

A manifestação começa às 11:00 na Estação de S. Bento, no distrito do Porto, indica a nota.

As IPSS são instituições constituídas por organismos particulares, sem fins lucrativos e que não sejam istradas pelo Estado para dar apoio a crianças, jovens, idosos e famílias, em questões como saúde, educação, formação profissional e habitação, sendo que a CNIS é a organização confederada das IPSS.

Leia Também: Trabalhadores de IPSS no Governo dos Açores sem equiparação a colegas

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 14:47:39
<![CDATA[Após ataque nos EUA 101b17 Israel 'atira' à UE. O que se sabe sobre assassínio?]]> Mundo /mundo/2791867/apos-ataque-nos-eua-israel-atira-a-ue-o-que-se-sabe-sobre-assassinio /mundo/2791867/apos-ataque-nos-eua-israel-atira-a-ue-o-que-se-sabe-sobre-assassinio?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Das vítimas ao suspeito, eis tudo o que se sabe sobre o assassínio de dois funcionários da embaixada de Israel em Washington.]]> <![CDATA[

O assassínio, na quarta-feira à noite, de dois funcionários da embaixada de Israel em Washington, tem marcado as últimas horas, gerando inúmeras reações. Israel considerou que o ataque "ligação direta" ao incitamento ao ódio antissemita e anti-israelita e deixou críticas à Europa, onde vários países já se pronunciaram e condenaram o sucedido. O que se sabe até agora?

 

O ataque aconteceu quando os dois funcionários saíam de um evento no Museu Judaico, por volta das 21h15 (02h15 de quinta-feira em Lisboa). A chefe da Polícia de Washington, Pamela Smith, disse, em conferência de imprensa, que o suspeito aproximou-se de um grupo de quatro pessoas e disparou uma arma de fogo.

O suspeito foi observado a caminhar junto à porta do museu antes do ataque, entrou no museu após ter efetuado os disparos e foi detido pelos elementos de segurança do evento, disse ainda Pamela Smith. Já sob custódia policial, o homem gritou "Palestina livre, livre".

Antes da detenção, note-se, o alegado atirador, já identificado pelas autoridades como Elias Rodriguez, de 30 anos, de Chicago, foi confundido com uma vítima e recebido no museu.

"Eram por volta das 21h07 (no horário local, 02h07 em Lisboa) quando ouvimos tiros. Depois, um homem entrou, parecia muito perturbado e as pessoas estavam a falar e a tentar acalmá-lo. Finalmente, veio até onde eu estava sentada e eu perguntei: 'Precisas de água? Estás bem?'", relatou hoje Katie Kalisher à imprensa norte-americana.

Após os disparos, "o segurança deixou-o entrar. Acho que pensaram que era uma vítima. Estava encharcado pela chuva, claramente em choque. (...) Algumas pessoas no evento trouxeram-lhe água. Fizeram-no sentar-se. Perguntaram-lhe: 'Estás bem? Magoaste-te? O que aconteceu?'. O homem disse: 'chamem a polícia'", disse Yoni Kalin.

Depois, contam estas duas testemunhas, pegou num 'keffiyeh' - lenço típico do Médio Oriente - e assumiu a responsabilidade pelo ataque, sem demonstrar qualquer violência. "Fiz isto, fiz isto por Gaza", disse, de acordo com a Katie Kalisher.

Segundo Yoni Kalin, o atirador gritou "Só há uma solução, a revolução da Intifada", antes de ser retirado do edifício a gritar "Palestina Livre".

O indivíduo foi depois interrogado pelo FBI.

O procurador dos Estados Unidos em Washington vai ficar responsável pelo caso.

Homicídio em Washington? Extremista confundido inicialmente com vítima

Homicídio em Washington? Extremista confundido inicialmente com vítima 443r3l

O homem que matou duas pessoas a tiro perto do Museu Judaico de Washington na quarta-feira à noite foi inicialmente confundido com uma vítima e recebido no museu, disseram testemunhas citadas hoje pela imprensa.

Lusa | 11:42 - 22/05/2025

Vítimas eram casal e uma delas tinha também nacionalidade alemã

Os dois funcionários assassinados foram identificados como Yaron Lischinsky e Sarah Milgrim. Eram um casal e iam oficializar o noivado, na próxima semana, em Jerusalém.

Esta informação foi revelada, em conferência de imprensa por Yechiel Leiter, embaixador de Israel nos Estados Unidos. "O jovem comprou um anel esta semana com a intenção de pedir a sua namorada em casamento na próxima semana em Jerusalém", disse.

A embaixada, refira-se, já tinha divulgado um comunicado no qual destacavam que Yaron e Sarah "estavam no auge das suas vidas". 

"Toda a equipa da embaixada está de coração partido e devastada pelo seu assassínio. Não há palavras para expressar a profundidade da nossa dor e horror perante esta perda devastadora", dizia a nota. 

Yaron Lischinsky tinha 28 anos e trabalhava no departamento político da Embaixada de Israel. Tinha um mestrado em Governo, Diplomacia e Estratégia pela Universidade de Reichman e uma licenciatura em Relações Internacionais pela Universidade Hebraica.

Milgrim, cuja idade não é conhecida, trabalhava no departamento de diplomacia pública e tinha um mestrado em estudos internacionais pela American University e um mestrado adicional em recursos naturais e desenvolvimento sustentável pela Universidade Para a Paz. 

O antigo embaixador israelita Mike Herzog disse à Rádio do Exército israelita que a mulher morta era uma funcionária norte-americana da embaixada e o homem era israelita, mas também tinha nacionalidade alemã.

Há seis meses, o jovem casal conheceu o presidente israelita, Isaac Herzog, durante uma viagem a Washington. 

Numa mensagem publicada no X, Herzog descreveu os jovens como "flores" que foram "arrancadas". "Mesmo antes de poderem ficar noivos e construir uma vida juntos", lamentou. 

"Em vez de vos acompanharmos ao altar, acompanhamos-vos à sepultura" ur2c

Yaron Lischinsky tinha comprado anel de noivado à namorada e iam oficializar o noivado.

Notícias ao Minuto com Lusa | 12:11 - 22/05/2025

Israel acusa europeus de incitarem ao ódio após atentado nos EUA

O chefe da diplomacia israelita, Gideon Saar, acusou, entretanto, os países europeus de "incitarem ao ódio". 

"Existe uma ligação direta entre o incitamento ao ódio antissemita e anti-israelita e este assassinato", afirmou Saar numa conferência de imprensa em Jerusalém.

"Este incitamento vem também de dirigentes e funcionários de muitos países e organizações internacionais, nomeadamente da Europa", acrescentou, citado pela agência de notícias -Presse.

Israel acusa europeus de incitarem ao ódio após atentado nos EUA

Israel acusa europeus de incitarem ao ódio após atentado nos EUA g551t

O chefe da diplomacia israelita, Gideon Saar, acusou hoje os países europeus de "incitarem ao ódio" após a morte a tiro de dois funcionários da embaixada de Israel em Washington.

 Lusa | 10:29 - 22/05/2025

Este ataque ocorreu num momento em que o Governo israelita é alvo de crescentes críticas internacionais pela condução da ofensiva na Faixa de Gaza.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, disse que ordenou o reforço das medidas de segurança nas missões diplomáticas israelitas no mundo, na sequência do assassinato. 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também reagiu e qualificou como horrível o sucedido. Na mesma mensagem, Donald Trump disse que o ódio e o radicalismo não têm lugar nos EUA.

A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Kaja Kallas, disse estar chocada, vincando que não há "lugar para o ódio e o extremismo". A par disso, vários líderes europeus também já condenaram o sucedido. Em Portugal, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, condenou "profundamente" as mortes e falou num ato baseado num antissemitismo que tem vindo a aumentar.

"Condenamos profundamente" o ataque, disse o ministro, adiantado que a posição de Portugal já foi transmitida às autoridades israelitas.

"É inaceitável. Por um lado, porque é um ato antissemita e, por outro, porque viola a Convenção de Viena" que protege os diplomatas, argumentou.

Para Paulo Rangel, o ataque mostra que "o ódio está a aumentar de parte a parte" devido ao conflito entre Israel e o grupo islamita palestiniano Hamas na Faixa de Gaza.

"Condenamos profundamente" morte de funcionários de embaixada israelita 523y6n

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, condenou hoje o assassínio na quarta-feira à noite de dois funcionários da embaixada de Israel em Washington, considerando-o um ato baseado num antissemitismo que tem vindo a aumentar.

Lusa | 12:13 - 22/05/2025

Leia Também: Identificados funcionários de Israel mortos. Yaron e Sarah iam casar-se

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 14:46:39
<![CDATA[Homem que limpou apartamento onde Mónica terá sido morta já foi ouvido]] 4l4qd País /pais/2791899/homem-que-limpou-apartamento-onde-monica-tera-sido-morta-ja-foi-ouvido /pais/2791899/homem-que-limpou-apartamento-onde-monica-tera-sido-morta-ja-foi-ouvido?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[O homem que foi contratado para proceder à limpeza de um apartamento na Torreira, no concelho da Murtosa, onde terá ocorrido o homicídio de Mónica Silva, foi inquirido hoje de manhã no Tribunal de Aveiro.]]> <![CDATA[

A quarta sessão do julgamento, que está a decorrer à porta fechada, começou com a continuação da inquirição da sobrinha de Mónica Silva, a mulher grávida da Murtosa que terá sido morta por Francisco Valente em outubro de 2023.

 

Seguiu-se o homem que foi contratado para proceder à limpeza da casa da família de Francisco Valente, na Torreira, onde a acusação diz que o crime ocorreu.

À saída para a pausa do almoço, o advogado Falé de Carvalho disse que a testemunha confirmou que esteve a limpar o apartamento e contou detalhes dessa limpeza, sem se referir, contudo, a uma "limpeza profunda", como refere a acusação.

"Disse que andou a limpar dentro da casa, a aspirar, a limpar o pó (...) ele só referiu que era uma limpeza, não uma limpeza tão profunda como se fala", disse o advogado, que representa os filhos menores de Mónica Silva.

Falé de Carvalho disse ainda que estiveram a fazer contas para saber se o bebé que Mónica Silva carregava no ventre seria de Fernando Valente ou de outro homem, itindo que possa haver duvidas quanto à paternidade.

"O Tribunal poderá ter dúvidas nesse aspeto mas haverá sempre a morte de um nascituro", observou.

O julgamento realizado com tribunal de júri (composto por três juízes de carreira e oito jurados) está a decorrer à porta fechada, sem a presença de público e jornalistas, porque a juíza titular do processo determinou a exclusão da publicidade da audiência de julgamento e demais atos processuais, para proteger a dignidade pessoal da vítima face aos demais intervenientes envolvidos, nomeadamente os seus filhos.

Fernando Valente, que teve uma relação amorosa com a vítima que terá resultado numa gravidez, está acusado dos crimes de homicídio qualificado, aborto, profanação de cadáver, o ilegítimo e aquisição de moeda falsa para ser posta em circulação.

O arguido, que se encontra em prisão domiciliária, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) em novembro de 2023, mais de um mês depois do desaparecimento da mulher, de 33 anos, que estava grávida com sete meses de gestação.

O MP acusa o arguido de ter matado a vítima e o feto que esta gerava, no dia 03 de outubro de 2023 à noite, no seu apartamento na Torreira, para evitar que lhe viesse a ser imputada a paternidade e beneficiassem do seu património.

A acusação refere ainda que durante a madrugada do dia 04 de outubro e nos dias seguintes o arguido ter-se-á desfeito do corpo da vítima, levando-o para parte incerta, escondendo-o e impedido que fosse encontrado até hoje.

Leia Também: Grávida da Murtosa. Das mensagens ao encontro marcado em alta-voz

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 14:43:07
<![CDATA[Crescimento económico da OCDE abranda até março]] 4b4416 Economia /economia/2791877/crescimento-economico-da-ocde-abranda-ate-marco /economia/2791877/crescimento-economico-da-ocde-abranda-ate-marco?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[O Produto Interno Bruto (PIB) na OCDE aumentou 0,1% no primeiro trimestre de 2025, "significativamente abaixo" do avanço de 0,5% registado no trimestre anterior, de acordo com estimativas provisórias hoje divulgadas.]]> <![CDATA[

 

 

Este valor representa um desvio em relação às taxas de crescimento mais elevadas e relativamente estáveis registadas na OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico) nos últimos dois anos.

Excluindo as do G7, entre as outras economias da OCDE para as quais existem dados disponíveis, 17 países registaram um abrandamento do crescimento no primeiro trimestre de 2025 em comparação com o quarto trimestre de 2024, resultando num crescimento negativo em quatro países.

A Eslovénia registou a maior queda do PIB no primeiro trimestre (-0,8%), seguida de Portugal (-0,5%).

A Irlanda registou a maior taxa de crescimento trimestral em cadeia no primeiro trimestre (3,2%).

A taxa de crescimento global do PIB também abrandou para o G7 no primeiro trimestre de 2025, de 0,4% para 0,1%, refletindo um quadro misto entre os países do G7.

O PIB registou uma contração no Japão e nos Estados Unidos, ando de 0,6% em ambos os países para -0,2% e -0,1%, respetivamente.

No Japão, as importações de bens aumentaram 2,4% no primeiro trimestre de 2025, contra uma contração de 1,6% no quarto trimestre de 2024.

Nos Estados Unidos, as importações de bens aumentaram acentuadamente em 10,8% no primeiro trimestre, contra uma contração de 1,3% no quarto trimestre. O aumento das importações de bens dos EUA, provavelmente influenciado por alterações previstas nas tarifas comerciais, foi o principal entrave ao crescimento.

O crescimento também abrandou no Canadá, ao ar de 0,6% para 0,4%.

Em contrapartida, o crescimento acelerou significativamente no Reino Unido, de 0,1% para 0,7%, impulsionado, sobretudo, por aumentos do investimento (2,9% no primeiro trimestre, depois de uma contração de 0,6% no quarto trimestre) e das exportações de bens (5,6% no primeiro trimestre, após uma contração de 7,3% no quarto trimestre).

O crescimento aumentou marginalmente em Itália (de 0,2% para 0,3%) e tornou-se positivo na Alemanha (0,2%) e em França (0,1%).

Em termos homólogos, o crescimento do PIB na OCDE foi de 1,6% no primeiro trimestre de 2025, contra 1,9% registado no quarto trimestre de 2024.

Entre as economias do G7, o Canadá registou o maior crescimento nos últimos quatro trimestres (2,3%), seguido dos Estados Unidos (2,0%), enquanto a Alemanha registou a maior queda (-0,2%).

Leia Também: Prémios por pagar na CGD? Situação "extremamente grave"

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 14:40:42
<![CDATA[Pedidos de subsídio de desemprego nos EUA baixam para 227.000]] 282y5d Economia /economia/2791895/pedidos-de-subsidio-de-desemprego-nos-eua-baixam-para-227000 /economia/2791895/pedidos-de-subsidio-de-desemprego-nos-eua-baixam-para-227000?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Os pedidos de subsídio de desemprego nos EUA baixaram, na semana ada, para 227.000, divulgou hoje o departamento do trabalho (DOL) norte-americano.]]> <![CDATA[

"Na semana que terminou em 17 de maio, o número de pedidos iniciais ajustados sazonalmente foi de 227.000, uma redução de 2.000 face ao nível não revisto da semana anterior", indicou, em comunicado.

 

A média móvel das últimas quatro semanas fixou-se em 231.500, um aumento de 1.000 em comparação com a média não revista da semana anterior.

Por sua vez, a taxa de desemprego antecipada (ajustada sazonalmente) foi de 1,2% na semana que terminou em 10 de maio.

Na mesma semana, o número de desempregados (ajustado sazonalmente), situou-se em 1.903.000, um aumento de 36.000 em relação ao nível revisto da semana anterior.

Leia Também: Wall Street negoceia em baixa no início da sessão

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 14:39:00
<![CDATA[Não sabe onde ver o Mundial de Clubes? Aqui consegue beber cerveja grátis]] 3m47a Lifestyle /lifestyle/2791893/nao-sabe-onde-ver-o-mundial-de-clubes-aqui-consegue-beber-cerveja-gratis /lifestyle/2791893/nao-sabe-onde-ver-o-mundial-de-clubes-aqui-consegue-beber-cerveja-gratis?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Sete restaurantes DOTE espalhados pelo país vão promover momentos de convívio ao ter Happy hour todos os dias das 15h30 às 18h30.]]> <![CDATA[

Boas notícias! Os restaurantes DOTE vão promover Happy Hour de cerveja durante a tarde e um pack especial em dias de jogo do Mundial de Clubes. 

 

Todos os dias, das 15h30 às 18h30, vai ter direito a uma promoção de duas imperiais pelo preço de uma em dias de jogo de Benfica e Porto durante o Mundial de Clubes, além de gin e ginginha especial.

Leia Também: Évora tem um novo bar com piscina e petiscos de chef

"Quanto às cervejas disponíveis, há desde a tradicional, a típica 'loirinha', para quem gosta de jogar pelo seguro, às artesanais, para quem quer arriscar e experimentar sabores diversos", pode ler-se em comunicado.

"E para juntar à festa há, também, o gin DOTE e ginginha. Feitos para quem quer algo diferente do habitual, estas bebidas mais requintadas proporcionam uma experiência distinta", acrescenta-se.

Leia Também: Mamma mia! Conheça o Bellano, o novo restaurante italiano no Porto

Os restaurantes DOTE Cervejaria Moderna, localizados em Lisboa e no Porto, "são conhecidos pelas suas enigmáticas sinhas, disponíveis para todos os gostos e feitios".

Com esta sugestão, vai poder reunir os amigos, desfrutar de bebidas e, quem sabe, saborear bons petiscos, ao mesmo tempo que assiste aos melhores jogos de futebol.

De notar que o Mundial de Clubes decorre entre os meses de junho e julho, e que a promoção de duas cervejas pelo preço de uma aplica-se na próxima época, a todos os jogos do Benfica, Sporting e Porto, em qualquer competição que participem.

Bons brindes!

Leia Também: Um celíaco pode comer em qualquer restaurante? Especialista responde

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 14:37:54
<![CDATA[Prémios por pagar na CGD? Situação "extremamente grave"]] 56k31 Economia /economia/2791883/premios-por-pagar-na-cgd-situacao-extremamente-grave /economia/2791883/premios-por-pagar-na-cgd-situacao-extremamente-grave?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[A Comissão de Trabalhadores da CGD acusou o banco público de ter não gastado o valor total previsto em prémios para trabalhadores da rede comercial, apesar de terem cumprido os objetivos, considerando a situação "extremamente grave" e "injusta".]]> <![CDATA[

 

 

Segundo a Comissão de Trabalhadores (CT), do total de mais sete milhões de euros orçamentado em 2024 para prémios comerciais na rede comercial de clientes particulares e empresas não foram gastos mais de 500 mil euros.

A CT disse à Lusa que lhe chegaram vários relatos de trabalhadores que cumpriram objetivos e não receberam prémios e que ao fazer posteriormente as contas a essa rubrica confirmou isso mesmo através do valor orçamentado não despendido.

A CT afirmou que expôs a situação em duas cartas enviadas à Comissão Executiva (em fevereiro e abril) e que aí exigiu que fossem "pagos aos trabalhadores os valores em falta", mas que a exigência foi ignorada.

"A CT entende que é tempo de pagar aos trabalhadores aquilo que estes alcançaram com toda a dedicação e mérito. Cabe à gestão da CGD honrar os seus compromissos e ter um comportamento ético irrepreensível", disse a CT em comunicado, considerando que o banco se promove "publicamente como um dos melhores empregadores do país, mas depois, efetivamente, desconsidera e desrespeita constantemente os seus trabalhadores".

Segundo a CT, em causa não está o total da remuneração variável atribuída pelo banco aos seus funcionários, mas especificamente os prémios e incentivos de trabalhadores da rede comercial.

ada pela Lusa, fonte oficial disse que a CGD atribui a remuneração variável aos empregados através de duas formas, como 'prémios de desempenho, potencial e retenção' e como 'incentivos comerciais' (aplicáveis apenas à rede comercial).

Referente a 2024, no total, a CGD disse que "ultraou em 5,6 milhões de euros a remuneração variável inicialmente orçamentada" para a operação em Portugal (sem incluir prémios da istração), pois esta totalizou 35,9 milhões de euros entre prémios e incentivos comerciais.

Sobre especificamente os incentivos comerciais não atribuídos a funcionários da rede comercial, afirmou o banco que são atribuídos consoante cumprimento dos objetivos e que é "normal que nem todos os colaboradores atinjam sempre os objetivos em todos os ciclos [comerciais]", pelo que não os recebem.

A CT da CGD tem sido muito crítica para com a istração do banco liderada por Paulo Macedo, considerando que não valoriza devidamente os mais de 6.000 trabalhadores em Portugal e que não cumpre devidamente o serviço público bancário com a diminuição de agências assim como com a redução da prestação de serviços.

A CGD apresenta hoje os resultados do primeiro trimestre. Em 2024, obteve lucros de 1.735 milhões de euros, os maiores de sempre e mais 34% face a 2023.

Leia Também: Adolescente detido por roubar menores após saírem da escola em Cascais

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 14:36:23
<![CDATA[Adolescente detido por roubar menores após saírem da escola em Cascais]] 67k9 País /pais/2791886/adolescente-detido-por-roubar-menores-apos-sairem-da-escola-em-cascais /pais/2791886/adolescente-detido-por-roubar-menores-apos-sairem-da-escola-em-cascais?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[O jovem abordava as vítimas "através da força ou mediante constrangimento".]]> <![CDATA[

Um adolescente de 17 anos foi detido, na manhã de quarta-feira, por ter levado a cabo quatro assaltos contra menores que saiam da escola, na zona de Cascais.

 

As autoridades apuraram que os roubos foram realizados “na via pública, em estações ferroviárias e na proximidade de estabelecimentos comercias e escolas, sendo as vítimas menores de idade, selecionadas nos percursos que fazem após saírem da escola onde estudam”, de acordo com um comunicado da Polícia de Segurança Pública (PSP).

O adolescente, que abordava as vítimas “através da força ou mediante constrangimento”, revistava e coagia os menores a levantar dinheiro sob ameaçada de agressões físicas, “obrigando-as a dirigirem-se ao ATM mais próximo”.

O jovem foi acusado de ter cometido “dois roubos como autor material, na forma consumada, um de roubo qualificado, na forma tentada, e um crime de roubo na forma tentada”.

Presente a primeiro interrogatório judicial, no Tribunal de Instrução Criminal de Cascais, foi-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Esta foi uma ação do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Cascais.

Leia Também: PSP a caminho do trabalho 'trava' roubo de telemóvel. Suspeito detido

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 14:32:03
<![CDATA[Disparos junto à sede da CIA nos EUA. Uma pessoa alvejada]] d4l2l Mundo /mundo/2791890/disparos-junto-a-sede-da-cia-nos-eua-uma-pessoa-alvejada /mundo/2791890/disparos-junto-a-sede-da-cia-nos-eua-uma-pessoa-alvejada?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Disparos não foram fatais.]]> <![CDATA[

Uma pessoa foi alvejada pelos seguranças da sede da CIA, esta quinta-feira, em Virginia nos EUA.

 

Uma pessoa foi baleada no exterior do edifício. O portão principal está atualmente fechado e os empregados foram aconselhados a procurar caminhos alternativos para sair das instalações.

A Agência Central de Inteligência está a tratar o sucedido como um "incidente de segurança".

Uma fonte da polícia federal disse à NBC que o suspeito envolvido é uma mulher, e que os seus ferimentos não são fatais.

[Notícia em atualização]

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 14:31:56
<![CDATA[ONG lamenta o ataque a 50 redações e jornalistas na RDCongo desde 2024]] 1g20g Mundo /mundo/2791884/onglamenta-o-ataque-a-50redacoes-e-jornalistas-na-rdcongo-desde2024 /mundo/2791884/onglamenta-o-ataque-a-50redacoes-e-jornalistas-na-rdcongo-desde2024?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Os Repórteres Sem Fronteiras (RSF) lamentaram hoje o ataque a cerca de 50 redações e jornalistas no leste da República Democrática do Congo (RDCongo) contabilizados pela organização desde o início de 2024.]]> <![CDATA[

Segundo um comunicado dos RSF, a organização teve de intensificar este ano a ajuda a este país, vizinho de Angola, devido à "deterioração da situação de segurança" pelo recrudescer da violência na região leste entre as forças estatais e os rebeldes do Movimento 23 de Março (M23).

 

Assim, a Organização Não-Governamental (ONG) apoiou, desde o início do ano, "cerca de 40 profissionais ameaçados", que foram "obrigados a fugir devido ao seu trabalho", com um montante total de 47 mil euros, para a cobertura de despesas de deslocação e segurança, explicou.

Dos beneficiários, 32 jornalistas foram deslocados no interior do país, para zonas menos expostas, enquanto oito encontraram refúgio em países vizinhos, contextualizaram.

"A maioria destes jornalistas trabalhava para estações de rádio comunitárias, um pilar do o à informação para as populações locais, especialmente em tempos de conflito", explicaram.

Das 26 rádios comunitárias saqueadas ou forçadas a fechar no Kivu do Norte entre janeiro de 2024 e janeiro de 2025, cerca de dez foram diretamente atacadas por membros do M23, de acordo com informações recolhidas pelos RSF.

Desde janeiro de 2024, os RSF "registaram cerca de 50 ataques a redações e a jornalistas em Kivu do Norte, incluindo ameaças, agressões físicas, raptos e pilhagens de meios de comunicação social", lamentaram.

A chefe do gabinete de assistência dos RSF, Victoria Lavenue, citada no comunicado, apela às autoridades democrático-congolesas e ao M23 que "respeitem a proteção dos jornalistas no terreno e garantam um ambiente propício ao livre exercício da sua profissão".

A RDCongo desceu 10 lugares, para o 133.º lugar entre 180 países e territórios, no Índice Mundial da Liberdade de Imprensa 2025 dos RSF.

Desde 1980, o leste da RDCongo está mergulhado num conflito alimentado por milícias rebeldes e pelo exército, apesar da presença da missão de manutenção de paz da ONU.

Leia Também: RDCongo: Denis Mukwege denuncia impunidade e violações "como arma de guerra"

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 14:31:52
<![CDATA[Estudo 546w1m Portugal tem a força de trabalho menos qualificada da Europa]]> Economia /economia/2791888/estudo-portugal-tem-a-forca-de-trabalho-menos-qualificada-da-europa /economia/2791888/estudo-portugal-tem-a-forca-de-trabalho-menos-qualificada-da-europa?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Em Portugal, 31,5% dos profissionais empregados têm apenas o ensino básico ou secundário obrigatório, uma proporção que dobra a média da União Europeia (15,7%).]]> <![CDATA[

Portugal tem a força de trabalho menos qualificada da Europa, segundo um estudo da Randstad Research, sobre dados do primeiro trimestre. 

 

"Entre os dados da análise, destaca-se um facto que coloca Portugal no topo de um ranking europeu desafiante: 31,5% dos profissionais empregados têm apenas o ensino básico ou secundário obrigatório, uma proporção que dobra a média da União Europeia (15,7%)", pode ler-se num comunicado. 

A análise da Randstad, "com base nos dados mais recentes do Eurostat, revela ainda que Portugal está acima de países como Espanha (28,8%), Itália (26,1%) e Malta (25,5%), sendo o país da UE com maior percentagem de trabalhadores com baixo nível de qualificação".

O estudo lembra que a "população ativa aumentou em 30 mil pessoas durante o primeiro trimestre de 2025, superando os 5,54 milhões de ativos pela primeira vez (máximo valor histórico)".

"Deste universo, 33,6% das pessoas ativas têm o ensino superior, 0,4 pontos abaixo daquelas com ensino secundário. Apesar disso, a sua taxa de atividade é a mais alta, e chega aos 83,6%", pode ler-se. 

Leia Também: Se houver ataque a instalações nucleares, Irão irá responsabilizar EUA

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 14:31:00
<![CDATA[Real Madrid aponta mira a Enzo Fernández. Chelsea fixa 'fórmula Benfica']] b85r Desporto /desporto/2791879/real-madrid-aponta-mira-a-enzo-fernandez-chelsea-quer-formula-benfica /desporto/2791879/real-madrid-aponta-mira-a-enzo-fernandez-chelsea-quer-formula-benfica?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Blues apenas aceitam negociar o internacional argentino por 120 milhões de euros. ]]> <![CDATA[

Xabi Alonso ainda nem foi anunciado como o sucessor de Carlo Ancelotti, mas já quer promover uma pequena 'revolução' no plantel Real Madrid, pedindo reforços de peso para 'atacar' a nova temporada. Para além de Huijsen (já oficializado),  Trent Alexander-Arnold (Liverpool) e Álvaro Carreras (Benfica), o treinador espanhol pretende também reforçar o meio-campo e um dos nomes mais desejado é... Enzo Fernández, revela o AS esta quinta-feira. 

 

O internacional argentino integra uma curta lista de alvos para o miolo, que incluem ainda Zubimendi e Wirtz, e o Real Madrid já estabeleceu os primeiros os com o Chelsea, clube inglês que não está disposto a facilitar na hora de negociar. 

Os blues apontaram, desde logo, para os 120 milhões de euros, precisamente o montante investido no então jovem argentino em janeiro de 2023, que brilhava no Benfica e que deu ainda mais na vistas no Mundial'2022, realizado no Qatar, no qual se sagrou campeão mundial com a camisola da Argentina.

O valor pedido pelo Chelsea é elevado, mas não serve para assustar o Real Madrid. A direção merengue não descarta uma operação desta magnitude, mas antes de avançar para mesma terá de fazer uma venda que permita um encaixe financeiro significativo. 

Refira-se que Enzo Fernández está prestes a finalizar a terceira temporada ao serviço do Chelsea e contabiliza um saldo de sete golos e 13 assistências em 44 jogos disputados. 

Leia Também: Carreras já deu o 'sim' ao Real Madrid e negociações aceleram após a Taça

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 14:29:27
<![CDATA[Zelensky informado sobre os com Rússia para trocar prisioneiros]] 3jq1o Mundo /mundo/2791881/zelensky-informado-sobre-os-com-russia-para-trocar-prisioneiros /mundo/2791881/zelensky-informado-sobre-os-com-russia-para-trocar-prisioneiros?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[O Governo ucraniano e várias estruturas oficiais têm estado em o com a Rússia para a troca de mil prisioneiros de cada lado, como decidiram os dois países, anunciou hoje o Presidente da Ucrânia.]]> <![CDATA[

Volodymyr Zelensky disse que foi informado pelo ministro da Defesa, Rustem Umerov, pelos serviços secretos e outras estruturas do Estado sobre os os com a parte russa.

 

"Houve relatos de os com os russos. O ministro da Defesa Rustem Umerov está a supervisionar a organização do processo e a implementação do acordo", escreveu Zelensky nas redes sociais, após uma reunião sobre a questão.

A troca de prisioneiros foi decidida na reunião entre delegações da Ucrânia e da Rússia realizada na sexta-feira, 16 de maio, na cidade turca de Istambul, no primeiro o direto do género desde a primavera de 2022.

"Estamos a esclarecer os detalhes de cada pessoa incluída nas listas enviadas ao lado russo", disse Zelensky, segundo a agência de notícias espanhola EFE.

Do lado ucraniano, segundo Zelensky, participam no processo os serviços secretos militares, o Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU), o Serviço de Informações Externas, o Ministério dos Assuntos Internos e o Provedor de Justiça, juntamente com o gabinete presidencial.

O líder ucraniano acrescentou que a troca de prisioneiros de guerra é "o único resultado tangível" do o em Istambul, durante o qual a Rússia não aceitou o cessar-fogo que a Ucrânia continua a pedir sem sucesso.

A guerra em curso foi desencadeada pela invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022.

As duas partes ainda tentaram nos primeiros meses do conflito conversar sobre a forma de o resolver, mas sem sucesso, tendo falhado, desde então, todas as iniciativas para uma aproximação entre Kyiv e Moscovo.

Leia Também: Rússia abateu 35 'drones' ucranianos que voavam para Moscovo

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 14:24:13
<![CDATA[Se houver ataque a instalações nucleares 4164g Irão irá responsabilizar EUA]]> Mundo /mundo/2791876/se-houver-ataque-a-instalacoes-nucleares-irao-ira-responsabilizar-eua /mundo/2791876/se-houver-ataque-a-instalacoes-nucleares-irao-ira-responsabilizar-eua?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[O Irão responsabilizará Washington por qualquer ataque israelita às suas instalações nucleares, avisou hoje o chefe da diplomacia iraniana, Abbas Araghchi, antes de uma nova ronda de conversações com os Estados Unidos (EUA), em Roma, na sexta-feira.]]> <![CDATA[

Teerão e Washington, inimigos desde a Revolução Islâmica de 1979, iniciaram conversações a 12 de abril sobre o programa nuclear iraniano.

 

Os dois países voltam a reunir-se na sexta-feira em Itália para uma quinta ronda de negociações, com a mediação de Omã.

Na terça-feira, a estação televisiva CNN, citando vários responsáveis norte-americanos sob condição de anonimato, afirmou que Israel, um inimigo declarado de Teerão, se preparava para atacar as instalações nucleares do Irão.

"Na eventualidade de um ataque às instalações nucleares da República Islâmica do Irão pelo regime sionista, o governo dos EUA (...) assumirá a responsabilidade legal", escreveu Araghchi numa carta dirigida ao secretário-geral da ONU, António Guterres, que foi hoje tornada pública.

O Irão não reconhece o Estado de Israel, que classifica repetidamente como um "regime sionista".

"O Irão adverte firmemente contra qualquer aventureirismo do regime sionista e responderá de forma decisiva a qualquer ameaça ou ato ilegal", acrescentou, na mesma missiva, o chefe da diplomacia iraniana.

"Se o regime sionista delirante cometer um ato insensato e lançar um ataque, receberá certamente uma resposta devastadora e decisiva na sua pequena e vulnerável geografia", insistiu, por seu lado, o porta-voz da Guarda Revolucionária do Irão, o exército ideológico do país, general Ali Mohammad Naïni, citado pela agência de notícia iraniana ISNA.

O Irão e os Estados Unidos voltam a reunir-se numa altura em que ambos manifestam publicamente desacordo sobre a questão sensível do enriquecimento de urânio.

No domingo, o enviado norte-americano para o Médio Oriente, Steve Witkoff, que lidera as conversações em nome de Washington, disse que os Estados Unidos "não podem autorizar nem 1% de capacidade de enriquecimento" de urânio no Irão.

Teerão, que defende o seu direito à energia nuclear civil, considera esta exigência como uma linha vermelha, contrária às disposições do Tratado de Não Proliferação (TNP), do qual o Irão é signatário.

Hoje, dezenas de manifestantes reuniram-se perto da central nuclear de Fordo, no centro do Irão, para reafirmar o "direito inalienável" à energia nuclear, segundo imagens de vídeo divulgadas pela agência noticiosa Mehr.

Os países ocidentais, liderados pelos Estados Unidos, e Israel há muito que suspeitam que o Irão pretende adquirir armas nucleares.

Teerão rejeita as alegações e defende ter o direito à energia nuclear para fins civis, nomeadamente energéticos.

O anterior acordo com o Irão, o Tratado de Não Proliferação (TNP), foi concluído em 2015, mas caducou com a decisão de Donald Trump de retirar os Estados Unidos do pacto em 2018, durante o primeiro mandato presidencial (2017-2021).

O acordo envolvia também a China, a França, a Rússia, o Reino Unido e a Alemanha, e limitava o programa nuclear do Irão em troca do levantamento das sanções económicas.

Desde que regressou à presidência, em janeiro, Trump apelou ao Irão para negociar um novo texto, mas ameaçou bombardear o país se a diplomacia falhasse.

Leia Também: Irão executa homem que atacou embaixada do Azerbaijão em 2023

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 14:22:18
<![CDATA[Cidadãos criam movimento de reflexão sobre futuro de Lisboa]] 2t6k21 País /pais/2791872/cidadaos-criam-movimento-de-reflexao-sobre-futuro-de-lisboa /pais/2791872/cidadaos-criam-movimento-de-reflexao-sobre-futuro-de-lisboa?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Dezenas de cidadãos juntaram-se para criar um movimento de reflexão sobre o futuro da cidade de Lisboa, a cinco meses das próximas eleições autárquicas, mas que não pretende concorrer politicamente, assegurou hoje um dos promotores.]]> <![CDATA[

"Não é um movimento político, é um movimento da sociedade civil, é um movimento de contributos técnicos e de um conjunto de pessoas com carreiras próprias, com áreas de 'expertise' [competências] próprias, com valências autónomas, que quer contribuir para o debate, para a construção de ideias, para a discussão de propostas", afirmou Gonçalo Reis, um dos promotores desta iniciativa cívica, que é gestor de empresas, antigo presidente da RTP e não executivo da empresa municipal EGEAC - Lisboa Cultura, e também militante do PSD.

 

Designado de Juntar Lisboa!, o movimento reúne "dezenas de pessoas" da sociedade civil, com quadros técnicos, gestores, arquitetos, profissionais liberais, empreendedores, com valências em áreas como urbanismo, sustentabilidade, cultura, economia social, desporto, entre outras.

Além de Gonçalo Reis (dedicado a infraestruturas), integram este movimento Ana Casaca (inovação), Francisco Guimarães (desporto), Inês Dentinho (património e ação social), Jorge Bleck (legal), Maria Roquete (políticas públicas), Miguel Pina Martins (empreendedorismo), Paulo Martins Barata (arquitetura e urbanismo), Piedade Costa Almeida (sustentabilidade), Rui Paiva (tecnologia e empreendedorismo) e Sara Aguiar (inovação social).

"Pretendemos trazer a energia, a vitalidade, o pragmatismo e a ambição da sociedade civil para discutir os temas da cidade de Lisboa", disse Gonçalo Reis à agência Lusa, referindo que o objetivo é "consolidar uma visão de futuro que seja atrativa para a cidade e para os lisboetas".

O movimento está ainda "em construção", pelo que é "um grupo aberto" à integração de novas valências e contributos, daí que se chama Juntar Lisboa!, explicou o promotor da iniciativa, sublinhando que o critério para as pessoas se juntarem a este grupo "não é um critério político, é um critério de valências técnicas, de vontade de contribuir sobre os temas de Lisboa".

Questionado sobre o que motivou a criação deste movimento, a cinco meses das próximas eleições autárquicas, que ocorrerão entre setembro e outubro, Gonçalo Reis indicou que a iniciativa parte da ideia de que este grupo de cidadãos pode "acrescentar" ideias e propostas sobre o futuro da capital portuguesa, reunindo "pessoas de natureza diversa, em áreas que são relevantes para a cidade, e que trazem conhecimento específico, setorial, concreto, e que trazem uma certa ambição de pensar Lisboa".

Sobre se o movimento Juntar Lisboa! é criado perante uma certa insatisfação dos quatro anos de governação de PSD/CDS-PP, sob presidência de Carlos Moedas (PSD), o promotor rejeitou essa ideia e adiantou: "Nós revemo-nos no trabalho que tem vindo a ser feito pelo executivo, mas queremos, no fundo, acrescentar. Queremos lançar propostas novas, queremos que continue uma evolução positiva da cidade de Lisboa e estamos aqui para contribuir com ideias e com propostas técnicas e com valências para esse debate".

No âmbito da reflexão para projetar políticas e iniciativas que criem impacto positivo e melhorem a qualidade de vida em Lisboa, o movimento vai organizar, a partir de junho, uma série de sessões temáticas sobre pilares estratégicos na cidade, nomeadamente cultura, turismo, urbanismo, habitação, qualidade do espaço público, mobilidade, transportes públicos, segurança, ação social, digitalização, modernização dos serviços e eficácia na resposta ao utilizador.

A primeira sessão será dedicada à área da cultura e está já agendada para 05 de junho, adiantou o movimento Juntar Lisboa!, em comunicado, referindo que a seguinte será sobre modernização dos serviços e orientação ao utilizador, no dia 17 de junho.

Leia Também: Suspeito confessa assalto à secretaria do MAI. Queria dinheiro para droga

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 14:16:35
<![CDATA[Policiamento de embaixada de Israel em Portugal mantém 74642 se reforçado]]> Mundo /mundo/2791871/policiamento-de-embaixada-de-israel-em-portugal-mantem-se-reforcado /mundo/2791871/policiamento-de-embaixada-de-israel-em-portugal-mantem-se-reforcado?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[A PSP esclareceu hoje, questionada sobre um eventual reforço de segurança após o assassínio de dois funcionários da embaixada de Israel nos Estados Unidos, que o policiamento dos "interesses israelitas" em Portugal se mantém reforçado desde outubro de 2023.]]> <![CDATA[

"A PSP, desde o início do conflito (em Gaza), mantém um policiamento reforçado junto das instalações e restantes interesses israelitas em território nacional, através da Divisão de Segurança a Instalações da PSP, com apoio da Unidade Especial de Polícia da PSP sempre que se justifique", disse à Lusa fonte oficial desta força de segurança.

 

Na prática, tal significa que as imediações da embaixada de Israel em Lisboa e outros locais associados à comunidade judaica têm sido, desde 07 de outubro, patrulhados por um maior número de polícias, com a participação pontual da unidade de elite da PSP.

A rua António Enes, onde fica localizada a representação diplomática israelita em Lisboa, tinha já sido cortada por razões de segurança antes do início da guerra entre Israel e o grupo islamita palestiniano Hamas na Faixa de Gaza - um condicionamento que se mantém.

Dois funcionários da embaixada de Israel nos Estados Unidos foram baleados mortalmente na noite de quarta-feira à frente do Museu Judaico de Washington, informou a secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, na rede social X.

De acordo com as autoridades norte-americanas foi detido um presumível atacante que apelava à libertação da Palestina.

Na sequência do ataque, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, ordenou hoje o reforço das medidas de segurança nas missões diplomáticas israelitas no mundo.

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Paulo Rangel, já condenou o ataque, à semelhança da Alemanha, do Reino Unido e de França.

Leia Também: Uma das vítimas de ataque a embaixada tem nacionalidade alemã 

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 14:14:26
<![CDATA[Quando estreia 'Rabo de Peixe' na Netflix? Eis o que diz Paolla Oliveira]] ko3m Tech /tech/2791870/quando-estreia-rabo-de-peixe-na-netflix-eis-o-que-diz-paolla-oliveira /tech/2791870/quando-estreia-rabo-de-peixe-na-netflix-eis-o-que-diz-paolla-oliveira?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[A atriz brasileira terá uma participação na segunda temporada da série da Netflix que, entretanto, também já tem a terceira temporada oficializada.]]> <![CDATA[

A Netflix continua sem adiantar notícias a respeito da data de estreia da muito aguardada segunda temporada de ‘Rabo de Peixe’ mas, graças à atriz brasileira Paolla Oliveira, temos agora a ideia de que a chegada da série portuguesa está cada vez mais próxima.

 

Paolla Oliveira, cuja participação em ‘Rabo de Peixe’ já estava confirmada, participou recentemente no programa ‘Roda Viva’ e adiantou que o lançamento da segunda temporada deverá acontecer nos próximos tempos.

As declarações da atriz surgem no seguimento de uma pergunta em que foi questionada sobre o final de contrato de exclusividade com a Globo e como isso lhe permitiu seguir para a série portuguesa da Netflix.

"Eu fiz ‘Rabo de Peixe’. Foi uma participação pequena. Fiz em junho do ano ado e deve estrear por agora”, afirmou Paolla Oliveira. “Inclusive o meu contrato está contando que vá para lá fazer esse lançamento”.

A atriz brasileira explicou ainda a importância da experiência em ‘Rabo de Peixe’ no seu percurso artístico, deixando ainda boas palavras sobre ter voltado a participar num projeto português.

“Adorei ter feito [a série]. Adorei ter voltado a Portugal e ter o meu primeiro movimento de liberdade após 18 anos com a TV Globo. Era um momento em que estava a tentar arriscar e a tentar perceber quem queria ser enquanto artista. Quando apareceu o projeto decidi que o ia fazer. Era uma personagem interessante - uma dona do tráfico - mas foi realmente uma participação bem afetiva", explicou a atriz.

No começo de 2025 o Notícias ao Minuto teve a oportunidade de falar com José Condessa em Madrid, Espanha, onde o protagonista de ‘Rabo de Peixe’ adiantou que tanto a segunda como terceira temporada da série “vão estrear este ano”.

Leia Também: 'Clash of Clans', um dos sucessos dos telemóveis, chegará à Netflix

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 14:13:59
<![CDATA[Quenda nos sub 44t4f 21: "Acredito que ele preferisse estar na seleção A"]]> Desporto /desporto/2791869/quenda-nos-sub-21-acredito-que-ele-preferisse-estar-na-selecao-a /desporto/2791869/quenda-nos-sub-21-acredito-que-ele-preferisse-estar-na-selecao-a?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Rui Jorge espera, no entanto, total compromisso do jovem do Sporting. ]]> <![CDATA[

Rui Jorge comentou, esta quinta-feira, o facto de poder contar com Geovany Quenda na convocatória de Portugal para o Campeonato da Europa de sub-21, tirando proveito da opção de Roberto Martínez ao não contar com o jovem jogador do Sporting na seleção principal.

 

"Pelo seu valor, obviamente é mais um jogador que vem acrescentar bastante ao nosso grupo. A partir do momento em que esteve na seleção principal, por si só é um sinal claro da sua mais-valia", começou por dizer Rui Jorge, em conferência de imprensa, prosseguindo.

"É evidente que acredito que ele preferisse estar na nossa seleção principal, é o que quero que todos os jogadores pensem, mas há valores que têm sempre de ser respeitados", apontou o selecionador nacional de sub-21, deixando, porém, um recado a todos os jogadores.

"Representar a nossa seleção, seja qual for o escalão, terá sempre de ser feito com o máximo entusiasmo e paixão", avisou Rui Jorge. 

Recorde-se que Portugal irá disputar o Grupo C da fase final do Europeu de sub-21, cujos jogos se realizarão em Trencin, na Eslováquia. O primeiro jogo do conjunto luso terá lugar em 11 de junho, frente a França, às 20:00 portuguesas, seguindo-se a Polónia, no dia 14, igualmente às 20:00, e a Geórgia, no dia 17, às 17:00.

 

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 14:11:34
<![CDATA[Avioneta despenha 161c3n se em bairro na Califórnia e "atinge várias casas"]]> Mundo /mundo/2791868/avioneta-despenha-se-em-bairro-nos-estados-unidos-e-atinge-varias-casas /mundo/2791868/avioneta-despenha-se-em-bairro-nos-estados-unidos-e-atinge-varias-casas?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Foram atingidas pela queda da aeronave dezenas de casas. Há habitações e carros a arder.]]> <![CDATA[

Uma avioneta despenhou-se, esta quinta-feira, num bairro de San Diego, na Califórnia, nos Estados Unidos, e, de acordo com as autoridades locais, atingiu "diretamente várias casas" e carros.

 

Cerca de 15 casas atingidas pela queda da aeronave incendiaram-se e, por isso, outras habitações nas redondezas estão a ser evacuadas, por prevenção.

"Temos combustível de avião por todo o lado. O nosso principal objetivo é revistar todas as casas e tirar todos de lá agora mesmo", explicou o chefe dos bombeiros locais, Dan Eddy, citado pelo canal de televisão britânico Sky News.

O Departamento da Polícia de San Diego também confirmou que tinha equipas a trabalhar no bairro de Tierrasanta.

Para já, as autoridades ainda não conseguem adiantar se há feridos.

Os bombeiros revelaram que, na altura em que a aeronave se despenhou, estava muito nevoeiro.

"Mal conseguíamos ver o que estava à nossa frente", contou Dan Eddy à CNN Internacional.

Notícias ao Minuto
© Mehmet Yaren Bozgun/Anadolu via Getty Images

A istração Federal de Aviação (FAA, sigla em inglês) adiantou, entretanto, que a avioneta Cessna 550 se despenhou perto do Aeroporto Executivo de Montgomery-Gibbs.

"O número de pessoas a bordo é desconhecido neste momento", afirmou, num comunicado, a istração Federal de Aviação.

Contudo, sabe-se que esta aeronave pode transportar até oito pessoas e, segundo os registos da istração Federal de Aviação, pertence a uma empresa privada do Alasca, tendo sido construída em 1985.

O site FlightAware, que permite acompanhar, em tempo real, voos comerciais e privados em todo o mundo, informa que a aeronave descolou do aeroporto de Teterboro, nos arredores da cidade de Nova Iorque, na quarta-feira à noite. Ainda parou em Wichita, no Kansas, durante cerca de uma hora antes de seguir para San Diego.

[Notícia atualizada às 15h00]

Leia Também: PJ desmantela rede que traficava droga de avioneta a partir de Marrocos

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 14:10:20
<![CDATA[Dificuldades de voto de emigrantes? Rangel culpa correios estrangeiros]] 3n2l23 País /pais/2791866/dificuldades-de-voto-de-emigrantes-rangel-culpa-correios-estrangeiros /pais/2791866/dificuldades-de-voto-de-emigrantes-rangel-culpa-correios-estrangeiros?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, garantiu hoje que a impossibilidade de votar nas últimas legislativas, relatada por alguns emigrantes, se deveu a problemas nos correios das regiões onde essas pessoas moram e não aos CTT.]]> <![CDATA[

"Este não é um problema novo", itiu o ministro, à margem do 'Fórum do Crescimento 2025, realizado hoje pela Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa.

 

"A razão principal [para o problema] não está nos correios portugueses, está em alguns territórios onde os correios não funcionam ou funcionam deficientemente", alegou, adiantando como exemplo casos em que os correios regionais fazem "pedidos de pagamento adicional quando está tudo protocolado para que não haja nenhum pagamento por parte de cidadãos portugueses".

Sublinhando que as eventuais queixas de dificuldades na votação em território português se enquadram na responsabilidade da istração do processo eleitoral e do Ministério da istração Interna, Rangel reconheceu que o Ministério dos Negócios Estrangeiros, enquanto tutela das comunidades portuguesas, também recebe queixas e informações.

Isto "é um problema endémico" que tem levado a vários debates, sobretudo nas comunidades portuguesas no estrangeiro, sobre a alteração do sistema eleitoral e o voto eletrónico.

"O voto eletrónico põe problemas de segurança e de confiança muito grandes", mas seria "a forma de se contornar um parceiro que temos de ter em cada território, que é a istração dos correios do país em causa", disse.

"Há aqui uma coisa que o Ministério da istração Interna me relatou e que eu posso dizer: os CTT têm tido um papel muito importante em desbloquear algumas situações que foram denunciadas bastante cedo e que permitiram prevenir outra", acrescentou Rangel.

"Obviamente, por mais prevenção que façamos, por mais que as nossas missões diplomáticas, oficiais de ligação da istração Interna e a empresa CTT façam há sempre situações que não é possível" resolver, avançou o ministro, sublinhando que o problema não pode ser resolvido pelo seu ministério.

"Isto tem a ver com a istração eleitoral, não a por nós, tem a ver com a Comissão Nacional de Eleições", concluiu.

Leia Também: Foram mais de meio milhão os votos desperdiçados nestas Legislativas

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 14:05:45
<![CDATA[Homem procurado há 19 anos pelo Peru encontrado em Espanha]] 32c4a Mundo /mundo/2791828/homem-procurado-ha-19-anos-pelo-peru-encontrado-em-espanha /mundo/2791828/homem-procurado-ha-19-anos-pelo-peru-encontrado-em-espanha?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Era procurado por tentativa de homicídio. ]]> <![CDATA[

O Corpo Nacional de Polícia de Espanha anunciou, esta quinta-feira, que deteve, em Villanueva de la Cañada, Madrid, um homem que era procurado pelas autoridades peruanas há 19 anos. 

 

O homem integrava a lista dos mais procurados do Peru, bem como a do programa da Europol de assistência técnica entre a União Europeia e a América Latina - El PacCTO 2.0. Era procurado por tentativa de homicídio, revela um comunicado. 

O homem era procurado desde outubro de 2006, quando, acompanhado de outros dois suspeitos, parou o carro em que viajava junto de umas jovens e tentou forçá-las a entrar no veículo.

Quando as mulheres pediram socorro, uma testemunha criticou a atitude do suspeito e dos outros homens, o que levou o fugitivo a acelerar o veículo e a atropelar o homem.

Por esses factos, o Peru pediu uma pena de oito anos de prisão para o agora detido. 

A polícia percebeu que o homem podia estar na província de Madrid após detetar "movimentos patrimoniais" em seu nome. 

Assim, foi detetado um espaço que este poderia estar a frequentar e o homem foi localizado e detido.

Leia Também: Autópsia já revelou causas da morte de bebé deixado num carro em Espanha

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 14:04:54
<![CDATA[Novo livro de Rita da Nova explora os "laços que extravasam o sangue"]] 5k4p2m Cultura /cultura/2791788/novo-livro-de-rita-da-nova-explora-os-lacos-que-extravasam-o-sangue /cultura/2791788/novo-livro-de-rita-da-nova-explora-os-lacos-que-extravasam-o-sangue?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Romance 'Apesar do Sangue' é já um sucesso, tal como os restantes livros da escritora. Foi lançado a 7 de maio e já vai na sua terceira edição. O Notícias ao Minuto esteve à conversa a autora.]]> <![CDATA[

Rita da Nova acaba de lançar o seu terceiro romance: 'Apesar do Sangue'. Tal como os seus outros dois livros, este está a ser um sucesso. Tanto que foi lançando há apenas duas semanas e já vai na sua terceira edição.

 

Em entrevista ao Notícias ao Minuto, a autora, de 33 anos, mostra-se surpreendida e feliz com o facto. "É sempre surpreendente para mim quando os meus livros chegam a novas edições porque isso significa que há mais e mais interesse dos leitores em lê-los, e significa também que os livros começaram a fazer o seu próprio caminho, a serem lidos e recomendados pelos próprios leitores. É claro que existe sempre a expectativa de um novo livro correr pelo menos tão bem quanto o anterior, mas sinto-me sempre muito feliz quando vejo esse sucesso a acontecer, significa que a minha base de leitores segue fiel e que consigo conquistar mais pessoas para se tornarem minhas leitoras", realça.

A história que a inspirou a escrever 'Apesar do Sangue', editado pela Manuscrito, caiu-lhe no colo durante um convívio com a família e Rita não descansou até explorar essa ideia.

"Se os meus dois primeiros romances partiam de curiosidades minhas sobre a forma como funcionamos enquanto pessoas — nomeadamente, sobre a maneira como construímos a nossa personalidade – 'Apesar do Sangue' nasceu de uma história que me contaram, muito pela rama, de um homem que se tornou padrasto e se apaixonou completamente pelo enteado, tendo sofrido muito quando se separou da mulher e, consequentemente, do rapaz. Contaram-me apenas isto, mas eu identifiquei logo bastante potencial nesta história, e vi-a como uma oportunidade de explorar a maneira como construímos a nossa própria definição de família, muitas vezes tendo em conta os laços que extravasam o sangue", revela.

Nos dois primeiros livros, Rita, que tem também um blogue de sucesso, assim como dois podcast ('Terapia de Casal' e 'Livra-te') conta as histórias na primeira pessoa, pela voz de duas mulheres jovens, o que "talvez faça com que o leitor possa pensar que são mais ou menos baseados" na sua vida. Contudo, o que interessa à escritora é "reforçar o lado ficcional que existe" nos seus romances".

"Parece-me difícil que o escritor não ponha coisas suas nas coisas que escreve, mas fascina-me sempre mais o processo de inventar uma história de raiz", salienta.

Já 'Apesar do Sangue' conta com quatro protagonistas, o que trouxe alguns "desafios" a Rita, nomeadamente, "na procura pela identidade de cada um e na necessidade de encontrar a melhor forma de a ar para os leitores".

"Para tal, optei por um narrador na terceira pessoa, que vai ando os traços de cada personagem, que é omnipresente e omnisciente. E também usei o truque de ter um documento para cada uma destas personagens, onde escrevia os capítulos que eram contados por elas, para ser mais fácil entrar nas suas vozes. Foi preciso também algum planeamento prévio, para decidir que acontecimentos da história eram contados por que personagem", explica.

Revela Rita que 'Apesar do Sangue' centra-se nos laços familiares que "construímos e que muitas vezes vão além dos laços de sangue". Glória é a figura central da narrativa e é avó de Pedro, filho de Helena e enteado de Eduardo. A história baseia-se no relacionamento entre os quatro e no percurso emocional de cada um.

Além disso, chama também a atenção para várias problemáticas, entre as quais uma a que a escritora está ligada: os gatos de rua.

"Sim, à semelhança da Glória, eu também tenho o com gatos de rua porque sou voluntária do MEG (Movimento de Esterilização de Gatos), em Lisboa, que tem como objetivo controlar as colónias de gatos errantes através da esterilização e devolução às colónias. Escrever a Glória como cuidadora de uma colónia não foi algo pensado ao início, mas acabou por surgir e fez-me sentido trabalhar esse lado porque acaba a reforçar a personalidade cuidadora desta avó. Por outro lado, é também uma forma de dar voz a tantas pessoas que existem pelo país, que se dedicam a cuidar destes gatos de ninguém", nota.

Ao Notícias ao Minuto, Rita revela que já tem mais uma história "a viver na cabeça", que será escrita "a seu tempo". Para já, vai "ar uns belos meses de verão a levar 'Apesar do Sangue' pelo país".

Leia Também: "A falha de valores nos adultos faz com que filhos padeçam do mesmo mal"

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 14:04:47
<![CDATA[Vai chegar à sua carteira? Vem aí uma nova moeda de coleção (e vale 5€)]] 6r5qs Economia /economia/2791873/vai-chegar-a-sua-carteira-vem-ai-uma-nova-moeda-de-colecao-e-vale-5 /economia/2791873/vai-chegar-a-sua-carteira-vem-ai-uma-nova-moeda-de-colecao-e-vale-5?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Entra em circulação no dia 28 de maio. ]]> <![CDATA[

O Banco de Portugal (BdP) anunciou esta quinta-feira que colocará em circulação, no dia 28 de maio de 2025, uma moeda de coleção com o valor facial de cinco euros, designada '200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco'.

 

"A distribuição ao público será efetuada por intermédio das instituições de crédito, das tesourarias do Banco de Portugal e das lojas da Imprensa Nacional-Casa da Moeda", divulgou o supervisor, em comunicado. 

A moeda apenas tem poder liberatório em Portugal e apresenta:

  • No anverso: 

Ao centro, o escudo nacional sobre a esfera armilar;
Na orla, a legenda “República Portuguesa”;
Em baixo, o valor facial.

  • No reverso:

Ao centro, a representação de Camilo Castelo Branco;
Por baixo, a identificação do autor e a legenda “Casa da Moeda”;
À direita, as legendas “1825” e “2025”;
Na orla, a legenda “200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco”.

Foi definido o limite de emissão de 30.000 moedas com acabamento normal.

Leia Também: "Quando vão perceber que não é ok comentar o corpo dos outros?"

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 14:03:11
<![CDATA[Maioria do PSD/CDS chumbou todas as propostas do PS na Assembleia da Madeira]] 2t3rf Política /politica/2791854/maioria-do-psdcds-chumbou-todas-as-propostas-do-ps-na-assembleia-da-madeira /politica/2791854/maioria-do-psdcds-chumbou-todas-as-propostas-do-ps-na-assembleia-da-madeira?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[A maioria do PSD/CDS-PP na Assembleia da Madeira chumbou hoje todas as iniciativas legislativas do PS discutidas nos três plenários desta semana, permitindo apenas a aprovação de uma proposta do Chega que visa benefícios fiscais na área da habitação.]]> <![CDATA[

O PSD/CDS, juntamente com o PS, abstiveram-se na votação da proposta de lei do Chega a enviar à Assembleia da República, debatida na terça-feira no plenário do parlamento madeirense e que visa a "redução do IVA, isenção do IMI na primeira habitação própria permanente, bem como benefícios fiscais para vendedores de imóveis destinados" para este fim.

 

Os deputados do partido proponente, da IL e do JPP votaram a favor.

No plenário de hoje, os deputados analisaram um projeto de resolução do PS que recomenda ao Governo Regional a criação do programa regional de Prevenção da Violência Digital e Sexual nas escolas da Região Autónoma da Madeira.

A iniciativa foi apresentado pela deputada Sancha Cama, que destacou ser necessário haver "responsabilidade de olhar para aquela realidade inquietante", sendo problemas que "exigem ação imediata".

No texto do diploma, o PS referia que na Madeira "têm sido reportados episódios de violência escolar filmada e partilhada 'online', bem como situações de humilhação e perseguição digital entre alunos", alertando que não existe um programa regional estruturado de prevenção da violência digital e sexual".

"É urgente que a Madeira assuma uma liderança pedagógica e política nesta matéria", sustentou, sugerindo a implementação deste programa "com objetivos pedagógicos, preventivos, terapêuticos e sancionatórios".

A deputada Manuela Gonçalves, do Chega, considerou que "a região não tem casos tão graves como no continente" e que a violência "é uma nódoa negra na sociedade", existindo já algum trabalho feito nas escolas para combater este problema e opinou que a proposta pode ser "melhorada para ser aplicada também ao ensino superior".

"O PS propõe como novidade algo que já está em curso", corroborou a eleita do PSD Mariana Bazenga, indicando que o combate a este problema "é responsabilidade não apenas das escolas, mas de toda a comunidade" e que o Governo Regional "não está parado no tempo" e estão a ser aplicados vários projetos nesta área.

Também a única eleita do CDS-PP, Sara Madalena, disse que "esta questão não está afastada das escolas".

Por seu turno, Miguel Bazenga, do JPP (o maior partido da oposição -- ocupa 11 dos 47 lugares no hemiciclo) considerou que "a realidade é perturbadora", mencionando também que "as escolas já desenvolvem projetos" nesta área, apesar de itir que "é necessário rever o que existe e fazer um 'upgrade' (atualização) dos programas" que estão implementados.

Pela IL, o deputado único, Gonçalo Maio Camelo, realçou que "há de facto muita coisa feita e bem feita" nesta área, acrescentando que "os objetivos [da proposta] são bons, mas os meios propostos não são os melhores, porque há uma delegação excessiva nas escolas" e os professores "já estão assoberbados" de trabalho.

A iniciativa acabou por ser rejeitada com os votos contra do PSD/CDS, Chega e IL e a favor do PS e JPP.

Também esteve em discussão uma proposta da bancada socialista que pretendia a determinação de critérios de seleção e aquisição de produtos agrícolas e agroalimentares, promovendo o consumo sustentável de produção regional nas cantinas e refeitórios públicos da Madeira, que foi chumbada com os votos contra do PSD/CDS e IL, abstenção do Chega e a favor do PS e JPP.

Uma proposta discutida na terça-feira a recomendar uma auditoria externa e independente às listas de espera aos tempos médios de resposta reportado ao serviço de saúde da região foi rejeitada com os votos contra do PSD/CDS, a favor do PS e JPP, contando com abstenção da IL e Chega.

Um outro diploma a propor o aprofundamento do estudo da pobreza na Madeira, que visava, entre outros, a criação de um observatório regional, devido ao "surgimento de novos perfis de pobreza e exclusão social", também não ou no parlamento regional e teve a votação contra dos deputados do PSD/CDS, a favor do PS e JPP e abstenção da IL e Chega.

Outro projeto de resolução do PS que recomendava ao Governo Regional que fizesse a "regulamentação urgente" e procedesse à definição das condições necessárias à atribuição dos benefícios adicionais de saúde para os beneficiários do complemento solidário para idosos foi recusado pela maioria do PSD/CDS e teve a aprovação dos outros partidos na Assembleia da Madeira.

Uma proposta socialista para a realização de um estudo de caracterização da saúde mental na Madeira foi igualmente chumbada com os votos contra do PSD/CDS, a favor do PS, JPP e IL, e teve a abstenção do Chega.

Aprovado foi ainda o requerimento da bancada do JPP com o objetivo de ser constituída uma comissão eventual para o "acompanhamento da execução do Plano de Recuperação e Resiliência", que teve apenas o voto contra do grupo parlamentar do PS e a favor dos restantes partidos.

Leia Também: Presidente da Assembleia da Madeira diz que mandato é para durar 4 anos

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 14:02:50
<![CDATA[Mário Narciso quer vitórias no início da defesa do título europeu]] 5dlc Desporto /desporto/2791842/mario-narciso-quer-vitorias-no-inicio-da-defesa-do-titulo-europeu /desporto/2791842/mario-narciso-quer-vitorias-no-inicio-da-defesa-do-titulo-europeu?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Portugal inicia a defesa do título europeu de futebol de praia na sexta-feira frente à Turquia, em Cádis, Espanha, e o selecionador Mário Narciso apontou hoje à vitória nos três jogos da primeira ronda.]]> <![CDATA[

Mário Narciso diz que os jogadores "querem voltar a ter uma série sem perder", interrompida pela derrota com o Brasil no último Mundial, nas meias-finais, e "estão carregados de entusiasmo" e "com vontade de jogar o mais depressa possível".

 

"Cada vez mais as equipas se preparam melhor, têm mais conhecimento dos adversários, já não é como antigamente onde não observavam e era chegar e jogar", disse Mário Narciso em declarações citadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O selecionador reconhece que Portugal, medalha de bronze no Mundial, "tem a obrigação de ganhar os três jogos" do Grupo B da primeira ronda da Liga Europeia, a disputar frente a Turquia (sexta-feira), França (sábado) e Polónia (domingo).

No final das quatro etapas iniciais da competição, as sete seleções que somarem o maior número de pontos qualificam-se para a fase final, a ter lugar em Viareggio (Itália), de 09 a 14 de setembro.

O internacional Bê Martins espera "três jogos muito equilibrados", frente a adversários que "não são fáceis" e vão obrigar a seleção portuguesa a manter o seu ritmo de jogo e a estar atenta.

"Para quem quer revalidar o título não pode facilitar e o nosso objetivo é bem claro de classificar para a final e revalidar o título", disse Bê Martins aos canais de comunicação da FPF.

O ala Bê Martins, de 35 anos, reconheceu que a seleção teve pouco tempo de descanso após o Mundial, mas destacou que é "sempre um prazer" representar o país e que Portugal tem trabalhado bem e está pronto disputar esta primeira etapa.

A seleção portuguesa inicia a defesa do título em Espanha, onde decorre o Grupo B da primeira etapa da prova, com jogos na Real Plaza de Toros, em Puerto de Santa Maria, uma cidade localizada na província de Cádis, na Andaluzia.

 

 

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 14:02:22
<![CDATA[GNR detém em Aljezur homem que já incumprira ordem para deixar o país]] 322d57 País /pais/2791860/gnr-detem-em-aljezur-homem-que-ja-incumprira-ordem-para-deixar-o-pais /pais/2791860/gnr-detem-em-aljezur-homem-que-ja-incumprira-ordem-para-deixar-o-pais?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[A GNR deteve na quarta-feira em Aljezur, distrito de Faro, um homem por permanência ilegal em Portugal, que já incumprira uma notificação emitida há cinco anos para abandonar voluntariamente o país, anunciou hoje a corporação policial.]]> <![CDATA[

A detenção foi feita por militares do Núcleo de Fiscalização Territorial de Imigração (NFTI) de Portimão da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) da GNR e o detido, com 36 anos, foi constituído arguido e os factos comunicados ao Tribunal de Lagos, informou a GNR num comunicado.

 

A força de segurança salientou que a detenção foi feita durante uma operação de fiscalização realizada em coordenação com a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) no concelho de Aljezur, depois de os militares da GNR terem confirmado que "o cidadão em causa não possuía qualquer título ou autorização de residência válidos que legitimassem a sua permanência em Portugal" e estava em situação irregular no país.

"Importa referir que o indivíduo em questão tinha sido notificado, a 28 de setembro de 2020, para abandonar voluntariamente o território nacional, notificação essa que não cumpriu até à presente data", salientou a corporação policial.

A UCCF da GNR esclareceu que, entre as suas missões, estão a "o controlo da entrada, a deteção de permanência e atividades de cidadãos estrangeiros" em Portugal.

A "vigilância e fiscalização das fronteiras marítimas e terrestres" também estão entre as suas atribuições, acrescentou.

Leia Também: Detido por importunação sexual em Águeda. GNR fora de serviço deu alerta

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 14:01:16
<![CDATA[Caparica. Governo investe "mais de 10 milhões" para repor areia em praias]] 6b6y32 Economia /economia/2791862/caparica-governo-investe-mais-de-10-milhoes-para-repor-areia-em-praias /economia/2791862/caparica-governo-investe-mais-de-10-milhoes-para-repor-areia-em-praias?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[A obra, explica o Governo, "prevê um prazo de execução de 60 dias e contempla a alimentação da praia emersa com um milhão de metros cúbicos de sedimentos, provenientes da entrada do estuário do Tejo (Canal da Barra Sul)".]]> <![CDATA[

Foi aberto o concurso público para a empreitada de alimentação artificial das praias do concelho de Almada, abrangendo as zonas da Costa da Caparica e de S. João da Caparica, anunciou o Ministério do Ambiente esta quinta-feira. Trata-se de um investimento de "mais de 10 milhões" de euros. 

 

"A intervenção representa um investimento total de quase 10,6 milhões de euros, financiados por fundos europeus — através do Programa Temático para a Ação Climática e Sustentabilidade (PACS) — e por verbas próprias da APL", pode ler-se num comunicado enviado pela tutela às redações. 

A obra, explica o Governo, "prevê um prazo de execução de 60 dias e contempla a alimentação da praia emersa com um milhão de metros cúbicos de sedimentos, provenientes da entrada do estuário do Tejo (Canal da Barra Sul)".

"Esta operação visa proteger pessoas e bens, através do reforço da estabilidade da linha de costa, da redução da vulnerabilidade a galgamentos e inundações costeiras, e da proteção de infraestruturas existentes, como os esporões e obras aderentes", pode ler-se.

O procedimento, com prazo de 30 dias, é promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), tutelada pelo Ministério do Ambiente e Energia, e a istração do Porto de Lisboa, S.A. (APL).

Leia Também: Tarifas? "Se usarmos a comida, temos de estar preparados para a inflação"

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 14:01:00
<![CDATA[Após vitória do Al Nassr 6n6sc Cristiano Ronaldo assinou camisola… do Sporting]]> Desporto /desporto/2791859/apos-vitoria-do-al-nassr-cristiano-ronaldo-assinou-camisola-do-sporting /desporto/2791859/apos-vitoria-do-al-nassr-cristiano-ronaldo-assinou-camisola-do-sporting?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Craque português muito solicitado. ]]> <![CDATA[

Após marcar na vitória do Al Nassr frente ao Al Khaleej (2-0), na quarta-feira, Cristiano Ronaldo acedeu a alguns pedidos de autógrafos, entre os quais estava uma camisola do... Sporting.

 

Confira o vídeo. 

Leia Também: O gesto de Cristiano Ronaldo (após marcar) que não ou despercebido

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 13:59:59
<![CDATA[P pede fim de "profundo estado de hipocrisia" de Portugal sobre Gaza]] 48q1o Política /politica/2791851/p-pede-fim-de-profundo-estado-de-hipocrisia-de-portugal-sobre-gaza /politica/2791851/p-pede-fim-de-profundo-estado-de-hipocrisia-de-portugal-sobre-gaza?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[O secretário-geral do P disse hoje ter transmitido ao Presidente da República que Portugal não pode manter-se num "profundo estado de hipocrisia e cinismo" sobre a crise em Gaza, exigindo mudanças na posição do Governo português.]]> <![CDATA[

Após uma audiência com o Presidente da República no Palácio de Belém, Paulo Raimundo disse aos jornalistas que transmitiu a Marcelo Rebelo de Sousa que "não é possível continuar calado" e num "profundo estado de hipocrisia e cinismo" em relação à crise humanitária vivida na Faixa de Gaza.

 

O líder do P disse estar em curso um genocídio que tem como cúmplices a União Europeia, os Estados Unidos e a NATO, acrescentando que o Governo português tem "a obrigação de fazer mais do que tem feito".

Esta quarta-feira, o Presidente da República afirmou que acompanha as preocupações do primeiro-ministro, Luís Montenegro, em relação a Gaza e o apelo à entrada de ajuda no território, feito também pelo Papa Leão XIV. Essa posição foi assumida depois de o primeiro-ministro, Luís Montenegro, ter dito que a situação humanitária que se vive é "absolutamente intolerável".

Leia Também: P diz que revisão da Constituição é "fuga para a frente"

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 13:56:09
<![CDATA[Tarifas? "Se usarmos a comida x6n2k temos de estar preparados para a inflação"]]> Economia /economia/2791855/tarifas-se-usarmos-a-comida-temos-de-estar-preparados-para-a-inflacao /economia/2791855/tarifas-se-usarmos-a-comida-temos-de-estar-preparados-para-a-inflacao?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[O presidente da Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais (IACA), José Romão Braz, disse hoje que a União Europeia ao usar os alimentos como resposta às tarifas de Trump vai gerar inflação.]]> <![CDATA[

 

 

"Se usarmos a comida (na guerra tarifária), temos de estar preparados para a inflação, isso é preciso ser dito, ou seja, temos de estar preparados para isso", disse o presidente da IACA que falava na sétima Conferência para a Competitividade, promovida pela Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares (FIPA) sob o mote "Alimentar a Economia", que decorreu no Centro Cultural de Belém (CCB).

José Romão Braz sugeriu ainda usar outro tipo de produtos na negociação, como os tecnológicos, e ainda colocou a hipótese de não ser necessário contra-atacar.

"Eu não sei se tem que haver uma resposta, estamos em discussão, eu não sei se não o devemos deixar falar um pouquinho sozinho", afirmou o líder da associação, referindo-se ao Presidente norte-americano.

O presidente da IACA reiterou ainda ser "frontalmente contra a autorização das matérias agrícolas como resposta" às tarifas. "Ao usarmos as matérias agrícolas como resposta, estamos a ser um bocadinho contraditórios e a tomar medidas que não fazem sentido", acrescentou.

Na mesma conferência esteve presente o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, que discursou na abertura e teceu também algumas criticas à União Europeia em matéria legislativa.

O governante disse que há "disparates a nível da União Europeia" relativamente à legislação e acrescentou que esta tem de ser alterada.

Leia Também: Revolução? Os jogadores do Manchester United que estão na porta de saída

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 13:55:51
<![CDATA[Revolução? Os jogadores do Manchester United que estão na porta de saída]] 296n5l Desporto /desporto/2791845/revolucao-os-jogadores-do-manchester-united-que-estao-na-porta-de-saida /desporto/2791845/revolucao-os-jogadores-do-manchester-united-que-estao-na-porta-de-saida?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[São 10 os nomes que estão no centro das preocupações de Amorim e companhia. ]]> <![CDATA[

Ruben Amorim pretende fazer uma revolução no plantel do Manchester United que vai 'atacar' a nova temporada e há 10 nomes que estão na porta de saída de Old Trafford, também por conta da final da Liga Europa perdida, na noite de quarta-feira, frente ao Tottenham (0-1). 

 

Confira a fotogaleria e veja os jogadores que podem sair do Manchester United. 

Leia Também: Revelado o orçamento de Ruben Amorim no United para 'atacar' nova época

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 13:52:40
<![CDATA["Bastante alterado". PSP deteve suspeito de crime junto à AIMA no Porto]] 483x24 País /pais/2791841/bastante-alterado-psp-deteve-suspeito-de-crime-junto-a-aima-no-porto /pais/2791841/bastante-alterado-psp-deteve-suspeito-de-crime-junto-a-aima-no-porto?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Um homem, de 43 anos, aposentado e residente no Porto foi detido na terça-feira pela PSP do Porto junto à AIMA - Agência para a Integração Migrações e Asilo, no Porto, por suspeitas de crime contra a autoridade.]]> <![CDATA[

Segundo a PSP, o homem assumiu um comportamento hostil quando, cerca das 10h20, de terça-feira, foi informado de que as senhas de atendimento diário na AIMA já se encontravam esgotadas.

 

O suspeito, de nacionalidade alemã, que se encontrava "bastante alterado" foi informado que teria de voltar no dia seguinte, o que "aumentou o seu comportamento hostil, desestabilizando o que a polícia tinha conseguido até ao momento".

A polícia foi chamada ao edifício da AIMA devido aos distúrbios entre utentes no exterior.

"Foi solicitado ao suspeito que abandonasse o local, uma vez que naquele dia, não seria possível resolver qualquer questão e a sua presença estava a causar um sentimento de insegurança a quem ali permanecia", explica, em comunicado, o Comando Metropolitano da PSP do Porto.

O suspeito "revelou-se não colaborante em qualquer momento da intervenção, tendo desferido um soco no peito do agente policial interveniente, arremessando-lhe água. Foi-lhe, então, dada voz de detenção e manietado", acrescenta a PSP.

O homem, que já foi ouvido em tribunal, ficou com a medida de coação de apresentações semanais perante as autoridades policiais da área da sua residência.

Leia Também: Paulo Rangel anuncia que AIMA vai ter "horário alargado a partir de hoje"

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 13:51:53
<![CDATA[Novo máximo. Famílias aplicam 37 mil milhões em certificados de aforro]] 58162p Economia /economia/2791848/novo-maximo-familias-aplicam-37-mil-milhoes-em-certificados-de-aforro /economia/2791848/novo-maximo-familias-aplicam-37-mil-milhoes-em-certificados-de-aforro?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[O valor total aplicado em certificados de aforro aumentou em abril para 37.022 milhões de euros, um novo máximo histórico, refletindo a procura por este produto de poupança apesar da descida da taxa registada naquele mês.]]> <![CDATA[

 

 

Em termos líquidos (descontando as amortizações nas novas entradas de dinheiro) os certificados de aforro aumentaram 541 milhões de euros por comparação com o valor global contabilizado em março, segundo mostram os dados divulgados hoje pelo Banco de Portugal (BdP).

Abril é o sétimo mês consecutivo de subida do valor global em certificados de aforro, numa altura em que a taxa de juro da série F (a única em comercialização) já baixou do seu valor máximo (2,5%).

Depois de quase dois anos a 'render' 2,5%, a taxa de juro dos certificados de aforro ficou em abril pela primeira vez abaixo daquele teto, tendo sido fixada em 2,415%.

A descida não travou a procura, ainda que se registe algum abrandamento face à situação registada no mês anterior em que, em termos líquidos, as entradas de dinheiro ascenderam a 726 milhões de euros.

Em maio, e refletindo a descida da Euribor a três meses, a taxa de juro dos certificados de aforro voltou a baixar, tendo sido fixada em 2,216%.

Já o valor investido em certificados do tesouro, seguindo uma tendência iniciada já no final de 2021, continua a descer, tendo recuado em abril para 9.144 milhões de euros, caindo cerca de 150 milhões de euros em termos líquidos face ao mês anterior.

Leia Também: Quase 200 mil: Há mais beneficiários de prestações de desemprego

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 13:51:00
<![CDATA[Suécia acusa jihadista pela morte de piloto jordano queimado vivo na Síria]] 6ft5b Mundo /mundo/2791849/suecia-acusa-jihadista-pela-morte-de-piloto-jordano-queimado-vivo-na-siria /mundo/2791849/suecia-acusa-jihadista-pela-morte-de-piloto-jordano-queimado-vivo-na-siria?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[O Ministério Público da Suécia vai acusar formalmente no final deste mês um jihadista sueco pelo alegado envolvimento no assassínio, em janeiro de 2015, de um piloto militar jordano queimado vivo numa jaula na Síria.]]> <![CDATA[

Num comunicado, o Ministério Público, referiu que Osama Krayem, de nacionalidade sueca, será acusado no próximo dia 27 de "crimes de guerra agravados e crimes terroristas cometidos na Síria", ondeterá participado na captura do piloto jordano em dezembro de 2014.

 

Krayem, cujo julgamento começará a 04 de junho em Estocolmo, já tinha sido acusado e condenado pelo envolvimento em atentados em Paris, em 2015, e Bruxelas, em 2016.

"[Osama Krayem] é suspeito de ter participado na execução do piloto, juntamente com outros membros do EI [grupo Estado Islâmico]. A investigação revelou que este homem, armado e mascarado, obrigou o piloto, juntamente com outros cúmplices, a entrar numa jaula metálica", acrescentou a procuradoria sueca.

"A gaiola foi então incendiada por um dos cúmplices, provocando a morte do piloto", acrescentou o Ministério Público.

Um avião da força aérea jordana tinha sido abatido na Síria a 24 de dezembro de 2014 e o piloto capturado pelo grupo Estado Islâmico (EI) no mesmo dia, perto da cidade de Raqqa.

Fechado numa jaula, o soldado foi queimado vivo no início de janeiro de 2015 e as imagens da morte foram difundidas pelo grupo jihadista.

Krayem, natural de Malmö, no sul da Suécia, juntou-se ao grupo EI na Síria em 2014, antes de regressar à Europa.

Em junho de 2022, foi condenado a 30 anos de prisão -- dois terços dos quais em regime de alta segurança -- em França, por cumplicidade nos atentados de Paris e Saint-Denis de 13 de novembro de 2015, que mataram 130 pessoas.

No ano seguinte, foi condenado a prisão perpétua na Bélgica pelo envolvimento nos atentados de 22 de março de 2016 no principal aeroporto e no metro de Bruxelas, que mataram 32 pessoas.

A 12 de março, a França aceitou entregar Osama Krayem à Suécia durante nove meses, período durante o qual será investigado e julgado, após o que será reenviado para França para cumprir a pena.

Leia Também: Suécia pede sanções da UE contra "certos ministros israelitas"

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 13:47:25
<![CDATA[Quase 200 mil 2q4q6x Há mais beneficiários de prestações de desemprego]]> Economia /economia/2791850/quase-200-mil-ha-mais-beneficiarios-de-prestacoes-de-desemprego /economia/2791850/quase-200-mil-ha-mais-beneficiarios-de-prestacoes-de-desemprego?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Trata-se de um aumento de 3,5% face ao mesmo período do ano ado. ]]> <![CDATA[

O número de beneficiários de prestações de desemprego aumentou 3,5% em abril, face ao período homólogo, mas caiu 4,3% em cadeia, para 196.064, segundo a síntese estatística da Segurança Social.

 

Em relação ao mês anterior, registaram-se em abril menos 8.873 beneficiários, o equivalente a uma queda de 4,3%.

Já face ao período homólogo, houve um acréscimo de 6.647, de acordo com a síntese do Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, divulgada na terça-feira.

No que toca ao subsídio de desemprego, registou-se em abril um aumento homólogo de 5% do número de beneficiários (mais 7.433), totalizando os 156.083. Já na comparação em cadeia, houve uma descida de 4,5% (menos 7.288 beneficiários).

"O valor médio mensal do subsídio de desemprego em abril foi de 694,04 euros, representando uma variação anual positiva de 7,7%", nota ainda o GEP.

Por sua vez, o número de beneficiários do subsídio social de desemprego inicial recuou 5,3% comparativamente com o mesmo mês do ano anterior (menos 506 subsídios processados) e diminuiu 17,6% face a março (um decréscimo de 1.914 beneficiários), totalizando os 8.978.

Quanto ao subsídio social de desemprego subsequente, este abrangeu 21.431 beneficiários em abril, o que corresponde a uma redução homóloga de 2,2% (menos 477 beneficiários) e uma queda de 1,1% em termos mensais (menos 241 beneficiários).

À semelhança do que tem sucedido, as prestações de desemprego foram maioritariamente pedidas por mulheres, correspondendo a 110.757 beneficiárias e a 85.307 beneficiários (44,3%).

Leia Também: Caos no Aeroporto, cartão alimentar: Os 5 temas que marcam esta 5.ª-feira

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 13:47:23
<![CDATA[Sismo de magnitude 5 na escala de Richter abala Peru]] 723g60 Mundo /mundo/2791817/sismo-de-magnitude-5-na-escala-de-richter-abala-peru /mundo/2791817/sismo-de-magnitude-5-na-escala-de-richter-abala-peru?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[O terramoto sentiu-se nas cidades de Chimbote e Trujillo.]]> <![CDATA[

Um sismo de magnitude 5 na escala de Richter sentiu-se, esta quinta-feira de madrugada, nas cidades de Chimbote e Trujillo, no Peru. O terramoto foi registado a uma profundidade de 33 quilómetros, às 6h13 (12h15 em Lisboa), na costa da região de Ancash, avançou o Centro Sismológico Nacional do Instituto Geofísico do Peru.

 

Esta intensidade do sismo, que varia entre III a IV na escala de Mercalli, fez com que fosse sentido de forma moderada por parte da população. Contudo, para já, não há registo de danos estruturais nem pessoais.

As autoridades do Peru e o Centro Nacional de Operações de Emergência (COEN) estão a monitorizar a situação e aconselharam a população a manter a calma e verificar os kits de emergência.

No entanto, a Direção de Hidrografia e Navegação da Marinha de Guerra do Peru já excluiu o risco de tsunami ao largo da costa peruana.

Recorde-se que a região de Ancash, onde se localiza o Parque Nacional Huascaran, que é Património Mundial da UNESCO, é sismicamente ativa por se localizar no Anel de Fogo do Pacífico.

Leia Também: Dois fortes sismos em menos de um mês. É seguro viajar para a Grécia?

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 13:46:35
<![CDATA[Caos no Aeroporto 5c6a4c cartão alimentar: Os 5 temas que marcam esta 5.ª-feira]]> Economia /economia/2791846/caos-no-aeroporto-cartao-alimentar-os-5-temas-que-marcam-esta-5-feira /economia/2791846/caos-no-aeroporto-cartao-alimentar-os-5-temas-que-marcam-esta-5-feira?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Conheça os principais temas da Economia que estão a marcar esta quinta-feira, dia 22 de maio. ]]> <![CDATA[
 

Em causa estão os novos sistemas de controlo de fronteiras. Quem chega à capital portuguesa e vem de fora da dos 27 países da União Europeia (UE) está a enfrentar várias horas de fila e até há relatos de desmaios.

Lançado no início do ano, o Cartão Mais Pessoas já abrange "cerca de 39 mil pessoas em todo o território continental", anunciou a Segurança Social, na quarta-feira. Este cartão permite que os beneficiários possam comprar bens alimentares. 

A Mercadona, que conta já com mais de 60 lojas em Portugal, anunciou, esta quinta-feira, que vai abrir em novembro os seus primeiros supermercados na cidade de Lisboa, localizados na Alta de Lisboa e na Quinta do Lambert (Lumiar). O de Frielas, em Loures, - também no distrito de Lisboa - abrirá em outubro. 

Os trabalhadores do Metro de Lisboa iniciam na sexta-feira uma greve às horas suplementares e eventos especiais e que terá impacto na final da Liga dos Campeões de futebol feminino, no sábado, e nos Santos Populares, segundo fonte sindical.

Em causa está a declaração sobre a sua carreira contributiva, que permite conhecer "os seus descontos para a Segurança Social".

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 13:45:00
<![CDATA[Maior literacia mediática e IA podem ajudar a combater desinformação]] 4m6j4h Tech /tech/2791839/maior-literacia-mediatica-e-ia-podem-ajudar-a-combater-desinformacao /tech/2791839/maior-literacia-mediatica-e-ia-podem-ajudar-a-combater-desinformacao?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Responsáveis europeus afirmaram hoje que a promoção de literacia mediática ajuda a combater a desinformação, num momento em que a inteligência artificial (IA) pode aumentar a disseminação de 'fake news', mas também pode ajudar a combatê-las.]]> <![CDATA[

A diretora do departamento de comunicação estratégica do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Presidência polaca do Conselho da União Europeia, Katarzyna Szaran, defendeu que os atos eleitorais são cada vez mais influenciados pela desinformação, pelo que a literacia mediática é cada vez mais relevante, até porque cada vez menos pessoas procuram informação em órgãos de comunicação tradicionais.

 

Por sua vez, a presidente do Conselho Económico e Social da Bulgária, Zornitsa Roussinova, referiu que são necessários mais esforços para lutar contra a desinformação, mencionando que no seu país tem "entrado muita desinformação".

"Se a Bulgária integrar a zona euro no próximo ano", isso poderá ter impacto na forma como a desinformação se tem desenvolvido no país, através de promoção da literacia mediática, da informação e da forma como a informação é transmitida.

O Presidente do Conselho Económico e Social da Roménia, Sterica Fudulea, por seu turno, afirmou que "a população romena tem sido atingida com muita desinformação que pretende minar as instituições democráticas", destacando a localização geográfica do país que pode propiciar a disseminação de informações falsas.

O responsável realçou ainda o papel das novas tecnologias na promoção da desinformação, sendo usada "estrategicamente por determinados atores que pretendem atacar a democracia e atores da sociedade".

Já o diretor de relações internacionais e institucionais do Conselho Económico e Social Espanhol, Gil Ramos Masjuan, mencionou o caso do apagão energético que afetou a Península Ibérica a 28 de abril como um caso em que a desinformação facilmente dominou o debate social, podendo a desinformação ser descrita como um problema estrutural.

Para o responsável, combater a desinformação não se trata apenas de um desafio técnico, "é uma tarefa democrática e social que necessita de reconstruir espaços de participação, deliberação e consenso".

Gil Masjuan concluiu dizendo que a desinformação "não é apenas um teste de tecnologias, é um teste à democracia".

Os responsáveis participaram hoje na conferência "Os Cidadãos Podem Derrotar a Desinformação", iniciativa do Conselho Económico e Social (CES) e o Comité Económico e Social Europeu (CESE), que decorreu em Lisboa.

Leia Também: Estudo: Maioria dos portugueses já sabe "alguma coisa" sobre IA

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 13:44:14
<![CDATA[Licenciamento de obras teve tendência decrescente entre 2011 e 2023]] 2c6s Economia /economia/2791830/licenciamento-de-obras-teve-tendencia-decrescente-entre-2011-e-2023 /economia/2791830/licenciamento-de-obras-teve-tendencia-decrescente-entre-2011-e-2023?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[O licenciamento de obras registou uma ligeira tendência decrescente entre 2011 e 2023, predominando a construção nova e sendo a pressão construtiva assimétrica, concentrada no litoral e nas áreas metropolitanas, segundo uma análise divulgada hoje pelo INE.]]> <![CDATA[

 

 

De acordo com a publicação "Pressão Construtiva 2011-2023", em que o Instituto Nacional de Estatística (INE) faz uma análise territorial da construção de edifícios em Portugal entre 2011 e 2023, a dinâmica construtiva potencial no período foi de 5,4%, medida pelo número de fogos licenciados face ao total de fogos existentes em 2011.

Numa análise por regiões NUTS II, apenas o Norte e as regiões autónomas dos Açores e da Madeira superaram aquele valor, com 7,3%, 6,8% e 5,8%, respetivamente.

"O maior dinamismo construtivo do Norte ficou patente nos valores mais elevados do país, registados no Cávado (9,7%), Ave (8,9%), Área Metropolitana do Porto (7,4%) e nas regiões do Tâmega e Sousa e do Alto Minho (ambas com 7,2%)", refere o INE.

Segundo nota o instituto estatístico, no Cávado e na Área Metropolitana do Porto o crescimento da construção coincidiu com o aumento da população residente entre 2011 e 2023 (+4,8% e +2,5%, respetivamente).

Entre 2011 e 2023, o licenciamento de obras registou uma "ligeira tendência decrescente" no número de edifícios e pisos, com taxas médias de crescimento anual de -0,6% e -0,5%, respetivamente.

Para esta diminuição contribuíram a maioria das regiões, com a exceção da Península de Setúbal, Grande Lisboa e Região Autónoma da Madeira onde o licenciamento de edifícios e de pisos registaram taxas médias de crescimento anual positivas de 5,5% e 6,2%, 1,3% e 2,0% e 0,9% e 1,6%, respetivamente.

Quanto aos valores médios relativos ao licenciamento, verificou-se uma "ligeira diminuição" da construção em altura, de 1,8 pisos por edifício em 2011 para 1,7 pisos por edifício em 2023.

Já nos fogos licenciados destacaram-se as tipologias T3 ou superior, com uma média de 4,1 divisões por fogo licenciado em 2023, inferior à média de 4,6 divisões por fogo licenciado registada em 2011.

Os dados do INE apontam ainda que a construção nova foi o tipo de obra predominantemente licenciada em Portugal na maioria dos anos entre 2011 e 2023.

A única exceção ocorreu entre 2012 e 2014, período em que, no conjunto, as obras de reabilitação (alterações, ampliações e reconstruções) superaram os licenciamentos para construção nova.

No total, as obras de reabilitação registaram uma trajetória de crescimento entre 2011 e 2012, ano em que atingiram o valor mais elevado do período analisado, com 60,2 licenças por cada 100 construções novas. Em 2023, este indicador situava-se nos 30,3.

O instituto estatístico dá ainda conta de "fortes assimetrias regionais" na pressão construtiva no continente, registando maior intensidade nas zonas litorais e metropolitanas, mas também em regiões como o Cávado, contrastando com menor expressão no interior do país e em áreas menos densas.

"Esta diferenciação territorial foi visível tanto na pressão construtiva em área construída como na pressão construtiva em altura, no período de 2011 a 2023", refere o INE.

Segundo detalha, os valores mais elevados no eixo da área construída observaram-se na Área Metropolitana do Porto e na Grande Lisboa, enquanto o Algarve, a Península de Setúbal e o Cávado se destacaram por conjugarem a pressão construtiva quer na área construída, quer na altura.

Pelo contrário, na Grande Lisboa e na Área Metropolitana do Porto o crescimento concentrou-se sobretudo na pressão em área.

Já no eixo da altura, o INE destaca ainda algumas regiões fora dos grandes centros urbanos, como o Alentejo Litoral, Baixo Alentejo, Terras de Trás-os-Montes e Médio Tejo, com dinâmicas localizadas de verticalização.

Em sentido inverso, o Alto Minho, a Grande Lisboa e a Beira Baixa registaram os valores mais negativos neste indicador.

Leia Também: Nicusor Dan declarado Presidente da Roménia eleito pelo Constitucional

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 13:42:15
<![CDATA[Nicusor Dan declarado Presidente da Roménia eleito pelo Constitucional]] 38543y Mundo /mundo/2791838/nicusor-dan-declarado-presidente-da-romenia-eleito-pelo-constitucional /mundo/2791838/nicusor-dan-declarado-presidente-da-romenia-eleito-pelo-constitucional?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[O Tribunal Constitucional da Roménia declarou hoje como Presidente eleito o pró-europeu Nicusor Dan, que prometeu lutar pela prosperidade económica e garantir as liberdades civis.]]> <![CDATA[

"O Tribunal Constitucional valida por unanimidade a eleição de Nicusor Dan como Presidente da Roménia", disse o presidente do tribunal, Marian Enache, numa cerimónia realizada na sede, em Bucareste.

 

Os juízes rejeitaram por unanimidade o recurso, alegando ser "infundado", do nacionalista George Simion, que pediu a anulação da segunda volta, realizada no domingo ado, na qual o candidato obteve 46,4% dos votos, depois de ter vencido, com 41%, a primeira volta, duas semanas antes.

"Lutarei pela consolidação das instituições estatais, pela prosperidade económica do país, serei um parceiro na comunidade empresarial e um garante das liberdades civis", disse Dan aos juízes do Tribunal Constitucional, ao presidente interino, Ilie Bolojan, e à imprensa.

Dan deixou um agradecimento aos romenos, "que compareceram em grande número para votar e que assim deram legitimidade ao novo Presidente" -- a participação na segunda volta das presidenciais foi de 64,7%, a maior em 30 anos de história do país.

"A sociedade romena demonstrou sabedoria", considerou, citado pelo meio romeno HotNews, o Presidente eleito, que venceu as presidenciais com 53,6%.

Após esta decisão, será convocada uma sessão plenária conjunta do Parlamento, durante a qual Dan tomará posse como Presidente, o que poderá ocorrer já na próxima segunda-feira.

Simion, líder da Aliança para a União dos Romenos (AUR), o segundo maior partido no Parlamento, alegou --- sem fornecer provas --- que a compra de votos e um orçamento de 100 milhões de euros alocado à Moldova, onde muitos cidadãos têm dupla nacionalidade, foram usados para favorecer o pró-europeu Dan.

O nacionalista também acusou a França de interferência eleitoral e pediu que fosse considerado o depoimento do fundador do Telegram, Pavel Durov, que alegou que os serviços secretos ses lhe pediram para silenciar vozes "conservadoras" durante as eleições.

O Governo francês e os serviços secretos rejeitaram essas acusações.

"As redes sociais foram manipuladas e algoritmos foram usados para influenciar cidadãos romenos. O depoimento do criador do Telegram, no qual ele afirma que o Governo francês interveio para censurar as nossas vozes durante esse período, é revelador", disse Simion na terça-feira.

Ao saber que seu apelo havia sido rejeitado, Simion apelidou a decisão do Constitucional de "golpe de Estado" e pediu aos seus apoiantes que lutassem.

Simion reconheceu a vitória de Dan e felicitou-o na segunda-feira.

O Presidente eleito criticou Simion por incitar os seus apoiantes e alertou que não tolerará nenhum tipo de violência.

Em dezembro ado, o Tribunal Constitucional anulou o processo eleitoral, cuja primeira volta foi inesperadamente vencido pelo pró-russo Calin Georgescu, um político até então praticamente desconhecido.

As autoridades romenas alegaram que a Rússia interferiu nessa eleição, promovendo uma intensa campanha nas redes sociais a favor de Georgescu, que alegou que não gastou nada na campanha.

Georgescu, acusado de ameaçar a ordem constitucional e criar uma organização fascista, foi impedido de concorrer novamente, e grande parte dos seus eleitores apoiaram Simion -- que denunciou a anulação como "um golpe de Estado" e prometeu colocar Georgescu como primeiro-ministro, caso fosse eleito Presidente.

Observadores eleitorais da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) consideraram na segunda-feira que as eleições presidenciais foram bem organizadas, mas marcadas por desinformação online, parte dela vinda do exterior, bem como por ataques agressivos e intensa polarização entre partidos pró-europeus e pró-nacionalistas.

O Presidente romeno tem poderes sobre política externa e de segurança, e também é responsável por nomear um primeiro-ministro, entre outros cargos.

Leia Também: Roménia. Candidato derrotado acusa Constitucional de golpe

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 13:40:01
<![CDATA[Carolina Deslandes edita álbum "completamente diferente" de tudo o que já fez]] 192p6r Cultura /cultura/2791837/carolina-deslandes-edita-album-completamente-diferente-de-tudo-o-que-ja-fez /cultura/2791837/carolina-deslandes-edita-album-completamente-diferente-de-tudo-o-que-ja-fez?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[A cantora e compositora Carolina Deslandes edita hoje 'Chorar no Club', um álbum "completamente diferente" de tudo o que já fez, composto por 24 músicas feitas para serem consumidas ao longo do dia, ao ritmo de uma por hora.]]> <![CDATA[

Ao sétimo álbum, Carolina Deslandes quis alargar o leque de produtores com quem trabalhava. Até então, Agir e Diogo Clemente eram os seus parceiros de criação. "Neste disco decidi marcar sessões com pessoas diferentes, algumas que nem sequer conhecia", referiu a cantora, em declarações à Lusa.

 

Do trabalho com MAR, que por ser uma mulher fez com que Carolina tivesse "outra abertura a falar das coisas" e fosse "uma artista mais destemida", Jon, Feodor Bivol, guitarrista que a acompanha há dez anos, e D'AY resultaram as 24 músicas que compõem o álbum, mas também outras que serão divulgadas mais tarde, algumas "para tocar em discotecas à noite e para dançar" e outras "baladas ao piano".

"Pela primeira vez na vida fui para estúdio com criativos diferentes e isso despertou em mim coisas que nunca tinham acontecido, porque trabalhei sempre com as mesmas duas pessoas, e fez-me ter muita vontade de criar", partilhou.

Entre as 24 canções de 'Chorar no Club' há algumas que Carolina Deslandes escreveu "a chorar baba e ranho" e outras "altamente sexuais", por exemplo.

"Quando comecei a perceber que o disco ia ter uma diversidade enorme de temáticas, e abordava assuntos completamente diferentes, exatamente porque era com produtores diferentes, que despertavam coisas diferentes em mim, pensei: 'como é que isto cabe tudo dentro do mesmo projeto?'. E pensei: 'da mesma maneira que cabe tudo dentro da mesma pessoa'", partilhou.

A forma que a cantora encontrou para explicar às pessoas que "apesar de ser tudo tão diferente faz parte da mesma coisa" foi "inserir no universo" que é e que acredita que todos são.

"No mesmo dia podemos acordar com uma notícia má e estarmos tristes, ados dez minutos alguma coisa nos faz rir, e estamos a rir durante vinte minutos, à tarde podemos estar podres de sono, e à noite vamos jantar com as nossas amigas e acabamos a beber um copo e a dançar. E eu queria um disco que acompanhasse todas as possibilidades do mesmo dia", contou.

É por isso que 'Chorar no Club', que para já tem apenas edição digital, é apresentado como a caixa de um medicamento, com 24 doses, as canções, cada uma "com o horário em que deve ser ouvida".

"É uma brincadeira, mas na verdade foi pensado um disco que acompanhe as 24 horas do nosso dia", explicou.

Na 'bula' do álbum cada 'comprimido' tem as respetivas "componentes químicas, que são também uma brincadeira, como 0,5 mg de saudades de casa com 0,5 mg de auto-sabotagem, por exemplo", bem como o horário em que devem ser 'consumidas'.

"É um bocadinho a falar das diferentes emoções e das diferentes componentes de cada pessoa, que motivam a escrita e que motivam as canções", referiu.

Alguns dos temas do álbum já tinham sido divulgados e têm sido "muito bem recebidos".

"Estou aqui há muito anos, é o meu sétimo disco, e já criei uma legião de pessoas que vibram com isto da mesma maneira que eu e que têm recebido estas canções, tanto ao vivo como nas redes sociais, com um entusiasmo que é quase um vírus contagioso, e ainda bem", partilhou.

Claro que por ser "um álbum completamente diferente" de todos os outros que já fez "tem despertado alguma desconfiança e alguns comentários como 'eu preferia o outro registo, eu prefiro mais à guitarra'".

"[Mas] tem sido muito bem recebido e acho que quando dizes a verdade corres sempre o risco de ter quem se identifique e quem a rejeite", disse.

'Chorar no Club' conta apenas com um dueto, 'Tento na língua', com iolanda. Neste álbum, Carolina Deslandes não quis repetir convidados e como ainda não tinha tido oportunidade de colaborar com iolanda, de quem é "muito fã", sentiu que "era o momento certo".

A edição física do álbum, em CD e vinil, chegará na segunda metade do ano e trará "surpresas".

Embora não haja concertos de apresentação de 'Chorar no Club', as canções podem ser ouvidas nos vários concertos que a cantora tem agendado para os próximos meses. Neste sábado, atua na Fábrica da Pólvora de Barcarena, em Oeiras, no âmbito do Festival Soam as Guitarras.

Leia Também: Carolina Deslandes dá grande novidade e deixa fãs em êxtase

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 13:38:26
<![CDATA[Costa quer África com lugar no Conselho de Segurança da ONU]] 132824 Mundo /mundo/2791829/costa-quer-africa-com-lugar-no-conselho-de-seguranca-da-onu /mundo/2791829/costa-quer-africa-com-lugar-no-conselho-de-seguranca-da-onu?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[O presidente do Conselho Europeu, António Costa, defendeu hoje que África tenha um lugar permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas e "representação justa" nas instituições financeiras internacionais, pedindo uma "parceria para o futuro" com a Europa.]]> <![CDATA[

"Sem uma representação justa da comunidade internacional nas nossas instituições comuns, as frustrações só irão aumentar e a legitimidade das instituições só diminuirá", disse António Costa discursando na capital da Costa do Marfim, em Abidjan.

 

"África deve ter um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas, África deve ter uma representação justa nas instituições financeiras internacionais porque, sem reformas no sistema internacional, o seu declínio apenas se acelerará, a distribuição da riqueza será ainda mais injusta e a resolução de conflitos será ainda mais difícil", acrescentou.

No dia em que recebe o prémio de paz da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) na capital costa-marfinense, António Costa vincou que, "perante um mundo fragmentado, com regras postas em causa e inúmeros dilemas internacionais, é necessário recordar a força destes valores".

"Devemos, África e Europa, promovê-los juntos de mãos dadas, numa parceria para o futuro", vincou.

Realçando que o mundo "não necessita de conflitos inúteis", o presidente do Conselho Europeu considerou ser "inaceitável que os direitos humanos sejam violados diariamente, como em Gaza", quando se assinalam quase dois anos da guerra de Israel contra o grupo islamita Hamas, que já causou milhares de mortos e centenas de feridos devido aos ataques israelitas.

"Devemos pôr fim a esta catástrofe humanitária e trabalhar para implementar a solução dos dois Estados no Médio Oriente", apelou.

De igual forma, o responsável português adiantou ser "inaceitável que as fronteiras sejam redesenhadas pela força das armas, como acontece na Ucrânia", apelando a uma "paz justa e duradoura".

Além disso, classificou como "inaceitável que a guerra se sobreponha ao diálogo, como no Sudão e na República Democrática do Congo", apelando à "boa vontade dos líderes para acabar com a guerra e iniciar uma era de paz".

António Costa recebeu hoje, em Abidjan, o prémio da paz Félix Houphouet-Boigny da UNESCO.

Na ocasião, o líder da instituição que junta os chefes de Governo e de Estado da UE indicou que "receber este prémio representa uma enorme responsabilidade", sendo esta "ainda maior devido às novas funções" europeias, nas quais prometeu que irá "continuar a defender estes valores".

António Costa doou 150 mil dólares (cerca de 130 mil euros) ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados devido ao "trabalho que desenvolve para garantir a vida, a dignidade, a segurança e os direitos fundamentais de milhões de pessoas deslocadas e refugiadas em todo o mundo", adiantou, durante a cerimónia.

Nomeado em honra do primeiro chefe de Estado costa-marfinense, o galardão distingue pessoas ou instituições que tenham dado um contributo significativo para a causa da paz.

António Costa foi premiado em 07 de outubro de 2024.

Leia Também: Costa garante a Zelensky apoio da UE a proposta de cessar-fogo

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 13:32:16
<![CDATA[Revelado o orçamento de Ruben Amorim no United para 'atacar' nova época]] 42e5c Desporto /desporto/2791826/revelado-o-orcamento-de-ruben-amorim-no-united-para-atacar-nova-epoca /desporto/2791826/revelado-o-orcamento-de-ruben-amorim-no-united-para-atacar-nova-epoca?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Red devils vão ter pouco mais de 100 milhões de euros para contratar reforços. ]]> <![CDATA[

Falhada a possibilidade de marcar presença na próxima edição da Liga dos Campeões através da conquista da Liga Europa, Ruben Amorim já terá sido informado do orçamento que o Manchester United vai ter ao dispor para 'atacar' o mercado de transferências no verão. Serão pouco mais de 100 milhões de euros que os red devils terão disponíveis para garantir a chegada de reforços à equipa, revela o Guardian esta quinta-feira. 

 

A direção do United continua a acreditar que o treinador português não vai ficar afetado pela final perdida para o Tottenham e quer dar-lhe todas as condições para preparar a nova temporada com uma pré-época bem planeada e com os reforços desejados. 

Nesse sentido, Matheus Cunha, do Wolverhampton, e Liam Delap, do Ipswich, são os grandes alvos do United e nem será preciso realizar qualquer venda para conseguir contratar ambos, isto porque os cortes orçamentais implementados por Sir Jim Ratcliffe o permitem.

Ainda assim, a ideia do United será sempre 'despachar' alguns dos jogadores que não entram nas contas de Ruben Amorim e outros cujas propostas sejam tentadores, como é o caso de Alejandro Garnacho, que até terá ficado de costas voltadas com o treinador português após ter jogado apenas os últimos 20 minutos na final da Liga Europa. 

Leia Também: Amorim e Garnacho em colisão? Resposta na sala de imprensa abre polémica

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 13:31:16
<![CDATA[P diz que revisão da Constituição é "fuga para a frente"]] 4n6pd Política /pais/2791825/p-diz-que-revisao-da-constituicao-e-fuga-para-a-frente /pais/2791825/p-diz-que-revisao-da-constituicao-e-fuga-para-a-frente?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[O secretário-geral do P, Paulo Raimundo, considerou hoje que a eventual revisão da Constituição é "uma fuga para a frente", afirmando que prioritário seria cumprir a lei fundamental.]]> <![CDATA[

Em declarações aos jornalistas após uma audiência no Palácio de Belém com o Presidente da República, que durou cerca de uma hora, Paulo Raimundo considerou que a intenção manifestada pela IL de abrir um processo de revisão constititucional representa "uma fuga para a frente".

 

Questionado sobre se o P participará no processo de revisão constitucional, Raimundo frisou que "não há nenhum processo aberto" e que "não será certamente" pelo seu partido que esse processo avançará.

Embora não seja uma matéria prioritária, "é sempre possível melhorar o texto constitucional", acrescentou.

O P não tem problemas com a "letra da Constituição", mas com o facto de o texto fundamental "não ser uma realidade na vida de cada um", disse.

"Se aqueles que estão tão preocupados, e que querem empenhar tanto tempo e tanto esforço a alterar a Constituição, se empenhassem na sua concretização, a vida da maioria daqueles que vivem e trabalham no nosso país estaria muito melhor", atirou, depois de sublinhar os direitos constitucionais sobre habitação e o papel do Serviço Nacional de Saúde.

Sobre as legislativas de domingo, Paulo Raimundo afirmou que o resultado da CDU - em que perdeu cerca de 22 mil votos e um deputado - é um "importante sinal de resistência" que dá condições ao partido para "enfrentar uma política que não corresponde aos interesses da maioria do povo".

O líder do P considerou que este "não é um momento para ficar à espera" mas sim de "enfrentar, para resistir e para enfrentar as forças que vão dar corpo" a uma política que quer, disse, "desmantelar o SNS", "assaltar a segurança social" e as leis laborais, "acentuar ainda mais a precariedade" e "chegar ao fim do processo de privatizações".

"SNS, segurança social, leis laborais, privatizações, não há nada que separe nenhuma das forças que se viu reforçada do ponto de vista eleitoral no ado domingo. E portanto, é um combate à política que vai ser protagonizada, para lá do barulho, para lá das encenações", acrescentou.

Questionado sobre acordos à esquerda para as próximas autárquicas, Raimundo reiterou que a CDU "é uma frente unitária e popular com provas dadas no poder local", acrescentando que a coligação não começou a "trabalhar no plano autárquico ontem" e está já no terreno com pessoas muito diversas do ponto de vista político.

O secretário-geral do P sublinhou ainda as "particularidades muito grandes" do poder local, frisando que "em nenhum momento" de democracia portuguesa "se viu uma tradução dos votos legislativas para os votos das autárquicas".

[Notícia atualizada às 13h58]

Leia Também: AO MINUTO: "Momento de resistir"; Constituição? "Não precisamos alterar"

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 13:29:27
<![CDATA[PSP a caminho do trabalho 'trava' roubo de telemóvel. Suspeito detido]] 6g40s País /pais/2791786/psp-a-caminho-do-trabalho-trava-roubo-de-telemovel-suspeito-detido /pais/2791786/psp-a-caminho-do-trabalho-trava-roubo-de-telemovel-suspeito-detido?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[A detenção ocorreu pelas 7h50, quando o agente viu o suspeito a tirar um telemóvel do bolso do casaco da vítima.]]> <![CDATA[

Um jovem de 26 anos foi detido, a 19 de maio, depois de ter sido visto por um agente da Polícia de Segurança Pública (PSP) que estava a caminho do trabalho a assaltar uma jovem da mesma idade, na freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa.

 

A detenção ocorreu pelas 7h50 daquela manhã, quando o agente viu o suspeito a tirar um telemóvel do bolso do casaco da vítima.

“Enquanto se dirigia para o local, e depois de ter proferido, com a voz elevada ‘Polícia’, ainda vê o suspeito a empurrar a vítima com violência e a mesma a conseguir recuperar o seu telemóvel”, lê-se numa nota da PSP.

O indivíduo foi intercetado e polícia apurou que a vítima “pediu encarecidamente que lhe fosse devolvido o telemóvel”.

“Contudo, o suspeito tornou-se agressivo e empurrou-a violentamente”, complementou.

O jovem, que já é conhecido das autoridades pela prática de crimes semelhantes, recolheu às celas de detenção do Comando Metropolitano de Lisboa.

Depois de ter sido presente em tribunal, o indivíduo ficou sujeito a apresentações semanais.

Leia Também: Detido em flagrante por captura ilegal de aves no quintal de casa

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 13:27:02
<![CDATA[Projeto de lei de orçamento dos EUA aprovado na Câmara de Representantes]] 613s40 Mundo /mundo/2791818/projeto-de-lei-de-orcamento-dos-eua-aprovado-na-camara-de-representantes /mundo/2791818/projeto-de-lei-de-orcamento-dos-eua-aprovado-na-camara-de-representantes?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[A Câmara dos Representantes do Congresso dos EUA aprovou hoje o projeto de lei de orçamento, que tenta cumprir promessas de campanha do Presidente Donald Trump, como o alargamento de isenções fiscais.]]> <![CDATA[

O projeto de lei segue agora para o Senado, onde os republicanos já sinalizaram a sua intenção de fazer alterações significativas, mantendo a incerteza sobre o destino final deste documento emblemático para o Presidente norte-americano.

 

O presidente republicano da Câmara de Representantes, Mike Johnson, fez uma enorme pressão para que os congressistas aprovassem este "grande e belo projeto de lei", como Donald Trump lhe chamou, o mais rapidamente possível.

Johnson tinha agendado uma votação a meio da noite em Washington, e a câmara baixa do Congresso, com maioria republicana, aprovou finalmente a proposta às primeiras horas da madrugada por uma margem estreita de 215 votos a favor e 214 contra --- incluindo dois republicanos.

Para Donald Trump, a questão principal deste orçamento é a extensão dos avultados créditos fiscais do seu primeiro mandato, que expiram no final deste ano.

De acordo com vários analistas independentes, a sua extensão poderá aumentar o défice do governo federal em dois a quatro biliões de dólares na próxima década.

O projeto de lei apela também à eliminação do imposto sobre as gorjetas - uma promessa de campanha republicana num país onde muitos trabalhadores dependem delas como principal fonte de rendimento.

Para compensar parcialmente o défice crescente, os republicanos planeiam cortes significativos em certas despesas públicas, incluindo o Medicaid - o seguro de saúde do qual dependem mais de 70 milhões de norte-americanos com baixos rendimentos.

O maior programa público de assistência alimentar também deverá ser severamente afetado.

Em contrapartida, vários analistas consideram que o projeto de lei aumente o rendimento dos 10% das famílias mais ricas, enquanto os 10% das famílias mais pobres verão os seus rendimentos diminuírem.

O projeto de lei apela também à redução ou mesmo à eliminação total de muitos incentivos fiscais para as energias renováveis adotados pelo Governo do ex-presidente Joe Biden.

Os democratas opam-se ao projeto de lei, muitos deles denunciando-o como um "golpe fiscal" que beneficia os cidadãos mais ricos.

Também alguns congressistas republicanos moderados temem que os cortes excessivos nestes programas públicos possam representar um risco eleitoral demasiado grande, um ano e meio antes das eleições intercalares.

Mas foram sobretudo os congressistas ultraconservadores, defensores da redução da dívida pública, que se mostraram preocupados com os números colossais da "grande e bela lei" e ameaçaram votar contra ela.

"A minha preocupação com o défice e a dívida é enorme", disse o congressista texano Keith Self, antevendo um agravamento significativo das contas públicas.

Contudo, depois de obterem algumas concessões, a maioria desses congressistas mais radicais uniu-se em torno do texto final.

Donald Trump investiu pessoalmente na tarefa de os convencer, deslocando-se ao Capitólio para se encontrar com alguns deles e recebendo outros na Casa Branca, ao longo do dia de quarta-feira.

Leia Também: Delegação do Parlamento Europeu vai debater com EUA relações comerciais

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 13:27:01
<![CDATA[Enfermeiros da ULS/Algarve impedidos de marcarem férias livremente]] 4kp64 País /pais/2791816/enfermeiros-da-ulsalgarve-impedidos-de-marcarem-ferias-livremente /pais/2791816/enfermeiros-da-ulsalgarve-impedidos-de-marcarem-ferias-livremente?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (SINDEPOR) acusou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve de impedir a livre marcação de férias dos seus profissionais, em desacordo com o Código do Trabalho.]]> <![CDATA[

Em comunicado, o sindicato refere que a istração hospitalar "persiste em manter em vigor uma circular de proibição de livre marcação de férias, apesar das "múltiplas reuniões e tentativas de correção do documento".

 

Questionado sobre a acusação do SINDEPOR, o conselho de istração da ULS/Algarve informou numa nota escrita enviada à agência Lusa que "irá proceder à sua reavaliação [circular 5/2025] sobre a marcação de férias".

De acordo com o vice-presidente do sindicato, Fernando Fernandes, os enfermeiros "sempre garantiram a funcionalidade dos serviços, mesmo em dias de greve", criticando a alegada necessidade da istração em manter os serviços abertos à custa dos direitos laborais dos profissionais.

Além da questão das férias, o sindicato aponta falhas no processo de avaliação de desempenho (SIADAP), alegando que o atraso de seis meses na sua aplicação "coloca em causa a equidade, deixando os enfermeiros daquela unidade em desvantagem face aos colegas de outras regiões do país".

"Estamos quase no final de maio e ainda não estão definidos os objetivos que deveriam estar claros no início do ano. Em seis meses é impossível cumprir metas de doze, ainda mais com equipas reduzidas e em época de férias", alertou Fernando Fernandes.

O dirigente sindical acusa a istração da ULS Algarve de "improficiência e de prejudicar deliberadamente" os profissionais da região.

"Não nos parece que seja desta forma que se atraem profissionais de saúde para trabalhar no Algarve. Como se não bastasse já o elevado custo de vida, ainda são prejudicados na avaliação", lamenta o sindicalista.

Na resposta enviada à Lusa, o conselho de istração da ULS/Algarve refere que a definição dos critérios de avaliação "encontram-se publicados na Intranet, disponível para todos os profissionais".

"Já foi dada formação aos avaliadores, estando neste momento o processo a decorrer no sentido de cumprir a avaliação de desempenho regular", esclarece a istração hospitalar.

O SINDEPOR conclui que "nem tudo são más notícias", congratulando-se pelo pagamento de retroativos e atualização salarial aos profissionais, referente a novembro de 2024, "conforme compromisso assumido por parte do conselho de istração".

Leia Também: Bruxelas 'castiga' Portugal por falhas em reconhecer enfermeiros romenos

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 13:24:00
<![CDATA[Academia Cristiano Ronaldo recebeu assim os bicampeões do Sporting]] 1q354t Desporto /desporto/2791815/academia-cristiano-ronaldo-recebeu-assim-os-bicampeoes-do-sporting /desporto/2791815/academia-cristiano-ronaldo-recebeu-assim-os-bicampeoes-do-sporting?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Jogadores e equipa técnica foram bastante aplaudidos. ]]> <![CDATA[

Depois da conquista do bicampeonato no último sábado, jogadores e equipa técnica do Sporting regressaram, esta quinta-feira, aos treinos na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, e foram recebidos debaixo de muitos aplausos por parte dos funcionários e elementos das equipas das camadas jovens. 

 

Confira o vídeo. 

Leia Também: Sporting: Lançamento de petardos ou abuso policial? Vídeos lançam dúvidas

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 13:20:56
<![CDATA[Economia alemã "poderá estagnar no segundo trimestre"]] s2q9 Economia /economia/2791813/economia-alema-podera-estagnar-no-segundo-trimestre /economia/2791813/economia-alema-podera-estagnar-no-segundo-trimestre?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[O Bundesbank, banco central alemão, considera que a Alemanha não vai crescer no segundo trimestre devido a vários fatores, incluindo as tarifas norte-americanas, e depois de ter crescido 0,2% no primeiro trimestre em relação ao trimestre anterior.]]> <![CDATA[

 

 

No boletim mensal de maio, publicado hoje, os economistas do Bundesbank consideram que a economia alemã "poderá estagnar no segundo trimestre".

"No segundo trimestre, a economia alemã poderá não registar qualquer progresso. Persistem numerosos fatores de tensão e, com a intensificação da política tarifária do Governo dos Estados Unidos, é acrescentado um vento contrário adicional", afirma o Bundesbank no boletim.

Esta política tarifária afeta em particular as empresas exportadoras alemãs, que também enfrentam uma grande concorrência e uma baixa procura, acrescenta o Bundesbank.

A procura externa de produtos industriais alemães é fraca e a política comercial do Governo dos EUA está a pesar sobre as expetativas de exportação, não só através das tarifas, mas também devido à forte valorização do euro.

O Bundesbank considera que a incerteza relacionada com a política tarifária está a prejudicar os planos de investimento das empresas alemãs, já enfraquecidos devido à baixa utilização da capacidade na indústria.

Leia Também: Atrasos? Ministro garante que nenhum imigrante "irá perder direitos"

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 13:20:54
<![CDATA[Atrasos? Ministro garante que nenhum imigrante "irá perder direitos"]] 5i69k País /pais/2791814/atrasos-ministro-garante-que-nenhum-imigrante-ira-perder-direitos /pais/2791814/atrasos-ministro-garante-que-nenhum-imigrante-ira-perder-direitos?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, garantiu hoje que nenhum imigrante "irá perder os seus direitos" devido aos atrasos na validação do documentos que permitem a sua regularização.]]> <![CDATA[

Centenas de imigrantes estão há dias a dormir na rua para garantirem lugar na fila de espera para atendimento na Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas no Porto, para certificar os Registos Criminais emitidos pelas autoridades dos seus países de origem.

 

Carimbar o registo criminal é fundamental para poderem regularizar a sua situação junto da AIMA - Agência para a Integração Migrações e Asilo e, assim, garantir a sua permanência em Portugal.

"Ninguém vai perder os seus direitos", afirmou Rangel, assegurando que o Governo está a adotar medidas para que nenhum cidadão seja prejudicado pelos atrasos.

O ministro adiantou que os atrasos foram causados pelo encerramento, durante "praticamente uma semana", dos serviços da Direção-Geral de Assuntos Consulares em Lisboa, o que obrigou "cidadãos que queriam cumprir os prazos a irem para o Porto, onde os recursos são menores".

Os constrangimentos deveram-se também a um maior afluxo de imigrantes que querem regularizar a sua situação, acrescentou Paulo Rangel, referindo que "isso é um bom sinal".

"Assim que tivemos notícia deste afluxo, falei diretamente com o ministro da Presidência e ontem [na quarta-feira] já se estabeleceu um conjunto de os e portanto, obviamente, ninguém será prejudicado", garantiu.

Além disso, adiantou, o Governo assegurará, a partir de hoje, horário alargado para aliviar as longas filas que se têm registado nos últimos dias nas instalações do Porto de migrantes que tentam regularizar a sua situação.

Sem adiantar qual será o horário alargado, Rangel assegurou apenas que "o alargamento será substancial" e apelou a que se mantenha "a tranquilidade e a calma".

Também as equipas de atendimento serão reforçadas, tanto em Lisboa, onde as instalações entretanto já reabriram, "como no Porto".

Estas medidas, explicou o ministro, "não vão resolver a situação de um momento para o outro", mas deverão conseguir "progressivamente estabilizar a situação".

O ministro dos Negócios Estrangeiros reconheceu ainda que a situação está a causar perturbações, quer a moradores, quer ao comércio da zona onde os serviços consulares estão instalados, sublinhando que também por isso, o Governo está a acelerar a resolução do problema.

"A situação causa, obviamente, um incómodo e uma perturbação relevantes e, por isso, estamos tão empenhados em resolver com tranquilidade e progressivamente [a situação]", disse, referindo que se está a tentar ter uma duplicação dos atendimentos "em dois ou três dias".

[Notícia atualizada às 13h28]

Leia Também: "Condenamos profundamente" morte de funcionários de embaixada israelita

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 13:18:51
<![CDATA[Atropelamento mortal na A6? Advogados lamentam ausência de Cabrita]] n3j1u País /pais/2791795/atropelamento-mortal-na-a6-advogados-lamentam-ausencia-de-cabrita /pais/2791795/atropelamento-mortal-na-a6-advogados-lamentam-ausencia-de-cabrita?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[O advogado da família do trabalhador que morreu atropelado na A6 por um dos veículos da comitiva do então ministro Eduardo Cabrita insistiu hoje que o ex-governante deveria estar a ser julgado, não apenas o seu ex-motorista.]]> <![CDATA[

O julgamento de Marco Pontes, que à data do atropelamento mortal do trabalhador Nuno Santos era motorista do então ministro da istração Interna (MAI) e responde pelo crime de homicídio por negligência grosseira, arrancou hoje de manhã no Tribunal Judicial de Évora.

 

Em declarações aos jornalistas no exterior do tribunal, José Joaquim Barros, advogado da família da vítima mortal, disse esperar que "se faça justiça", o que, "em primeiro lugar", implica a atribuição de uma compensação financeira para a viúva e as duas filhas do trabalhador.

Nuno Santos "morreu a trabalhar na autoestrada num ato não doloso, mas muito negligente da parte do carro ou do condutor e do senhor ministro, apesar de o senhor ministro não estar aqui a ser julgado agora", argumentou o advogado.

O defensor da família disse ter "muita pena" que Eduardo Cabrita não esteja sentado no banco dos réus e afiançou que fez "tudo o que era possível" para que tal acontecesse.

"Sendo o senhor ministro responsável pela deslocação de toda aquela comitiva, como aliás penso que ficou perfeitamente demonstrado, deveria juridicamente assumir a responsabilidade", insistiu, considerando que "a tese que venceu é patética", a de que o antigo governante "era só um ageiro" na viatura.

Eduardo Cabrita, argumentou, "não era só um ageiro naquela comitiva", porque era quem "determinava como é que a comitiva deveria andar", reiterou, afirmando esperar que o que aconteça no julgamento do ex-motorista "reponha alguma justiça".

José Joaquim Barros revelou também que o ex-ministro Eduardo Cabrita e o seu ex-chefe de segurança Nuno Dias vão ser ouvidos como testemunhas durante o julgamento.

O causídico defendeu a condenação de Marco Pontes e referiu ter pedido uma indemnização cível para a família que ronda os 400 mil euros.

Também assistente no processo é a Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados (ACA-M), cujo advogado, Paulo Graça, também lamentou que Eduardo cabrita não vá a julgamento neste caso.

"O nosso entendimento é o de que deveria estar, todavia, o tribunal decidiu, com trânsito em julgado, e temos que respeitar essa decisão. O doutor Eduardo Cabrita aqui não é arguido e, portanto, a decisão é esta", disse.

No entender da ACA-M, não se tratou apenas de um acidente ou problema de trânsito, mas de "uma falha de todo o contexto, mas não foi assim que o tribunal entendeu".

"Todo o contexto significa, não só quem ia a conduzir, mas como quem ia no carro e tinha o poder de dar instruções e não terá dado", explicou, precisando aludir "apenas e tão só ao superior hierárquico máximo, que era no caso o senhor ministro em funções".

Já António Samara, advogado do único arguido no processo, garantiu aos jornalistas que pretende a absolvição de Marco Pontes, mas 'não abriu o jogo' quanto aos argumentos.

O advogado disse entender que não cabe ao ex-ministro ser julgado neste caso, que configura "um acidente de viação".

Marco Pontes, referiu, "ficou muito afetado com a situação, psicologicamente sofre bastante".

"A questão é a de ter sido incluído num acidente de viação em que resultou a morte de uma pessoa. Qualquer indivíduo se sente afetado por isso", frisou.

O caso remonta a 18 de junho de 2021, quando a viatura oficial em que seguia Eduardo Cabrita, conduzida por Marco Pontes, atropelou mortalmente Nuno Santos, de 43 anos, trabalhador de uma empresa que fazia a manutenção da A6, ao quilómetro 77,6 da via, no sentido Estremoz-Évora.

O Ministério Público acusou, no dia 03 de dezembro de 2021, Marco Pontes de homicídio por negligência, tendo, nesse mesmo dia, o então ministro da istração Interna apresentado a sua demissão do cargo.

Leia Também: Tribunal começa a julgar ex-motorista de Cabrita por atropelamento mortal

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 13:16:46
<![CDATA[Três jovens detidos por roubos a estudantes universitários em Aveiro]] 3r1u6m País /pais/2791797/tres-jovens-detidos-por-roubos-a-estudantes-universitarios-em-aveiro /pais/2791797/tres-jovens-detidos-por-roubos-a-estudantes-universitarios-em-aveiro?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[A PSP de Aveiro deteve três jovens, dois deles menores, suspeitos da prática de vários roubos principalmente contra estudantes universitários naquela cidade, informou hoje aquela força policial.]]> <![CDATA[

Em comunicado, a PSP esclareceu que os suspeitos, de 16, 17 e 24 anos, foram detidos no âmbito da Operação Faina, em cumprimento de três mandados de detenção, emanados por autoridade judiciária.

 

Os detidos, segundo a Polícia, são suspeitos da prática de vários crimes de roubo, coação, o ilegítimo, falsidade informática e abuso de cartão de garantia ou de cartão, na cidade de Aveiro, com particular incidência contra estudantes universitários.

"No âmbito desta operação, foram ainda cumpridos cinco mandados de busca domiciliária, resultando na apreensão de vários artigos que haviam sido roubados, nomeadamente telemóveis, cartões bancários, peças de vestuário, bem como de cerca de 1.375 doses de estupefaciente (cocaína e anfetaminas)", refere a mesma nota.

A PSP referiu ainda que procedeu à detenção de um quarto elemento, um homem de 43 anos, pelo crime de tráfico de estupefacientes.

Leia Também: Imagens mostram confusão entre adeptos e polícia nos festejos do Sporting

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 13:14:29
<![CDATA[Nunca pensou que este fosse um motivo para a queda de cabelo]] 25c5d Lifestyle /lifestyle/2791810/nunca-pensou-que-este-fosse-um-motivo-para-a-queda-de-cabelo /lifestyle/2791810/nunca-pensou-que-este-fosse-um-motivo-para-a-queda-de-cabelo?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Pode estar relacionado com a falta de nutrientes. Saiba do que se trata.]]> <![CDATA[

A sua alimentação pode estar a fazer com que o cabelo fique mais fraco e acabe por cair. Contudo, nunca pensou que esta pudesse ser uma razão.

 

Ao 'website' Only My Health, o gastroenterologista Saurabh Sethi revelou que a queda de cabelo pode estar ligada com a falta de ómega-3 e não só.

"Baixos níveis de ferro, zinco, proteína e ómega-3 costumam ser os culpados, principalmente entre as mulheres", revela o especialista. "Deficiências nutricionais interrompem o ciclo normal de crescimento capilar."

Explica que o consumo de alimentos como ovos, peixe, sementes de chia e lentilhas pode ajudar a repor estes nutrientes e melhorar a saúde do seu cabelo.

Leia Também: O cabelo fica mais sujo nas raízes ou nas pontas? Especialista esclarece

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 13:11:03
<![CDATA[Moçambique apreendeu droga avaliada em 22 b4725 5 milhões de euros em 2024]]> Mundo /mundo/2791811/mocambique-apreendeu-droga-avaliada-em-22-5-milhoes-de-euros-em-2024 /mundo/2791811/mocambique-apreendeu-droga-avaliada-em-22-5-milhoes-de-euros-em-2024?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed <![CDATA[Quase quatro toneladas de droga, avaliadas em 22,5 milhões de euros, foram apreendidas em Moçambique em 2024, um crescimento face a 2023, segundo o relatório do Gabinete Central de Prevenção e Combate à Droga divulgado hoje.]]> <![CDATA[

Os dados apresentados hoje pelo Ministério Público (MP) em conferência de imprensa, em Maputo, indicam que a cocaína lidera a lista das drogas mais traficadas, com a apreensão de 1.992 quilogramas em 2024, quando em 2023 tinham sido apreendidos 78,57 quilogramas da substância.

 

Os números do MP apontam a canábis como a segunda droga mais traficada, com 1.856 quilogramas em 2024, um aumento de 1% em relação ao ano anterior, em que foram apreendidos 1.853 quilogramas.

As autoridades moçambicanas apreenderam também em 2024 um total de 42 quilogramas de heroína, contra 600 quilogramas em 2023, representando um aumento de 7%, num ano em que também se registou uma subida de apreensões de metanfetamina, com 467 quilogramas em 2024, aumentando 125 quilogramas face à 2023.

Moçambique apreendeu 44 quilogramas de haxixe em 2024, mais de 100% face à 2023, em que tinham sido aprendidos pelo menos 3,3 quilogramas.

Os dados do MP, que só avalia a apreensão de cocaína, canábis e heroína, aponta que as quantidades apreendidas em 2024 são avaliadas em 1.624.593.846 meticais (22,5 milhões de euros).

Em conexão com o consumo e tráfico de drogas, pelo menos 732 pessoas foram detidas em 2024 em Moçambique, uma redução em 229 face a 2023, anunciou hoje o Gabinete Central de Prevenção e Combate à Droga.

Os dados divulgados pelo chefe da repartição central de crimes contra a ordem pública e tranquilidade públicas, Eusébio Nhamussua, indicam que a província de Sofala registou o maior número de detidos (199), seguida da cidade de Maputo com 133 e província de Maputo com 109. Cabo Delgado foi a que menos detidos registou, com 19 casos. 

O movimento processual pelo consumo e tráfico de drogas reduziu no país, com registo de 613 em 2024, contra 794 em 2023.

O Gabinete Central de Prevenção e Combate à Droga avançou na mesma conferência de imprensa que 23.409 pacientes foram atendidos nas unidades sanitárias em 2024 por consumir diversos tipos de droga, um aumento em 41,78% em relação a 2023, em que pelo menos 16.511 pacientes foram assistidos.

Do total dos atendimentos, 18.046 são pessoas do sexo masculino e os restantes 5.363 do sexo feminino.

Os números divulgados apontam que o álcool continua a dominar os números das entradas nos hospitais, com 8.069 casos em 2024, contra 4.834 de 2023, uma evolução em 66,5%.

"As províncias com maior incidência de consumo de álcool foram a cidade de Maputo [4.142 casos], Manica [1.417 casos] e Sofala [786 casos]", avançou o chefe do departamento de educação pública e divulgação, José Bambo, em que os mesmos dados colocam Maputo no topo do consumo de outras substâncias ilícitas.

Relativamente às rotas do tráfico, o MP afirma que é usada a rota Afeganistão--Paquistão--Pemba-Zambézia-Maputo-África do Sul para o tráfico de metanfetamina, heroína e anfetamina. O trajeto São Paulo-Adis Abeba-Maputo-África do Sul é usado para a circulação de cocaína, a rota São Paulo-Lisboa-Maputo-África do Sul para cocaína e Índia--Moçambique também para o tráfico de cocaína.

Segundo o Ministério Público, as drogas são usualmente transportadas em malas de viagem, bidões, livros, tambores, escondidas em colunas/altifalantes, camufladas em rebuçados e dissimuladas em antitranspirante.

"As múltiplas substâncias, o álcool, a canábis, continuam a ser as principais causas de procura de atendimento médico pelo seu uso abusivo (...). Os traficantes têm continuado a procurar usar o país para trânsito de drogas para diferentes partes do mundo", adianta-se no relatório apresentado em conferência de imprensa, no qual se pede mais meios para travar o tráfico de drogas.

Leia Também: Funcionários públicos? Não sejam "especialistas em complicar"

]]>
Notícias ao Minuto 2025-05-22 13:09:58