O Serviço Nacional de Saúde (SNS) dedicou uma publicação na rede social Facebook sobre o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) onde vinca algumas "verdades" que necessita mesmo de saber - até porque, revela "a discriminação" é uma barreira.
Pegando neste ponto de "a discriminação ser uma barreira significativa aos testes e tratamentos do VIH", o SNS faz questão de frisar que "é tempo de promover o conhecimento sobre o vírus e acabar, de uma vez por todas, com o estigma!"
De modo a contribuir para tal, o Serviço Nacional de Saúde revela:
- "Pode ter VIH e não saber;
- Com diagnóstico atempado e cuidados médicos eficazes, o VIH pode ser controlado;
- O VIH não se transmite através de beijos, abraços, apertos de mão, partilha de alimentos ou água;
- O VIH é transmitido através do sangue, fluidos sexuais e leite materno".
Lembre que duas dezenas de organizações portuguesas estão a disponibilizar, entre 19 e 26 de maio, um "rastreio gratuito, rápido e confidencial" do VIH, em mais de 60 pontos espalhados por todo o país.
A iniciativa está enquadrada na Semana Europeia do Teste, iniciativa promovida pela EuroTEST que mobiliza organizações de toda a Europa para reforçar a importância do diagnóstico precoce do VIH, hepatites B e C e sífilis.
O Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT) recorda que, em 2023, foram notificados 924 novos casos de infeção por VIH em Portugal, com uma taxa de diagnóstico mais elevada no grupo etário dos 25 aos 29 anos.
Além disso, "58% dos novos casos foram diagnosticados tardiamente, com particular expressão entre os homens heterossexuais e as pessoas com 50 ou mais anos".
Leia Também: DGS apela ao rastreio do VIH e hepatites virais na Semana Europeia do Teste