Diretor da prisão de Angra castigou outro recluso com problemas mentais

Caso já está a ser investigado pelos Serviços Prisionais.

Notícia

© Shutterstock

Natacha Nunes Costa
28/05/2025 15:11 ‧ ontem por Natacha Nunes Costa

País

Açores

Em abril, soube-se que um recluso do Estabelecimento Prisional de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, nos Açores, punido pelo diretor da cadeia, estava em estado de grave, depois de ter ado vários dias (e noites) apenas em roupa interior.

 

O caso chocante -  que acabou com o recluso vários dias internado nos Cuidados Intensivos e, depois, transferido para a clínica psiquiátrica da prisão de Santa Cruz do Bispo - sabe-se agora, não terá sido o único.

Segundo a CNN Portugal, Armando Coutinho Pereira terá castigado, um mês antes do caso já conhecido, um outro recluso, como o mesmo tipo de punição.

Testemunhas relataram ao canal de televisão que um homem, visivelmente debilitado, atravessou o corredor da prisão para fazer uma chamada apenas de cuecas e chinelos abertos, queixando-se de frio intenso.

Ainda de acordo com a CNN Portugal, que o homem terá sido "obrigado a cumprir o castigo de cuecas, numa cela com uma cama sem colchão, sem artigos de higiene pessoal e apenas dois cobertores durante o inverno".

Ao Notícias ao Minuto, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) confirmou que está a decorrer um segundo processo de inquérito, "na sequencia de denúncias anónimas sobre alegados procedimentos desadequados, tidos para com um recluso do Estabelecimento Prisional de Angra do Heroísmo  (transferido para a Clinica de Psiquiatria e Saúde Mental, anexa ao Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo (masculino) no dia 28 de abril)".

Adianta a DGRSP que o inquérito "é coordenado por dois magistrados do Ministério Público" e que já responderam aos "elementos solicitados, sobre esta denúncia, pela Provedoria de Justiça".

Leia Também: Tribunal da Marinha Grande condena antiga ama a pena suspensa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas