A Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu um inquérito a Matheus Reis, após os acontecimentos que envolveram o jogador do Sporting e o benfiquista Andrea Belotti no final da Taça de Portugal: "Confirma-se a instauração de inquérito que teve origem em denúncia", avançou a autoridade judicial ao Notícias ao Minuto.
A informação foi inicialmente revelada pelo Diário de Notícias, que adianta que o futebolista pode ser acusado de ofensa à integridade física - pelo pisão na cabeça do italiano que representa o clube da Luz.
O autor da "denúncia" não foi revelado, mas recorde-se que o empresário César Boaventura recorreu, esta segunda-feira, às redes sociais para anunciar que apresentou uma "denúncia formal à Procuradoria-Geral da República (PGR)" contra Matheus Reis, "com base nos artigos 144.º e 147.º do Código Penal, por indícios de crime público de ofensa à integridade física grave".
Na opinião do empresário, o brasileiro "pisou com os pitões a cabeça de Andrea Belotti, jogador do Benfica", no triunfo conquistado pelo Sporting, na final da Taça de Portugal, por 1-3, o que perfaz "um ato violento, gratuito, fora da disputa da bola", assim como "uma agressão clara e, ainda assim, não punida em campo".
"Pior: o próprio clube publicou depois um vídeo nas redes sociais onde se ouvem jogadores a dizer 'pisar cabeça', como se fosse piada. Isto não é futebol. É apologia da violência. E, por isso, não fiquei calado", referiu o agente, que prometeu, ainda, apresentar uma "participação disciplinar à Federação Portuguesa de Futebol (FPF)".
Benfica entregou participação contra Maxi e Matheus Reis
De lembrar ainda que o Benfica fez chegar, esta terça-feira, às mãos do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, uma participação disciplinar contra Maxi Araújo e Matheus Reis.
De acordo com informações recolhidas pelo Desporto ao Minuto, o clube da Luz alega que o internacional uruguaio deu uma cotovelada a Andrea Belotti, que deveria ter merecido um segundo cartão amarelo ou até o vermelho direto, e que o brasileiro pontapeou e pisou a cabeça do avançado italiano.
A direção liderada por Rui Costa considera "grave" que este lance, registado junto à bandeirola de canto, no período de desconto, quando os homens de Bruno Lage ainda venciam, por 1-0, não conste no relatório redigido pelo árbitro, Luís Godinho.
As águias defendem que ambos os atletas leoninos devem ser condenados a um castigo que pode ir de um a dez jogos de suspensão, dependendo da avaliação que for feita pelo Conselho de Disciplina.
Matheus Reis quebra o silêncio após lance polémico com Belotti
Matheus Reis quebrou, na terça-feira, o silêncio sobre o polémico lance com Andrea Belotti, deixando claro que não houve qualquer intenção de agredir com um 'pisão' na cabeça o jogador do Benfica na reta final do encontro da final da Taça de Portugal.
"Gostaria de esclarecer os factos ocorridos durante um lance no último jogo que disputei. Em momento algum houve a intenção de agressão ou de qualquer conduta desleal da minha parte. Entrei em campo com um único objetivo: jogar e vencer. A jogada em questão foi disputada com muito o e rapidez, porém de forma legítima, sem qualquer intenção de agressão. Foi um desequilíbrio do corpo, facto inclusive confirmado pela continuidade do jogo e pela continuidade do adversário em campo. Tudo o que sucedeu após o jogo surge num contexto de festa e não pode transformar um lance numa arma de arremesso contra mim e contra o Sporting", escreveu o defesa numa 'story' do Instagram.
O jogador de 30 anos de idade junta, desta maneira, mais um caso a uma já longa lista de polémicas. Lista essa que começou a desenhar-se quando este ainda alinhava ao serviço do Rio Ave, e começava a despertar o interesse de terceiros.
[Notícia atualizada às 11h01]
Leia Também: Pisão a Belotti não é caso virgem. As '1.001' polémicas de Matheus Reis