A nova mesa, presidida por António Oliveira Gomes, foi eleita na quarta-feira, numa assembleia extraordinária que teve como ponto único esta eleição. Os novos elementos assumem funções até ao final do mandato autárquico.
A lista de António Gomes integra como secretárias Fernanda Marques Lopes e Fátima Nunes.
Além desta foi submetida a sufrágio uma outra lista, apresentada pelo PS e liderada pelo anterior presidente da Assembleia Municipal, Brian Silva, que tinha sido destituído do cargo na reunião de 30 de abril.
A lista vencedora obteve 17 votos e a lista apresentada pelos socialistas teve 12 votos.
A mesa da assembleia tinha sido destituída na sequência de uma proposta apresentada pelos deputados José Soeiro (CDU) e Fernanda Marques Lopes (independente), por considerem existir uma situação de incompatibilidade e conflito de interesses de Brian Silva, presidente da Assembleia Municipal da Lourinhã, presidente da Federação Regional do Oeste do PS e candidato à câmara municipal por este partido nas eleições autárquicas deste ano.
A proposta, a que a agência Lusa teve o, levanta dúvidas sobre a sobreposição de funções públicas e interesses privados no quadro da lei dos solos, uma vez que o autarca é empresário do setor da construção civil e do imobiliário e, enquanto presidente do órgão, tem competência para deliberar sobre a reclassificação dos solos e planos de ordenamento.
Na proposta aprovada, a Assembleia Municipal deliberou reconhecer a situação de suspeição e impedimento do seu presidente e dar conhecimento ao Ministério Público, Inspeção-Geral de Finanças, Comissão Nacional de Eleições e Autoridade da Concorrência "para eventual apuramento de responsabilidade istrativa, política ou penal".
Na quarta-feira, Brian Silva voltou a encabeçar uma candidatura ao cargo e, já depois de conhecidos os resultados que deram a vitória à outra lista, reiterou discordar dos motivos que levaram à sua destituição.
Leia Também: Idoso de 88 anos em estado grave após ser atropelado na Lourinhã