Acompanhado por um grupo de investidores, Elon Musk anunciou uma proposta de compra da OpenAI por 97,4 mil milhões de dólares. Apesar de o cofundador e CEO da empresa de Inteligência Artificial (IA), Sam Altman, ter recusado, a verdade é que esta proposta continua em cima da mesa.
Já se sabe que Musk está disposto a abrir mão da proposta se a OpenAI desistir de se converter de uma organização sem fins lucrativos para uma empresa que visa o lucro. Outra informação importante a ter em conta é que a proposta tem uma data de validade: o dia 10 de maio de 2025.
Como conta o site TechCrunch, a partir desta data a proposta deixará de estar em ‘cima da mesa’, sendo que o negócio também fica sem efeito se a OpenAI rejeitar formalmente e por escrito a oferta de Musk e dos seus parceiros que, de acordo com a publicação, “será paga em dinheiro”.
Notar ainda que, antes da proposta ser concretizada, os compradores da OpenAI querem ter o sem restrições aos registos financeiros de dos recursos humanos da empresa. De acordo com os documentos já partilhados publicamente, os compradores querem ter o completo a “ativos, infraestruturas, equipamento, finanças e registos” da OpenAI.
Leia Também: Sam Altman: "Acho que Musk não é uma pessoa feliz. Tenho pena dele"