Jovem detido pela PSP após investigações por tráfico de droga em Peniche

O jovem de 20 anos foi já presente à autoridade judiciária, na sexta-feira, dia 23 de maio, e foram-lhe aplicadas as medidas de coação de apresentações bissemanais e proibição de os com os demais envolvidos na investigação.

Notícia

© ShutterStock

Notícias ao Minuto
24/05/2025 09:04 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

País

PSP

Um jovem de 20 anos foi detido pela Polícia de Segurança Pública (PSP), na manhã do dia 6 de maio, em Peniche, após terem sido cumpridos vários mandados de busca relativos a uma investigação por tráfico de estupefacientes. 

 

Em comunicado, a PSP explicou que, "na senda de constante pesquisa", "gerou-se a suspeita de que um conjunto de jovens se dedicava à atividade ilícita de tráfico de droga, no centro da cidade, causando elevado alarme social".

Os suspeitos "desenvolviam grande parte da sua atividade ilícita através da venda direta a consumidores, aproveitando e recorrendo a diversos procedimentos que visavam dificultar uma eventual investigação da PSP".

As autoridades destacaram ainda que "um dos visados tem antecedentes criminais estando a decorrer uma pena suspensa que lhe fora aplicada pelo mesmo tipo ilícito e atividade criminosa".

Depois de vários meses de investigação, a PSP, acreditando que "reunia prova suficiente relativa à atividade que os suspeitos desenvolviam", obteve dois mandados de busca domiciliária e outros dois mandados para veículos. 

Cumpridos os mandados, foram apreendidas 109 doses de cocaína, quatro doses de haxixe, uma arma de ar comprimido, duas munições de calibre 6,35 mm, uma mira telescópica, duas armas brancas artesanais, um machado tipo 'tomahawk', 16 smartphones, duas balanças de precisão, dois computadores portáteis, um 'a-montanhas', um gorro, e duas baterias de motas elétricas, suspeitas de serem furtadas. 

A PSP deu ainda conta de que, no decorrer de uma das buscas domiciliárias, "detetaram-se dois animais de companhia sem condições de habitabilidade/ alojamento, sendo que um dele de raça potencialmente perigosa". 

Os animais foram vistos por um veterinário municipal e recolhidos pelo Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) de Peniche. Foram também levantados "vários autos de notícia por contraordenação".

"Dando continuidade à investigação e, porque os principais alvos da mesma não haviam sido detetados, veio na ada quinta-feira a ser detetado na cidade um desses jovens e, numa abordagem relâmpago, a ser intercetado com algum dinheiro, telemóveis, uma faca e cerca de 120 doses de haxixe, parte das mesmas ocultadas junto a si, no mobiliário urbano", lê-se.

O material foi apreendido e o suspeito detido, tendo recolhido aos quartos de detenção da Esquadra de Peniche.

O jovem de 20 anos foi já presente à autoridade judiciária, na sexta-feira, dia 23 de maio, e foram-lhe aplicadas as medidas de coação de apresentações bissemanais e proibição de os com os demais envolvidos na investigação.

Leia Também: Depois de Arroios, no Funchal: PSP fecha armazém onde dormiam imigrantes

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas