O orçamento médio dos portugueses para férias de verão em 2025 é de 1.515 euros, menos 23% do que o valor de 2024, de acordo dados revelados, esta terça-feira, na 24ª edição do Barómetro Anual de Férias de Verão da Europ Assistance.
Trata-se de um "valor que continua abaixo da média europeia, que este ano se fixa nos 2.080 euros", segundo um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve o.
"Entre os 11 países europeus, Portugal cai para a nona posição da tabela, com a Suíça a liderar a classificação com 3.052 euros. Se considerarmos os 23 países inquiridos, Portugal fica-se pela 18ª posição. A Austrália é o país com o orçamento de férias mais elevado, 3.193 euros", pode ler-se na mesma nota.
O barómetro revela que, "apesar de ter um dos orçamentos mais baixos, 50% dos portugueses que vão viajar afirmam que vão gastar mais do que no ano anterior".
"Portugal destaca-se como um dos países europeus mais entusiasta em relação a viagens, com 83% das pessoas a expressar o desejo de viajar, em comparação com uma média europeia de 81%, apenas superado por Itália (85%) e Inglaterra (84%)", é ainda referido.
Carteira é um desafio
O mesmo estudo revela que as "restrições financeiras continuam a ser o principal impedimento para não viajar", já que "44% dos portugueses que não vão de férias apontam questões orçamentais como a principal razão".
"A inflação continua a ser o principal motivo a retrair as pessoas na hora de fazer planos. Portugal é o país europeu onde este receio é mais pronunciado (85%), e é também o país da Europa onde os preços elevados mais impactam o orçamento dedicado ao lazer", pode ler-se.
Este estudo foi realizado em parceria com a IPSOS que analisa os planos de férias em 23 países, 11 dos quais europeus, mas também da América do Norte, Oceânia, Médio Oriente e Norte de África.
Leia Também: A avaliação bancária e outras 3 coisas que deve saber para começar o dia