Os preços do carapau, dos ovos e da polpa de tomate foram os que mais subiram desde o início do ano, com aumentos entre os 16% e os 28%, divulgou a DECO PROTeste, esta semana.
"Apesar de o preço do cabaz alimentar não ter subido significativamente desde o início deste ano, há produtos que continuam a registar subidas e descidas constantes", nota a organização de defesa do consumidor.
Entre a primeira semana do ano e 21 de maio, "os produtos cujo preço mais aumentou foram o carapau, os ovos e a polpa de tomate, com subidas de 28%, 26% e 16%, respetivamente".
"Um quilo de carapau pode agora custar, em média, 5,70 euros. Já por meia dúzia de ovos é agora preciso pagar 2,02 euros, apenas mais alguns cêntimos do que por uma embalagem de 500 gramas de polpa de tomate, que custava esta semana 1,47 euros", aponta a organização.
Já na última semana, entre os dias 14 e 21 de maio, os maiores aumentos percentuais de preço registaram-se em produtos como os cereais de fibra (mais 13%), a cebola (mais 12%) e o café torrado moído (mais 6%).
Leia Também: Carrinho de compras volta a ficar mais barato (mas um preço disparou 13%)