Foi em 2013 que a BMW abriu, em Leipzig, um novo capítulo da sua história, abraçando os carros elétricos. Agora, atingiu o marco histórico dos três milhões produzidos.
O primeiro modelo foi o i3 totalmente elétrico, fabricado na Plant Leipzig, numa área dedicada, a par do primeiro híbrido plug-in da marca – o i8. Ao longo destes 12 anos, o BMW Group integrou os modelos eletrificados nas suas fábricas por todo o mundo, apostando fortemente na mobilidade eletrificada com um crescimento sustentado.
No ano ado, representou mais de 25 por cento dos volumes de produção (a grande maioria sendo carros totalmente elétricos). Os dados dizem respeito a todo o Grupo BMW – englobando as marcas BMW, MINI e Rolls-Royce.
Agora, saiu oficialmente da linha de montagem em Munique a unidade três milhões entre os veículos eletrificados do Grupo BMW. É um BMW 330e Touring Portimao Blue híbrido plug-in, destinado ao mercado do Reino Unido.
Este carro tem 292 cv de potência combinada e 420 Nm de binário e tem uma autonomia totalmente elétrica que pode chegar a cerca de 91 km. O motor a combustão – um tetracilíndrico TwinPower Turbo de 1.998 centímetros cúbicos – coloca no asfalto 184 cv de potência e 300 Nm de binário. A parte elétrica debita 109 cv de potência e 265 Nm de binário.
Leia Também: Este é o BMW mais barato que pode comprar