Líderes mundiais na missa inaugural do pontificado de Leão XIV. Quem vai?
A missa de inauguração do pontificado de Leão XIV, no domingo, vai reunir em Roma vários líderes mundiais que marcarão as relações bilaterais do primeiro Papa norte-americano.

© Maria Grazia Picciarella/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Mundo
Papa
Em seguida, em procissão, o pontífice subirá à basílica e sairá para a Praça de São Pedro, onde lhe será entregue o pálio e o anel do Pescador, após o que terá início a missa perante mais de 150 delegações internacionais e cerca de 200.000 fiéis.
A lista de dignitários estrangeiros ainda não foi divulgada, mas alguns já anunciaram a presença na missa, como o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, ou os reis Felipe VI e Letícia de Espanha.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, é outra das presenças confirmadas até agora, segundo a agência de notícias espanhola EFE.
A mesma agência também noticiou a participação dos Presidentes de Israel, Isaac Herzog, da Argentina, Javier Milei, e do Paraguai, Santiago Peña.
A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, aproveitará a presença em Roma de alguns dos convidados para encontros bilaterais, incluindo dois chefes de Governo que acabam de chegar ao poder, o canadiano Mark Carney e o alemão Friedrich Merz.
Meloni também receberá o Presidente do Líbano, Joseph Aoun, segundo a EFE.
O príncipe Eduardo, duque de Edimburgo, representará o monarca britânico, anunciou o Palácio de Buckingham, segundo a estação de televisão Sky News.
A imprensa neerlandesa noticiou a participação da rainha Máxima e do primeiro-ministro, Dick Schoof.
O primeiro-ministro francês, François Bayrou, é outro dos dirigentes que anunciaram a presença na missa, segundo a agência de notícias -Presse (AFP).
Os Estados Unidos vão enviar o vice-presidente JD Vance com a segunda-dama, Usha Vance, e o chefe da diplomacia, Marco Rubio.
O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, é outro dos participantes confirmados e viajará para Roma na sexta-feira a partir da Indonésia, país que visita oficialmente.
O Presidente de Taiwan, William Lai, vai fazer-se representar pelo antecessor, Chen Chien-jen (2016-2020), enquanto a Coreia do Sul vai enviar uma delegação liderada pelo ministro da Cultura, Yoo In-chon.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, sinalizou o interesse em participar na missa.
O chefe do gabinete presidencial, Andriy Yermak, itiu que Zelensky poderá encontrar-se com Leão XIV e outros líderes, mas lembrou que a guerra com a Rússia determina a agenda do chefe de Estado.
Zelensky esteve no Vaticano no funeral do Papa Francisco, em 26 de abril, e reuniu-se com o Presidente norte-americano, Donald Trump, que também se deslocou ao Vaticano para as exéquias do antecessor argentino de Leão XIV.
A missa de inauguração do pontificado de Leão XIV vai começar às 10h00 locais, quando forem 09h00 em Lisboa.
Ocorrerá em dia de eleições legislativas em Portugal e de presidenciais na Polónia e na Roménia.
Leão XIV foi eleito em 08 de maio como o 267.º Papa da História, sucedendo a Francisco (2013-2025), que morreu em abril.
Nascido Robert Francis Prevost, em Chicago, o novo pontífice, de 69 anos, também tem a cidadania peruana depois de ter vivido a maior parte da vida no país andino.
Leia Também: Vice-presidente dos Estados Unidos na missa inaugural do Papa Leão XIV