Cateterismo. Que procedimento é este a que André Ventura foi sujeito?
É uma forma de tratar e diagnosticar problemas cardiovasculares. O líder do Chega teve uma nova crise de refluxo, também conhecida como espasmos do esófago.

© Shutterstock

Lifestyle
Saúde
"É um procedimento clínico caracterizado pela utilização de técnicas minimamente invasivas para diagnosticar e tratar problemas cardiovasculares”, revela Eduardo Infante de Oliveira, coordenador da Unidade Cardiovascular do Hospital Lusíadas Lisboa, no 'website' deste grupo de saúde.
Leia Também: É possível ter duas crises de refluxo esofágico na mesma semana?
Apesar de estar mais associado a doenças cardiovasculares, poderá também ser realizado como forma de prevenção e despiste. Refere que pode ser feito quando há "suspeita de doença coronária obstrutiva, em doentes com angina de peito ou equivalente, dor no peito associada a esforços, cansaço e ou intolerância anormal ao esforço físico".
"Habitualmente, além da história e observação clínica, há um conjunto de outros exames complementares que orientam o médico para a opção de realizar um cateterismo", continua.
Diz também que este procedimento é feito "através da punção de uma veia ou artéria, onde se introduzem cateteres até ao coração que permitem medir pressões, injetar contraste ou calcular débitos e resistências para fins diagnósticos".
É usado para detetar e tratar diversas patologias como doenças valvulares, doenças congénitas, arritmias, doença coronária e acidentes vasculares cerebrais.
Leia Também: Refluxo esofágico. O que deve fazer durante uma crise