Sabia que os gatos podem trazer benefícios para a sua saúde mental?
Desde a diminuição da pressão arterial até à redução do stress e da ansiedade, os nossos amigos felinos podem manter as nossas mentes sãs.

© Shutterstock

Lifestyle
Animais de estimação
Um estudo recente sobre animais de estimação e saúde mental, feita pela American Psychiatric Association e pela American Veterinary Medical Association, concluiu que 84% dos donos de animais de estimação relataram que os seus amigos de quatro patas tiveram um impacto positivo na sua saúde mental.
Leia Também: Cinco cuidados que fazem toda a diferença na saúde e felicidade dos gatos
Os gatos ajudam-nos a lidar com os problemas
Howard Liu, psiquiatra e presidente do Conselho de Comunicações da American Psychiatric Association, refere que "a companhia felina pode ser especialmente benéfica e significativa para pessoas que lutam contra ansiedade, depressão e transtorno do espectro autista, bem como pessoas com histórico de trauma."
O poder do carinho
"Acariciar o pelo de um gato pode diminuir a sua pressão arterial e pode ajudá-lo a sentir-se menos stressado, diminuindo os seus níveis da hormona do stress (cortisol) e aumentando a produção de uma das hormonas do bem-estar (oxitocina) no seu corpo."
São animais de hábitos
"Se está a lutar contra problemas de saúde mental, pode ser desafiante sair da cama, tomar banho, preparar refeições e lidar com outros aspectos da vida diária, mas os gatos seguem uma rotina, o que significa que também terá de o fazer. Um gato irá lembrá-lo quando for hora das refeições e quando quiserem atenção. Brincar com um gato pode aliviar o seu humor e ajudar a distraí-lo de coisas que podem ter um impacto negativo na sua saúde mental."
Leia Também: Flores que podem ser perigosas para os cães e gatos