Na análise, a Informa D&B refere também que em 2024, as exportações de café torrado e solúvel cresceram 9,8%, para 134 milhões de euros e que Espanha foi o principal destino destas exportações, com um peso de 30% do total, à frente de França, Suíça, Reino Unido e Rússia.
Em relação às importações, a consultora precisa que as mesmas aumentaram 12,8%, para 255 milhões de euros e que Espanha e França são os principais países de origem das importações, respetivamente com 36% e 35% do total.
A análise diz que as importações de café verde aumentaram 29% em 2024, para 211 milhões de euros e que o Vietname (24%) é o primeiro país de origem, à frente do Brasil (18%) e do Uganda (16%).
O setor do café em Portugal é constituído por 92 operadores (incluindo indústria do café e do chá), a zona Norte concentra 38% das empresas, seguindo-se a Grande Lisboa (22%) e o Alentejo (13%), indica a Informa D&B, que adianta que "a maior parte das empresas são de pequena dimensão, existindo um número reduzido de grandes companhias, algumas com uma oferta diversificada, que estão presentes tanto no canal da distribuição alimentação como no canal Horeca".
Leia Também: Angola precisa de "grande revolução" para voltar a ser forte produtor de café