A colaboração assenta na criação de um canal direto entre as duas entidades, permitindo à SIBS cancelar rapidamente referências reportadas como fraudulentas pelos consumidores à EDP, de acordo com um comunicado conjunto das duas empresas hoje divulgado.
Nos primeiros três meses, foram confirmados e bloqueados 100% dos casos denunciados com evidências.
Os consumidores podem sinalizar situações suspeitas através do 'site' ou da linha de apoio da EDP. Após a análise das denúncias e validação das provas -- como mensagens ou 'e-mails' falsos --, a EDP partilha a informação com a SIBS, que procede ao bloqueio imediato das referências.
"Esta colaboração reflete o nosso compromisso com a segurança e o bem-estar dos consumidores, ao mesmo tempo que reforça a importância da cooperação com entidades não financeiras na prevenção de fraudes digitais", afirmou Miguel Silva, diretor de Anti-Fraude do Grupo SIBS, responsável pela gestão das redes multibanco e do MB Way.
O da EDP Comercial, Hugo Gouveia, acrescentou que "a parceria com a SIBS representa mais um o importante na estratégia de combate à fraude" da comercializadora de energia, destacando ainda que o débito direto continua a ser uma forma de pagamento segura e eficaz.
Leia Também: Como usar? Como remover? DGS ajuda a tirar dúvidas sobre o copo menstrual