José Mota confiante para o playoff: "Espero que percebam a motivação"

O treinador do AVS, José Mota, destacou hoje o aspeto mental e mostrou confiança na permanência da equipa na I Liga de futebol, apesar do histórico favorável às equipas da II no 'play-off' de permanência.

Notícia

© Facebook/AFS Vila das Aves

Lusa
23/05/2025 13:44 ‧ há 5 horas por Lusa

Desporto

I Liga

Em Ofir, onde a equipa cumpre estágio antes do 'duelo' com o Vizela, Mota reconheceu a exigência dos dois jogos decisivos e disse esperar que a experiência acumulada por alguns dos seus jogadores possa fazer a diferença.

 

"a um ano e as emoções são as mesmas. Temos vários atletas que participaram no 'play-off' da época ada. Espero que percebam os objetivos e a motivação", referiu, sublinhando que os encontros serão "extremamente difíceis" e que "a equipa que errar menos" sairá por cima.

Embora reconheça a vantagem histórica das equipas da II Liga neste formato, o treinador do AVS quer contrariar essa tendência. "Espero que, pela primeira vez, uma equipa da I Liga se mantenha. O fator motivacional tem pesado muito: as formações da II Liga chegam num ciclo positivo, enquanto as da I vêm de fases mais negativas", apontou.

Também por isso, nesta fase da época, o técnico considera o fator emocional determinante. "O 'reset' é fundamental. Quando cá chegámos, estávamos em posição de descida e agora estamos no 'play-off'. Este estágio ajuda-nos a conhecer melhor os jogadores e a prepará-los emocionalmente para este momento", explicou. 

Na antevisão da primeira mão, que se disputa na Vila das Aves, no sábado, Mota mostrou-se confiante, acreditando que a equipa tem "condições para continuar na I Liga", num "jogo intenso e dividido", mas sem apontar favoritos no jogo que espera equilibrado. "Não aponto favoritos porque não os há. Tudo faremos para inverter este ciclo. Temos de ser ambiciosos, manter a concentração e dar atenção a todos os pormenores", disse.

Sobre o Vizela, elogiou a evolução da equipa: "Conheço bem o Vizela. ou por duas fases com dois treinadores e melhorou muito com o atual. É hoje muito mais ofensiva, com objetividade, ambição e força anímica".

O treinador concluiu lembrando o percurso feito e o cumprimento do primeiro objetivo, que foi chegar ao 'play-off'. "Vim com a missão de garantir a permanência. É sinal de que confiam no meu trabalho. Agora, queremos concluir o caminho com sucesso", concluiu.

Kiki Afonso, castigado, é a única baixa confirmada no AVS.

As duas equipas disputam a última vaga na I Liga de futebol, com o AVS a receber a primeira mão do 'play-off' no sábado, às 19:45, sob arbitragem de Gustavo Correia, da associação do Porto.

O segundo jogo realiza-se a 01 de junho, à mesma hora, em Vizela. A formação minhota foi terceira da II Liga e tenta o regresso ao escalão principal, após ter descido em 2023/24, depois de três épocas consecutivas entre os maiores.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Vinícius Jr. despede-se de Ancelotti (com um 'até já'): "É o destino"

Real Madrid

Vinícius Jr. despede-se de Ancelotti (com um 'até já'): "É o destino"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Compra Lamborghini Murciélago a 'preço de saldo' e corre bem… até o ligar

EUA

Compra Lamborghini Murciélago a 'preço de saldo' e corre bem… até o ligar

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas