Ruben Amorim e o United falharam 'all in' na Liga Europa em época agónica

O treinador português Ruben Amorim viveu uma primeira época agónica no Manchester United e, para piorar, sem final feliz, com o desaire face ao Tottenham (0-1) na final da Liga Europa e respetivo adeus à 'Champions' 2025/26.

Notícia

© Getty Images

Lusa
21/05/2025 22:41 ‧ ontem por Lusa

Desporto

Liga Europa

Num percurso que se divide claramente em dois, com o fracasso interno a contrastar com a brilhante campanha europeia até à final, Amorim, que chegou ao clube em novembro de 2024, falhou todos os objetivos em 2024/25, em matéria de resultados.

 

O técnico luso, de 40 anos, vai, assim, partir sem nenhuma margem de manobra para a próxima temporada, isto contando que os irmãos Glazer vão manter o português no cargo.

Com o desaire face ao Tottenham na final de Bilbau, Ruben Amorim fechou da pior forma uma época que começou, para o técnico luso, em Alvalade, onde, à quinta época, colocou o Sporting a jogar a alto nível.

No tempo que permaneceu ao serviço dos 'verde e brancos', conseguiu 11 vitórias nas primeiras 11 jornadas da I Liga, sendo o grande responsável pelo título dos 'leões', e também brilhou na 'Champions', nomeadamente com um 4-1 ao Manchester City.

O chamamento do United era, porém, irrecusável e, em novembro, United deixou o Sporting para substituir o neerlandês Erik ten Hag no clube inglês, depois de uma transição assegurada pelo também neerlandês Ruud van Nistelrooy.

Desde o primeiro minutos, Amorim assumiu que queria implementar o seu '3-4-3', o seu sistema de três centrais, com o qual a equipa não estava familiarizada e mesmo sem ter os jogadores adequados para o fazer.

Na cabeça do técnico português estava desde logo a preparação da época 2025/26, ganhar tempo para a mesma, mais do que conseguir resultados em 2024/25, mas o começou bem foi mau, com uma estreia a empatar (1-1) no reduto do Ipswich, seguido de dois triunfos.

O United venceu por 3-2 na receção aos noruegueses do Bodo/Glimt, na estreia do português na Liga Europa, e goleou por 4-0 o Everton, no primeiro jogo em Old Trafford para a Premier League, numa 'amostra' que prometia.

As derrotas que se seguiram, no reduto do Arsenal (0-2) e na receção ao Nottingham (2-3), mostraram, porém, que muito havia ainda por fazer, apesar de terem sido seguidas por mais duas vitórias, na casa do Viktoria Plzen (2-1) e do agora rival Manchester City (2-1), que Amorim voltou a vencer.

Quem pensou que agora seria mesmo tempo de viragem enganou-se por completo, pois 2024 fechou com quatro derrotas, a eliminação da Taça da Liga inglesa com o Tottenham, e três na Premier League, sem golo marcados, com Bournemouth, Wolverhampton e Newcastle.

O mês de janeiro foi melhor, com duas vitórias, um empate, no reduto do Liverpool, e uma derrota na Premier League, dois triunfos na Liga Europa, para selar o o direto aos 'oitavos', e o triunfo na casa do Arsenal, nos penáltis, para a FA Cup.

Os maus resultados no campeonato voltaram, porém, em fevereiro, com apenas uma vitória (3-2 ao Ipswich) em quatro jogos, salvando-se o 2-1 ao Leicester na Taça de Inglaterra, competição da qual o United, que defendia o cetro, acabou por cair nos 'oitavos', a abrir março, com o Fulham, nos penáltis.

A partir daí, a estratégia foi clara: prioridade total à Liga Europa e poupanças no campeonato, estratégia que acabou por resultar na perfeição, apesar de isso custar um percurso penoso, e nunca visto em Old Trafford, na Premier League.

Na Europa, o conjunto de Amorim foi, porém, muito competente, começando por eliminar, nos 'oitavos', a Real Sociedad, com um empata 1-1 em San Sebastián e um triunfo caseiro por 4-1, com hat-trick, incluindo dois penáltis, de Bruno Fernandes.

Os 'quartos' trouxeram o Lyon e uma eliminatória para a lenda, com um 2-2 em França e um memorável 5-4, após prolongamento, em Old Trafford, onde o United perdia por 4-2 aos 113 minutos, antes dos golos de Bruno Fernandes (114, de penálti), Mainoo (120) e do herói Maguire (120+1).

De volta ao País Basco, esperavam-se ainda mais dificuldades face ao Athletic, o anfitrião da final, mas o United, com a ajuda de uma expulsão nos locais, decidiu, praticamente, a eliminatória em San Mamés, com um triunfo por 3-0.

Em Inglaterra, os bascos ainda marcaram primeiro, mas o United acabou por vencer por 4-1, selando a final, na qual, hoje, não conseguiu superiorizar-se ao Tottenham, vencedor por 1-0, com um tento de Brennan Johnson, aos 42 minutos.

Por realizar, fica um jogo, que não será, certamente, de festa em Old Trafford, onde o Manchester United recebe no domingo o Aston Villa e corre o risco de ainda cair mais um lugar na tabela, para 17.º, logo à frente dos que descem. Pior era impossível.

À margem de todo este fracasso, Ruben Amorim já venceu em 2024/25 a I Liga portuguesa e ainda pode conquistar, nesse mesmo dia, a Taça de Portugal, pois esteve no primeiro encontro do percurso dos 'leões' (2-1 em Portimão).

Leia Também: Ruben Amorim não 'imita' José Mourinho e Tottenham conquista Liga Europa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Pedro Gonçalves aponta a 'dobradinha' do Sporting: "Ainda não acabou"

Taça de Portugal

Pedro Gonçalves aponta a 'dobradinha' do Sporting: "Ainda não acabou"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

F1 introduz nova regra para o GP do Mónaco. Eis o que precisa de saber

Fórmula 1

F1 introduz nova regra para o GP do Mónaco. Eis o que precisa de saber

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas