Quiseram os 'deuses' gregos que a festa fosse adiada por mais uma semana

Confira as notas do Benfica-Sporting, na 33.ª jornada da I Liga.

Notícia

© Getty Images

Luis Júnior
11/05/2025 06:24 ‧ há 2 semanas por Luis Júnior

Desporto

Análise

O dérbi eterno entre o Benfica e o Sporting, este sábado, terminou num empate (1-1) com sabor a vitória para os leões, que estiveram perto de selar o bicampeonato no reduto do vizinho da 2.ª circular. Valeu às águias a jogada espetacular de Pavlidis, evitando (mais) uma tragédia no Estádio da Luz a envolver os rivais (FC Porto já celebrou por duas vezes naquele local).

 

Com mais de 60 mil benfiquistas nas bancadas, o leão deu um forte rugido para silenciar o recinto. Aos 4', Trincão deu resposta ao cruzamento de Gyokeres, que contou com três jogadores na sua marcação.

Na segunda parte, Pavlidis foi o nome maior da reação encarnada. O goleador-mor da equipa vestiu a pele de assistente, aos 63', para Akturkoglu. Pouco depois, aos 76', o avançado grego teve no pé direito a oportunidade de ser o herói da partida, mas o remate, com o pé direito, foi devolvido pelo poste.

Desta forma, o título nacional será decidido na 34.ª ronda. O Sporting recebe o Vitória SC, ao o que o Benfica desloca-se ao reduto do Sp. Braga. Os encarnados têm de fazer um resultado melhor do que os leões. A vitória do clube de Alvalade carimba algo que já não conquista há 70 anos, numa época marcada pela saída do técnico Amorim, pelo despedimento de João Pereira e pelas inúmeras lesões, que assolaram o plantel.

Vamos então as notas da partida

Figura

Pavlidis respondeu à altura do desafio. O avançado grego, de 26 anos, foi sempre alguém que deu esperanças aos adeptos encarnados, que, certamente, deliraram com aquilo que fez aos 63'. Beneficiou das escorregadelas fatais de Diomande e Quaresma no caminho para a área, revelando discernimento para assistir um companheiro à boca da baliza. Teve ainda uma bola no poste, que poderá ser o lance desta liga.

Surpresa

Diomande foi a peça fulcral da zona defensiva do Sporting. Muitas vezes criticado pelo temperamento excessivo, que já prejudicou a equipa, o defesa-central costa-marfinense, de 21 anos, foi sinónimo da tranquilidade no relvado do Estádio da Luz. Foi decisivo no controlo dos espaços, imponente nos duelos e com grande capacidade no jogo aéreo.

Desilusão

Muita era a expetativa na exibição de Angel Di María. O extremo argentino, de 37 anos, tido como o grande trunfo do Benfica nos jogos 'grandes' ficou muito aquém do esperado. A primeira parte foi sofrível, apesar dos seus dois remates perigosos. No entanto, o jogo pedia frescura de pernas e não foi surpresa que Bruno Lage optasse por colocar Andreas Schjelderup no seu lugar no início da segunda parte.

Os treinadores

Qualquer que fosse a estratégia montada por Bruno Lage, essa acabou por ser modificada aos quatro minutos da partida com o golo de Trincão. Em desvantagem, a equipa sentiu-se desconfortável, entregue aos lances individuais de Di María. Na segunda parte, o técnico teve coragem de substituir o campeão do Mundo e o coletivo benfiquista ganhou maior dinâmica. No assalto final da partida, apostou em dois avançados no ataque, algo que poderia ter funcionado caso a bola de Pavlidis não fosse devolvida pelo poste.

Rui Borges apresentou uma equipa com personalidade, sem receios do fantástico fervor dos adeptos benfiquistas nas bancadas. Conseguiu enervar a equipa encarnada através de uma postura adulta, baixando, muitas vezes, o ritmo do jogo. Contudo, as segundas partes continuam a revelar algo habitual neste Sporting: o bloco demasiado baixo e a incapacidade de segurar as vantagens. Ainda assim, está a 90 minutos de (mais) um título nacional.

Árbitro

João Pinheiro demonstrou o grande pecado da arbitragem portuguesa: a incapacidade de deixar o jogo fluir, ao assinalar demasiadas faltas, muitas vezes enervando os jogadores e quem assiste o jogo. Nos lances polémicos nas áreas, fica a dúvida, sendo que este seguiu as indicações do VAR.

Leia Também: Pavlidis impede a festa do Sporting frente ao Benfica e título adiado

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Adjunto de Ruben Amorim triste com desilusão europeia: "Falhámos onde..."

Liga Europa

Adjunto de Ruben Amorim triste com desilusão europeia: "Falhámos onde..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

F1 introduz nova regra para o GP do Mónaco. Eis o que precisa de saber

Fórmula 1

F1 introduz nova regra para o GP do Mónaco. Eis o que precisa de saber

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas